TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE (ZYGMUNT BAUMAN)

Por:   •  29/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ


Pamela de Oliveira 721183
Nayara Ivy 719141
Beatriz Staniscia Zaparolli 719149

DISSERTAÇÃO BASEADA NO LIVRO

“SOBRE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE (ZYGMUNT BAUMAN)”.

Santo André

2014

DISSERTAÇÃO BASEADA NO LIVRO “SOBRE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE (ZYGMUNT BAUMAN)”.

A vida liquida é a civilização da compulsão, onde a globalização torna-se parte e comanda a economia, e vivemos em um mundo em que a sociedade vive em nome do consumismo.

Na sociedade onde vivemos, se as pessoas não estão atualizadas, elas não estarão globalizadas e acaba sendo eliminadas, e uma das principais exclusões desta convivência é a população de baixa renda.

A dominância do mundo liquida está ameaçando os cidadãos, a sociedade é uma ameaçada, e esta vivenciando um progresso supérfluo, onde as pessoas gastam sem ter mais verbas e acabam resultando na submissão do crédito, ‘’aproveite agora e pague depois’’ pág. 41. Sustentando e motivando técnicas de marketing.

Nesta comparação do consumismo, uns dos afetados são os jovens. Segundo Ricardo Mazzeo, alegando que perderam até mesmo o respeito pelos adultos e o próprio princípio. Uns dos exemplos são os jovens, eles são ofendidos pelo consumo. A juventude esta sendo usada como um ‘’novo mercado’’ para serem conhecidos usando os meios de comunicação, as redes sociais. As empresas tendem a fazer desta forma para ‘’persuadir’’ os jovens a se aprofundarem no consumo, e facilitando a compra.

Os jovens hoje em dia não pensam em progredir na vida, só querem saber de usufruir de roupas, tênis, todos de marca, peças valiosas, muitas vezes passam o dia na internet, e ainda tendo tudo em mãos. A sala de aula torna-se um lugar onde eles podem reclamar e disputar sobre o que seria uma vida boa e consumo equilibrado, tendo a ideia de que quanto mais, melhor. Isso só nos mostra que não temos as coisas por necessidade, e sim para sentir o prazer de ter em mãos aquilo que queremos, só para demonstrar o que temos para a sociedade.

Para Miguel De Cervantes Saavedra a diversidade social tem uma especifica separação, ‘’os que têm e os que não têm’’. Esta divisão mostra que a insuficiência de bens materiais leva a violência, que por não tê-los, leva-os ao desapontamento, a raiva. Uma explicação sobre essa violência é quando atacam as lojas colocando fogo e destruindo tudo que veem pela frente, são procedimentos que levam a satisfazer-se ao desejo dos que podem portar.

Testemunhamos um dos fatos que mostra que somos consumidores acima de tudo. Mostra o descaso de 11 de Setembro de 2011, onde George W. Bush convoca os americanos a superar os traumas e reformar a normalidade e ‘’voltem às compras’’. Mostrando que para nos dispensarmos dos problemas e para distração de problemas, a solução reside nas lojas.

O prazer de consumir mostra que o prazer está no consumo ‘’nas lojas’’, significa que o consumo completa por inteiro as pessoas. A plenitude do prazer de consumir significa a plenitude da vida. Compro, logo existo. Comprar ou não comprar, eis a questão. Pág.83.

Para os consumidores excluídos, não comprar, significa um sentimento de incapaz, uma vida sem realizações, de não servir para nada. Mostrando a falta da dignidade humana, sem merecer o respeito das pessoas que estão ao lado.

Quando esses jovens são pressionados a explicarem o porquê de tanta raiva, o fato é que, quando destruíam as lojas, não estavam tentando ‘’mudar a sociedade’’. Na verdade estavam tentando se integrar ao consumismo, se envolver igual à classe alta, ser igual a eles, na qual já estavam excluídos. Isso se da por através da frustração acumulada, que não se pode explicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com