TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertações: Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

"Um dia, na turma em que ensino ética comercial, uma jovem levantou a questão sobre propriedade particular. Havia pouco deixara o emprego e copiara o cadastro de clientes da empresa, com a intenção de utilizá-lo no próprio negócio. Fizera algo errado?

A discussão que se seguiu, concentrou-se em saber se a jovem tinha ou não a intenção de competir com o antigo empregador. Uma vez que não tinha, poucos se opuseram à sua conduta. Como disse um fã de basquete: "Se não machucou, não houve falta."

Nem todos estavam convencidos, porém. Alguns insistiam que os dados dos clientes era propriedade particular da empresa, aos quais a colega não tinha direito.

Por que você não pediu primeiro? quis saber alguém.

A aluna sorriu antes de responder, encabulada:

Certamente teriam negado.

Em outras palavras, ela não tinha desculpa para não Ter pedido permissão.

Para aqueles cuja honra não vale mais do que o preço de algumas "pequenas coisas", o custo pode ser, algum dia, o casamento, uma amizade, ou a carreira. Como Benjamin Franklin certa vez advertiu: "Uma pequena negligência pode se transformar em um grande erro."

( 1997, 1998, VINCENT BARRY.)

O código de ética é a maneira democrática de orientar o profissional no exercício da sua profissão, esclarecendo a ele os seus deveres e também os seus direitos dentro da sua atuação profissional.

Tais orientações, são previamente estudadas e relacionadas com o conceito moral, certamente após uma análise crítica e adaptada, em relação à realidade do cotidiano do profissional.

As páginas que seguem, tratarão um pouco sobre os direitos e deveres do assistente social, bem como um esclarecimento do Código de Ética do Serviço Social, reformulado em 1993, ética profissional e princípios fundamentais.

Serviço Social, Ética e Princípios Fundamentais.

O que é ética?

Pode-se conceituar ética como sendo o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.

A ética propõe-se a desvendar não aquilo que o homem de fato é, mas aquilo que ele deve fazer em sua vida, criando necessidades e capacidades antes inexistentes.

A ética não cria a moral, visto que a moral é um conjunto de princípios, valores e normas de comportamento. A ética procura determinar a essência da moral, sua origem, as condições subjetivas e objetivas, entre outros. Conclui-se então, que a ética não é moral, por não poder ser resumida a um conjunto de normas e prescrições.

Comportamento ético no mundo globalizado

Com a globalização, a responsabilidade ética está, cada vez mais, sendo discutida pela sociedade. Vivemos num mundo de muitas diversidades, principalmente desigualdades e exclusões sociais, econômicas e culturais, criando uma a indignação do homem, pois o "capitalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com