TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crítica Antropologia

Por:   •  28/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

 

 

4. Faça uma crítica ao filme O voo da beleza, de Alexandre Vale. Use a discussão do texto para sofisticar sua crítica. Mas não esqueçam: o/a leitor/a precisa ser informado/a sobre o texto, o contexto de escrita etc. Tamanho do texto [crítica ao filme]: Mínimo 1.500 e máximo 3.000 caracteres com espaço

O documentário etnográfico, O Voo da Beleza, de Alexandre Vale exerce um papel marcante ao retratar a vida de travestis e transexuais brasileiras na Europa, em especial na França, isto porque além de exprimir e documentar as dificuldades de gênero enfrentadas por estas mulheres, o filme também aborda as provações sociais, territoriais e existenciais, que as conduziram a buscar um exílio fora do Brasil. 

Ademais, o filme possui grandes e pontuáveis aspectos, entre os quais, pode-se citar a escolha do diretor por construir toda a narrativa através de relatos e das histórias inclementes que este grupo de mulheres sofreram, como também uma "naturalização" presente na forma em que elas relatam suas vivências - como foram expulsas de casa, com qual idade começaram a se prostituir, como que foram proibidas de frequentar certos lugares - o que só demonstra uma certa habitualidade de viverem essas categorias de episódios. Segundo Vale (2007, pg. 59) “Para travestis e transgêneros, a violência tornou-se um item obrigatório em seu cotidiano, criando em seus algozes a convicção de que a injúria, a chacota, o desdém, a brutalidade e o crime são inevitáveis." Esse trecho expõe a contradição do que nós brasileiros nos convencemos e perpetuamos a falácia de que somos amáveis e acolhedores, esse mito apenas camufla em nosso subconsciente, em nossos preconceitos, reforçando apenas um estereótipo nacional.

 

A migração para outro país é um recurso de fuga em busca para a liberdade de ser quem é, porém, durante o filme é relatado em algumas situações que elas já presenciaram ou passaram, nas quais é possível entender que mesmo lá, sendo mais respeitadas, elas também estão sujeitas a vulnerabilidades, como serem submetidas a mafiosas, ao tráfico para poderem se sustentar, agressões físicas e psicológicas por clientes. 

 

Outro grande ponto abordado é sobre a forma com que a prostituição as auxiliaram a obter recursos para o processo de feminilização. Uma vez que se entende que a injúria às travestis se dá, na maioria das vezes, pela questão física, pode-se dizer que a busca por processos de feminilização consegue ser entendida como um método amenizador de discriminação e de fazê-las entendidas como “mulheres" na sociedade. De certa modo, se parecer mais feminina ou não, cabe às pessoas trans decidirem, no entanto, em nossa sociedade, se alguém se desviar das regras sociais impostas como a da heteronormatividade compulsória, este é julgado como um outsider, algo fora da normalidade e da “naturalidade”. 

Assim, o filme e texto de Alexandre Vale possuem carga revolucionária ao elucidar uma narrativa como esta, pouco conhecida, mas que demanda bastante atenção. Este tipo de abordagem alerta sobre grandes problemas sociais e existenciais, que muitas mulheres como as do grupo do Voo da Beleza vivem e sofrem, além de auxiliar na desconstrução de ideias do senso comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (214.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com