TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição do Estado Racional

Por:   •  22/11/2020  •  Abstract  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 12

A constituição do Estado racional e centralizado moderno foi um tema de suma importância para Weber enquanto princípio fundamental de organização da vida social. Diante dessa introdução, escolha qual das alternativas abaixo está em acordo com seu pensamento.


Escolha uma opção:

[pic 1]a. A denominação é entendida por Weber como o fundamento de exercício do poder para que se possa ter à direção política de um Estado moderno. Pois, somente pela dominação que não se faz necessariamente pelo uso da força física, mas pela sua possibilidade e que o conjunto da sociedade aceita aquilo que é determinado “de cima” obedecendo e legitimando sua conduta.

[pic 2]b. A existência de um cabedal de leis racionais e uma estrutura burocrática são suficientes para a constituição de um Estado nacional moderno de bases capitalistas. 

[pic 3]c. A existência de uma burocracia racional-legal torna obsoleta a constituição de forças militares com fins de manutenção da ordem.

[pic 4]d. Na visão de Weber a direção econômica e a preponderância econômica de certo grupos ou classes sociais sempre coincidem.

[pic 5]e. Para Weber a direção política e a preponderância econômica de certo grupos ou classes sociais sempre coincidem.

Feedback

A resposta correta é: A denominação é entendida por Weber como o fundamento de exercício do poder para que se possa ter à direção política de um Estado moderno. Pois, somente pela dominação que não se faz necessariamente pelo uso da força física, mas pela sua possibilidade e que o conjunto da sociedade aceita aquilo que é determinado “de cima” obedecendo e legitimando sua conduta..

Questão 2

Correto

Atingiu 0,6 de 0,6

[pic 6]Marcar questão

Texto da questão

Norberto Bobbio, na obra “A Teoria das Formas de Governo”, destaca que Maquiavel definiu as formas de governo em duas, a saber:


Escolha uma opção:

[pic 7]a. tirania e oligarquia.

[pic 8]b. repúblicas e principados. 

[pic 9]c. oligarquia e democracia.

[pic 10]d. república e democracia.

[pic 11]e. tirania e democracia.

Feedback

A resposta correta é: repúblicas e principados..

Questão 3

Incorreto

Atingiu 0,0 de 0,6

[pic 12]Marcar questão

Texto da questão

Em relação ao referencial teórico exposto por Paul Singer, selecione uma das opções abaixo acerca das novas perspectivas de análise da questão do desemprego e da exclusão social.


Escolha uma opção:

[pic 13]a. Na visão individualista sobre o fomento à criação de empregos, há uma recusa ao desmantelamento das instituições de bem-estar social e a desregulamentação do mercado de trabalho. 

[pic 14]b. Paul Singer acaba tendo uma visão otimista sobre a relação entre o trabalho e a exclusão social.

[pic 15]c. Paul Singer acaba tendo uma visão pessimista sobre a relação entre o trabalho e a exclusão social, afirmando que a solidariedade fomentada na economia serve apenas para fortalecer os vínculos entre as grandes empresas.

[pic 16]d. Na visão estruturalista, os empregos somente serão ampliados quando os governos implementarem um programa de meritocracia, ou seja, serão recompensados aqueles que estiverem se esforçando individualmente.

[pic 17]e. Singer afirma que a solução usualmente aventada para acabar ou minimizar o problema do desemprego calcada em uma perspectiva capitalista, não é única obrigatória, pois existem formas não-capitalistas de empregos, como a economia solidária e a criação de um novo setor econômico protegido mercadologicamente.

Feedback

A resposta correta é: Singer afirma que a solução usualmente aventada para acabar ou minimizar o problema do desemprego calcada em uma perspectiva capitalista, não é única obrigatória, pois existem formas não-capitalistas de empregos, como a economia solidária e a criação de um novo setor econômico protegido mercadologicamente..

Questão 4

Correto

Atingiu 0,6 de 0,6

[pic 18]Marcar questão

Texto da questão

“Com efeito, onde impera a soberania popular, os governantes são escolhidos pelo povo para exercerem as atividades públicas na condição de mandatários ou representantes dos cidadãos, de forma legítima, ou seja, com base no sufrágio universal, igual, direto e secreto.”

(NETO, Manoel Carlos de Almeida. Direito Eleitoral Regulador. São Paulo. RT, 2014, p. 22)

Essa forma de operacionalizar a soberania popular é chamada de:


Escolha uma opção:

[pic 19]a. Democracia deliberativa.

[pic 20]b. Democracia consultiva.

[pic 21]c. Democracia representativa. 

[pic 22]d. Democracia participativa.

[pic 23]e. Democracia agressiva.

Feedback

A resposta correta é: Democracia representativa..

Questão 5

Correto

Atingiu 0,6 de 0,6

[pic 24]Marcar questão

Texto da questão

Apesar da existências na linha da socialdemocracia antes da Segunda Guerra mundial, foi apenas a partir de seu desfecho que ganhou robustez. Selecione qual das alternativas abaixo está correta em se tratando dessa configuração de Estado.


Escolha uma opção:

[pic 25]a. O Estado de Bem-estar Social ou Welfare State foi uma idealização que não correspondia as mudanças e disputas apresentadas na concretude da história.

[pic 26]b. A principal proposta da socialdemocracia era tentar corrigir os problemas econômicos e sociais inegavelmente pertencentes ao desenvolvimento do capitalismo. Para tanto tentou-se controlar os excessos do liberalismo econômico priorizando agências estatais e subsídios às empresas privadas. Mas fundamentalmente deixou-se a cargo do Estado a execução de direitos sociais. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (203.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com