TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Graduação em Comunicação Social

Por:   •  14/3/2019  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Graduação em Comunicação Social – Audiovisual/1º Período

Disciplina: Rádio I    Professor (a): Rafael Leite

Aluno (a): Lígia Eduarda Gomes Moreira    Matrícula: 20180101320

Resumo do capítulo “A entrevista

FERRARETO, Luiz. Rádio: Teoria e prática, São Paulo, Summus editorial, 2014.

Introdução

A entrevista no radiojornalismo consiste na interação entre o apresentador ou jornalista com um ou mais entrevistados, os quais atuam como uma fonte de informação, sob os direcionamentos dados.

As primeiras entrevistas aconteceram nos Estados Unidos em 1920. Na área jornalística essa é principal forma de se obter informações sobre as pautas a serem realizadas. O repórter/jornalista comanda a entrevista direcionando o conteúdo com finalidade de fornecer esclarecimentos, opiniões, indicação de serviços e ou expressão de sentimentos, sendo o entrevistado responsável pela verificação de fatos e afirmação do assunto em debate, oferecendo diferentes pontos de vista e informando sob o objeto questão a ser noticiado.

Para isso é necessário que o jornalista assuma uma posição o mais imparcial possível, de maneira que seus posicionamentos profissionais, culturais, políticos e pessoais não interfira na obtenção de informações por parte do entrevistado respeitando a sua visão a respeito do tema abordado.

Tipos de entrevista

Segundo Fraser Bond é possível identificar cinco tipos de modos de se entrevistar. A entrevista noticiosa: descreve os fatos com objetivo de narrar o acontecido. Entrevista de opinião: relata um ponto de vista, sendo a fonte uma forma de dar credibilidade. Entrevista de personalidade: enfoca na opinião pessoal do entrevistado de maneira que suas características construídas ao longo da vida adquirem principal alvo de relevância. Entrevista de grupo ou enquete: consulta um grupo de pessoas, cujas apresentam uma ideia sobre determinado assunto, como uma espécie de avaliação qualitativa sem possuir um caráter científico. Por fim, a entrevista coletiva: se faz com o contato de diversos jornalistas, apresentadores e repórteres que marcam um momento antecipadamente com pessoas de importância sobre um assunto em destaque. Muitas vezes as coletivas são transmitidas ao vivo.

A entrevista se constrói também com a participação do público que é representada por quem faz a mediação da entrevista. Funciona como uma investigação, um tipo de conversa estruturada, extraindo do entrevistado a informação que interessa ao ouvinte. É importante avaliar a abrangência da informação acessada através da entrevista. O planejamento da pauta é essencial para obter o viés esperado.

O clima que se constrói na entrevista é essencial para que haja um bom relacionamento entre ambas as partes, colocando sempre o entrevistado em primeiro plano, criando um dinamismo nos intervalos de fala. Com uma linguagem direta, adaptando para as diferentes situações em que se está inserido. Evita-se também perguntas com respostas de sim ou não, procurando não discordar do entrevistado e retirar respostas mais completas deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com