TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Verdade Inconveniente

Por:   •  25/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

UMA VERDADE INCONVENIENTE

O filme “Uma Verdade Inconveniente’’ se refere à visão da condição do planeta Terra em atual momento, onde o autor ambientalista Al Gore explica como está a real situação do planeta. Relata sobre tudo que devemos saber sobre o aquecimento global, as mudanças climáticase suas consequências de uma forma realista onde é elaborado a partir das palestras que foram realizadas ao redor do mundo pelo autor

Al Gore argumenta que a temperatura da Terra está aumentando cada vez mais onde o principal fator desse crescimento de aquecimento global é o homem decorrentes de suas ações. O aquecimento global é causado pelo efeito estufa que como consequência do excesso da concentração de gases na atmosfera, é chamado de gases de efeito estufa, como por exemplo: dióxido de carbono; metano; e óxido nitroso.

O Homem contribui para o aquecimento global realizando a queima de combustíveis fósseis e desmatamento provocando ondas intensas de calor, tempestades, secas, extinção de espécies, entre outros.

As principais atribuições para acontecer o aquecimento global estão relacionadas a diversas atividades humanas, as quais são:

  1. Queima de gases de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural)
  2. Desmatamento de florestas
  3. Poluições (solo, água e ar)
  4. Ações humanas (veículos e indústrias)
  5. Agricultura
  6. Entre outros.

Todos esses fatores contribuem para o aumento do buraco da camada de ozônio, essa camada é pode ser dita como escudo protetor, pois ela absorve a radiação ultravioleta de alta freqüência emitida através do sol, ou seja, ela impede que os raios ultravioletas atinjam a superfície terrestre. Com o aumento do buraco na camada de ozônio o planeta Terra fica desprotegido, pois a camada de ozônio não consegue impedir que os raios atinjam a Terra, assim todo o planeta fica em risco, como por exemplo, os raios ultravioletas causarão danos à sociedade através de doenças, mudanças de temperaturas, entre outros.

O crescimento populacional contribui para as mudanças climáticas dessa forma a demanda de alimentos, água, recurso natural aumenta cada vez mais, podendo provocar a escassez dos recursos, pois a população consome todo o dia sem a preocupação de preservar. O planeta Terra possui vários recursos naturais onde o ser humano utiliza para suprir sua necessidade, porém o mau uso desse recurso afeta o ecossistema ocasionando o aquecimento global.

A fundamentação do filme é impressionar e causar espanto para o público alvo em relação ao aquecimento global. O autor Al Gore sensibiliza o público para a questão ambiental, para melhor conscientização do mundo ele passou a realizar em todo o mundo onde o principal foco é a mudança climática em todo o planeta, as quais são:

  1. Tempestades
  2. Furacões
  3. Terremotos
  4. Inundações
  5. Secas
  6. Derretimento da geleira do Ártico
  7. Entre outros enfatizando a crise global

Al Gore relata as questões ambientais referente à produção de combustíveis fósseis, desaparecimento de geleiras e as mudanças climáticas vistas através de catástrofes. Os cientistas realizaram a medição do dióxido de carbono na atmosfera onde observaram que com o passar do tempo aumenta casa vez mais. Assim provaram que as emissões de gases presentes na atmosfera são causadas por toda a população terrestre, ressaltando que quando aumenta população mais são emitidas as emissões de gases com o passar do tempo na atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com