TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL

Projeto de pesquisa: ÉTICA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A ética é a verdade e a essência da consciência humana, ninguém pode ser indiferente, pois a omissão da consciência é tão dolorosa que o homem, quando não consegue seguir seus ditames, inventa simulacros de éticas e de verdades. Cria caricaturas da ética, sacrificando a verdade por meios de retóricas e ideológicas tendo em vista que a palavra ética vem do Grego ethike, de ethikos (que diz respeito a costumes), que filosoficamente reflete sobre os valores impregnados na sociedade moderna e na moralidade da sociedade, no filme amor sem escala, apresenta um homem que ganha à vida viajando, com um proposito se juntar milhas e executando as tarefas lhe impostas que gira nos atos de realizar demissão de funcionários, em situações que os chefes são covardes demais para fazer isso sozinho, acima de tudo e homem ético, não humilhava ou maltratava o funcionário demitido, sabe ouvi-los e ao mesmo tempo orienta-los, diante de uma situação crucial vivida temporariamente, assim se mostrando ser gente, e ao mesmo tempo um cavalheiro, e em alguns momentos ate se sensibilizando diante dos fatos ocorridos, administrando assim, a situação seja na vida profissional ou pessoal, mas com os seus propósitospessoais a frente, ao receber a ordem de colocar o novo projeto em execução bate de frente com seus superiores, tentando de todas as formasmostrarem as falhas, argumentando que o projeto não iria da certo e que sua colega não estava preparada, porem recebeu ordens enfáticas para prosseguir, e prosseguiua primeira funcionária a receber a noticia de demissão via internet, cometerá o suicídio fazendo assim que a organização repensasse na situação e voltasseatrás nesta decisão, mas Rayan e Natalie foram omissos ao omitir em seu relatório que ela comentara que cometeria o suicídio se fosse demitida.

As administrações públicas transformaram-se nas últimas décadas em gigantescas máquinas complexas, intervindo em todo o quotidiano dos cidadãos e das empresas. Esta presença do aparelho administrativo tem motivado o interesse de estudiosos e investigadores de administração pública, com vista a um adequado acolhimento e atendimento, informações claras e completas, rapidez de soluções – de apoio e não travão a iniciativas – respeito pelos dinheiros do contribuinte, transparência de processos. (Quadros, 2008) As organizações internacionais e os estados convergem no sentido da promoção de comportamentos corretos por parte não só dos agentes do serviço público, mas também dos agentes políticos. Nestes, destaca-se a importância do sentido da responsabilidade. É uma das qualidades mais significativas de um político, faz parte da ética política e deviam ser manifestas na sua ação e nas respetivas demonstrações comportamentais. Muito dificilmente a administração e o cidadão comum terão um comportamento ético e responsável num ambiente de desresponsabilização política.

Fatores culturais, políticos, jurídicos, judiciais, administrativos concorrem no apoio a estes comportamentos. São estes aspectos da gestão da administração pública relacionados com a conduta individual e coletiva dos agentes públicos que abordaremos neste trabalho.

ÉTICA PROFISSIONAL

Para CHIAVENATO (1994), em uma definição pratica em seu livro “Administração novos tempos de 1994” defineética como: “ética é o código moral de uma pessoa ou organização que estabelece os padrões de conduta, considerados corretos ou adequados pela sociedade”.

Rayan percebeu o potencial de Natalie e a indicou a um emprego em outra organização, que desenvolve o mesmo tipo de trabalho da organização que representa isto ocorreu após Natalie pedir demissão do emprego em que trabalhava, detalhe ela pediu demissão nos mesmos moldes que queria implantar na organização em que Rayantrabalhar e duramente a criticou, “através de torpedo”.

Ryan também oferece palestras motivacionais, usando a analogia “O que está em sua mochila?” Exalta uma vida livre de relacionamentos com pessoas e coisas. Ele aprecia o conforto do anonimato durante suas viagens constante do qual aparece natural e direito. Há um forte sentido de humor, bem como a profundidade emocional, mas o âmbito do filme, por vezes, limita estes sentimentos.

RELATÓRIO FINAL

A Palavra ética vem do Grego ethike, de ethikos (que diz respeito a costumes), que filosoficamente reflete sobre os valores impregnados na sociedade moderna e na moralidade da sociedade, porém os primeiros pensadores gregos não estabeleceram regras de condutas das relações humanos e culturais de cada povo (estado ou pais), no qual existe uma diferença entre ética e moral, pois a ética esta mais preocupada em detectar os princípios de uma vida, conforme a sabedoria filosófica de desejar justiça e harmonia e os meios para alcança-los de forma honesta, já a moral esta mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições distintas a assegurar uma vida em comum e harmoniosa (JAPIASSU: MARCONDES, 1996).

Seguindo neste contexto, a ética profissional não fica longe das fugas tradicionais, ao relacionarmos a convivência diária com colegas do mesmo patamar e funções igualmente desenvolvidas, ela vai além disto tudo, se reverencia nas capacidades individuais de cada individuo da organização, pois os conceitos culturais, determina, como colaborador deve agir e em caso de duvidas, e também orientado ao procedimento padrão.

De uma forma mais clara a ética e definida com a explicação teórica do fundamento do agir humano na busca da realização individual, não deixando o exercício da administração bem como os conceitos básicos da ética de lado, tendo assim o compromisso individual e profissional com o cliente, empregador e respectivamente com a sociedade, respeitando assim os princípios éticos do empregador ou organização do qual se trabalha.

Para CHIAVENATO (1994), em uma definição pratica em seu livro “Administração novos tempos de 1994” defineética como: “ética é o código moral de uma pessoa ou organização que estabelece os padrões de conduta, considerados corretos ou adequados pela sociedade”.

Já para seguir a sugestão de MOLLER, Claus (1977), através do Trabalho de Monica Nascimento tem como definição: “Seja ético, mantenha sua integridade,sua qualidade pessoalesta ligada a sua ética, ao seu senso moral ou a sua maneira pela qual você trata ou as outras pessoas”.

O que fazer diante disto?

Cumprir as promessas, falar com as pessoas e não delas, não espalhar boatos, nem participe de intrigas, não faça observações depreciativas a respeito de pessoas ausentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com