TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade, Pesquisa e Extensão

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Tópico de Estudo 1: Universidade, Pesquisa e Extensão

Atividade/Exposição

  1. Analisando a história da universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu.

- O processo de transformação do ensino superior para a condição de Universidade iniciou-se após 1930 na Era Vargas, a partir do agrupamento de três ou mais faculdades.        

   Pode-se relacionar o início de tal processo com a Proclamação da república em 1889, pois foi quando as discussões sobre a Educação, especificamente sobre as Universidades, surgiram com mais força, e em decorrência da industrialização e urbanização, ocorre pela primeira vez no Brasil uma ação planejada, visando a organização nacional da educação.

  1. Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?

Uma Universidade precisa ser reconhecida como um espaço de ensino, pesquisa e de extensão. Ensino, por meio do contato sistemático com a cultura universal.

É necessário ampliar e diversificar os conhecimentos adquiridos, por meio da pesquisa, que produz novos saberes, vinculado ao ensino (e a aprendizagem) como atividade essencial para a formação acadêmica.

 O mesmo vale para a extensão ou prestação de serviços à comunidade, uma forma de garantir responsabilidade social à universidade e estimulá-la a aproximar-se dos diferentes saberes, promover iniciativas comunitárias sustentáveis, reconhecer a diversidade cultural e aperfeiçoar o exercício das potencialidades humanas.

O conhecimento é de fundamental importância para a evolução humana, adquirir o conhecimento teórico, prático e ter consciência da responsabilidade social imprescindível de um cidadão, de um profissional, é uma das maiores aquisições de um universitário.

  1. Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no   Brasil.

     A IES neohumboldtianas são voltadas à formação de profissionais pesquisadores, nas quais predominam critérios e indicadores como existência de produção científica, com programas de pós-graduação stricto sensu consolidados, docentes em regime de tempo integral e qualificados para a produção científica, estrutura acadêmica integrada em torno de projetos, entre outros.  

     Já a IES neonapoleônicas são destinadas à formação técnico-profissional dos estudantes nas quais predominam critérios como a não exigência de pesquisa e extensão, corpo docente majoritariamente sem qualificação para a produção de conhecimento, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, alocados em unidades isoladas, entre outros.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com