TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desumanização Através da Tecnologia

Por:   •  3/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

A desumanização através da tecnologia:

Com base no mundo moderno, essa pesquisa tem como objetivo analisar a relação da tecnologia na vida de jovens e se a tecnologia acaba aproximando quem está longe e afastando quem está perto. A proposta pensada e observada pela dupla tem como um ponto de ignição o fato de que atualmente a tecnologia, juntamente com as redes sociais, tem sido presente cada dia mais na vida da sociedade. Um dos pontos chaves é observar até onde tal pessoa convive com quem está próximo e comparar se convive com tanta intensidade como nas redes sociais ou aplicativos de comunicação.

Os indivíduos observados têm uma faixa etária de 18 (dezoito) a 22 (vinte e dois) anos de idade, estão presentes em meios acadêmicos de formação superior.

Através de conversas pessoais e observações do meio virtual individual, durante os diálogos com os indivíduos foram inseridas de forma não intrusiva perguntas a respeito da problematização, as perguntas são:

1. Mora com algum responsável legal?

2. Quanto tempo em média passa no celular?

3. Passa mais tempo dialogando com pessoas ao seu redor ou com as que estão em outros lugares?

4. Tem contato com as pessoas que participam diretamente do seu dia-a-dia?

Para que essas perguntas sejam bem avaliadas de acordo com o tema, observamos o cotidiano do individuo e como tal pessoal se comporta quando está em grupo, sendo assim vendo se é mais ativa ou se é mais introvertida ficando perto das redes sociais.

De acordo com a primeira pergunta a grande parte dos indivíduos ainda moram com os responsáveis legais, sendo assim mostrando que ainda são dependentes diretos por não possuírem uma renda própria. A segunda pergunta tem ligação direta com o tema proposto, já que o tempo de uso do celular é diretamente conectado com tempo que cada individuo gasta se aproximando com quem está longe, e como resultado pegamos todas respostas e tiramos uma média que equivale a 5,5 ( cinco horas e 30 minutos) a 6 (seis) horas diárias. Quando chegou na terceira pergunta observamos que as pessoas pensavam muito antes de responder, pelo fato de ser difícil a diferenciação de tempo gasto nas redes socias e em conversas realizadas pessoalmente, por acontecerem majoritariamente ao mesmo tempo, como resultado obtido tivemos uma margem que 60% se concentravam mais nas conversas pessoais. E na ultima pergunta 80% dos entrevistados disseram que possuem contato direto com pessoas que participam diretamente do seu dia-a-dia.

Analisando as nossas pesquisas e relacionando com o que foi passado em sala de aula, percebemos que esses jovens se enquadram em uma cultura popular, onde a mesma possui como principal característica ser espontânea e resultado de um trabalho coletivo, que comparando com os as nossos resultados vimos que grande parte dessas pessoas ainda mesmo negando (durante o diálogo vários entrevistados eram inseparáveis do celular), mas através da observação é aparentemente que que estão ligados muito mais ao mundo virtual do que ao mundo real.

Essa troca de dialogo entre dois mundos diferentes faz com que a bagagem cultural de uma certa região seja conhecida por outros indivíduos, já que estão geograficamente distantes, fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com