TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Abordagem à Cultura política

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  14.246 Palavras (57 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 57

CAPÍTULO I

Uma abordagem à cultura política.

Este é um estudo da cultura política da democracia e das estruturas e processos sociais que a sustentam. A fé do Iluminismo no inevitável triunfo da razão e da liberdade humanas foi duas vezes abalada nas últimas décadas. O desenvolvimento do fascismo e do comunismo após a Primeira Guerra Mundial levantou sérias dúvidas sobre a inevitabilidade da democracia no Ocidente; e ainda não podemos ter certeza de que os países da Europa continental descobrirão uma forma estável de processo democrático adequado às suas próprias culturas e instituições sociais; nem podemos esperar que, juntos, eles descubram uma democracia europeia.

Sem ter resolvido essas dúvidas, os eventos desde a Segunda Guerra Mundial levantaram questões sobre o futuro da democracia em escala mundial. As "explosões nacionais" na Ásia e na África e a pressão quase universal de povos previamente submetidos e isolados para admissão no mundo moderno colocam essa questão política mais especial no contexto mais amplo do caráter futuro da cultura mundial. adquiriu um novo significado na história do mundo.A tateando em direção a iluminação e controle sobre a natureza que adquiriu ímpeto três ou quatro séculos atrás no Ocidente tornou-se um processo mundial, e seu tempo mudou de séculos para décadas .

A questão central da política pública na próxima década

é o conteúdo que essa cultura emergente do mundo terá. Nós já temos uma resposta parcial a esta questão e poderíamos ter previsto isso a partir do nosso conhecimento dos processos de difusão cultural. Os bens físicos e seu modo de produção parecem apresentar as menores dificuldades de difusão. É evidente que esses aspectos da cultura ocidental estão se difundindo rapidamente, juntamente com a tecnologia da qual dependem. Como a modernização econômica e a unificação nacional exigem um grande investimento social no transporte, na comunicação e na educação, e como elas, por sua vez, exigem taxação, regulamentação e administração, o modelo de uma burocracia racional também se difunde com relativa facilidade. A ideia de uma burocracia eficiente tem muito em comum com a ideia de uma tecnologia racional. Lucian Pye refere-se à organização social moderna como sendo baseada em uma tecnologia organizacional. Tem em comum com engenharia e tecnologia uma mistura de racionalidade e autoridade. Engenharia é a aplicação da racionalidade e autoridade às coisas materiais; A organização social moderna é sua aplicação aos seres humanos e grupos sociais. Embora o mundo não-ocidental esteja longe de ter desenvolvido com sucesso uma tecnologia industrial e uma burocracia eficiente, pode haver pouca dúvida de que ele quer essas instituições e tem alguma compreensão delas.

O que é problemático sobre o conteúdo da cultura do mundo emergente é o seu caráter político. Embora o movimento em direção à tecnologia e racionalidade da organização apareça com grande uniformidade em todo o mundo, a direção da mudança política é menos clara. Mas um aspecto dessa nova cultura política mundial é perceptível: será uma cultura política de participação. Se houver uma revolução política acontecendo em todo o mundo, isso pode ser chamado de explosão de participação. Em todas as novas nações do mundo, a crença de que o homem comum é politicamente confiável - que ele deveria ser um participante envolvido no sistema político - é generalizada. Grandes grupos de pessoas que

ter sido fora da política estão exigindo a entrada no sistema político, E as elites políticas são raras que não professam compromisso com esse objetivo.

Embora esta cultura política mundial vindoura pareça ser

dominado pela explosão da participação, o modo de participação será incerto. As nações emergentes são apresentadas com dois modelos diferentes do estado participativo moderno, o democrático e o totalitário. O estado democrático oferece ao homem comum a oportunidade de participar do processo de tomada de decisões políticas como um cidadão influente; o totalitário oferece-lhe o papel de "sujeito participante". Ambos os modos apelam para as novas nações e as que vencerão - se é que algum amálgama dos dois não surge - não podem ser preditas.

Se o modelo democrático do estado participativo for desenvolver nessas novas nações, será necessário mais do que as instituições formais da democracia - o sufrágio universal, o partido político, a legislatura eletiva. Estes, de fato, também fazem parte do padrão de participação totalitária, em um sentido formal, se não funcional. Uma forma democrática de sistema político participativo requer também uma cultura política consistente com ela. Mas a transferência da cultura política dos estados democráticos ocidentais para as nações emergentes encontra sérias dificuldades. Existem duas razões principais. O primeiro deles diz respeito à natureza da própria cultura democrática. As grandes idéias da democracia - as liberdades e dignidades do indivíduo, o princípio do governo pelo consentimento dos governados - são elevadoras e inspiradoras. Eles captam a imaginação de muitos dos líderes dos novos estados e dos modernizadores. Mas os princípios de funcionamento da política democrática e sua cultura cívica - as formas pelas quais as elites políticas tomam decisões, suas normas e atitudes, bem como as normas e atitudes do cidadão comum, sua relação com o governo e seus concidadãos - são subseqüentes componentes culturais. Eles têm a propriedade mais difusa

sistemas de crença ou de códigos de relações pessoais, que os antropólogos nos dizem que se espalham com grande dificuldade, passando por mudanças substanciais no processo.

Na verdade, a ciência social ocidental apenas começou a codificar as características operacionais da própria política democrática. A doutrina e a prática de uma burocracia racional como um instrumento dos poderes políticos democráticos têm menos de um século.

Dúvidas sobre a possibilidade de uma burocracia neutra foram expressas na Inglaterra até a década de 1930, e no continente europeu essa dúvida é generalizada até hoje. A infra-estrutura complexa da política democrática - partidos políticos, grupos de interesse e os meios de comunicação - e a compreensão de seu funcionamento interno, normas operacionais e pré-condições sócio-psicológicas só agora estão sendo realizadas no Ocidente. Assim, a imagem da política democrática que é transmitida às elites das novas nações é obscura e incompleta e enfatiza fortemente a ideologia e as normas legais. O que se deve aprender sobre a democracia é uma questão de atitude e sentimento, e isso é mais difícil de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99 Kb)   pdf (283.4 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com