TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Germinal

Por:   •  15/5/2016  •  Resenha  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

O filme Germinal especifica claramente o andamento de produção do trabalho no padrão capitalista, exibindo de uma bem clara a contraditória relação entre as carências humanas e as matérias. O filme se sucede na França do século XIX e transmite exatamente aquela fase histórica e seu cenário social, econômico, político e cultural. Subestimados, desfalcados, fatigados, trabalhando em situações inadequadas, insalubres, predisposto a acidentes que podem levar a morte ou decepar-lhes algum membro, como é mostrado no filme. Colocados na escuridão das minas, imundo, realizando jornadas extremas, salários baixíssimos e vivenciado a toda sua família se endereçando para o mesmo destino, somente resta senão a luta contra essa condição.

A história gira em torna da família do personagem Toussaint, que se encontrava nas condições citadas anteriormente. Todos os membros da família trabalhavam, desde crianças até o mais idoso, porque precisavam dos salários para assim juntos conseguir o sustento de todos, sendo assim, quando acontecia de uma morte substituíam drasticamente o membro perdido, pois mesmo sendo uma só renda, refletia-se no mantimento de todos os outros.

A região possuía varias minas, as quais não se identificavam os seus proprietários, os mesmos não estavam interessados com o que ocorriam aos operários, e sim com a economia, com a política afetando seus lucros, e com os aparecimentos de greves. A mina demonstrava ser bem funda, os carros dela desciam com vários operários, as condições de trabalho eram de engulhar o estomago, vivem em condição de exploração, as mulheres ficam sem meios de alimentar suas crianças, e se endividavam com um comerciante inescrupuloso e espertalhão, este nem sempre estava propenso a permitir prazo, devido as frequentes dividas, mas costumava aceitar favores sexuais em troca de comida, as mães desesperadas acabavam aceitando e cedendo suas filhas ou elas próprias.

Na trajetória do filme, Toussaint foi multado por não ter escorado um possível desabamento, mesmo não tendo sido proporcionado a eles condições para um trabalho bem feito. Além de terem sido multados, os salários haviam sido diminuídos devido a suspensão dos pedidos de ferro e foi repassado cruelmente aos trabalhadores. Toussaint foi incentivado pela chegada de um novo operário, que já possuía experiência em termos de formação e excitação de movimentos. O primeiro passo da dupla foi criar condições de subsistência para os trabalhadores, tendo-se em vista que uma greve poderia se prolongar por um longo tempo, por isso, criaram um caixa de resistência, com a qual todos os operários contribuíram, e incentivados a iniciar a greve. Eles tentaram negociar as suas reivindicações com diretor geral, não coseguindo sucesso, pois este apresentava varias desculpas para justificar a permanência da atividade das minas, colocando as companhias como se estivessem na mesma situação de precariedade dos seus trabalhadores, a partir da exposição das situações das minas, desejando que eles culpassem os fatos e o ambiente econômico pelas suas condições. Pode-se analisar o contraste de situações, entre patrões e empregados, a partir de um jantar de noivado que acontece no decorrer do filme na família de um dos donos, comida farta, alegria e tranquilidade, observa-se também que o noivado é quase como uma negociação, pois é apoiado no interesse de união

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com