TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Comunicação em Projetos

Por:   •  23/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

Décio Leandro Jangrossi

Gestão da Comunicação em Projetos

Resolução do Caso_N1

Analisando o caso da Empresa GAMA S.A., verifica-se que as falhas apresentadas no projeto, consistem nas medidas de comunicação adotadas, tais como: a comunicação entre a empresa Gama S.A. e as empresas terceirizadas aconteceriam somente conforme necessidades, a comunicação entre os líderes do projeto ocorreria apenas a cada 45 dias, acesso limitado dos clientes as informações com emissão de parecer a cada fase final de ciclo de vida do projeto, as informações não seriam centralizadas e todos os membros teriam acesso e influência sobre elas, o plano de comunicação para maior agilidade não se limitaria a uma estrutura específica, o GP (Gerente de Projeto) só revisaria os materiais quando exigido pelo Comitê, vale apontar que os itens citados não condizem com um bom plano de comunicação.

O plano de comunicação em projetos tem como função identificar as necessidades comunicativas dos interessados, e definir a maneira mais apropriada para que a sua distribuição ocorra. Essas ações precisam ser documentadas e trabalhadas de modo assertivo com os colaboradores. Quando a comunicação é feita da forma adequada, a informação certa chega ao profissional certo. Com isso, é possível diminuir os equívocos, ou seja, as falhas na transmissão das mensagens, reduzindo também os erros na realização do projeto, elevando a produtividade em cada tarefa.

Para tanto, deve-se determinar quem troca informações com quem, para impedir que ocorram transmissões desnecessárias e desacertadas, em seguida, o GP deve escolher o método de comunicação mais apropriado para cada situação, tais como: métodos presenciais (conferências, reuniões, aulas e palestras); métodos de distribuição eletrônica (aplicativos de mensagens, e-mail, videoconferência ou voz sobre IP); métodos de armazenamento e compartilhamento de informações (arquivos manuais, banco de dados, intranets corporativas, documentos impressos e softwares específicos para gerenciar projeto).

A etapa final consiste na avaliação dos resultados, para averiguar se, de fato, as metas definidas foram cumpridas. Essa análise também é utilizada para identificar como os envolvidos reagiram ao processo. Caso os resultados não tenham sido satisfatórios, determina-se as alterações de percurso necessárias.

Tão importante quanto o plano é o entendimento e compreensão de suas etapas, e de como devem ser seguidas. Conclui-se que um plano de comunicação é indispensável para qualquer empresa, pois é determinante no desempenho e sucesso do negócio.

Referências Bibliográficas:

ACADEMIA PEARSON. Criatividade e inovação. São Paulo: Pearson, 2011. AGUIAR, F. R. de. et al . Comunicação interna . Porto Alegre: Sagah, 2019.

COSTA, A. B.; PEREIRA, F. S. Fundamentos da gestão de projetos : da teoria à prática: como gerenciar projetos de sucesso. Curitiba: Intersaberes, 2019.

KEELING, R. Gestão de projetos : uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002.

KERZNER, H. Gestão de projetos : as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2020.

MENEZES, L. C. M. Gestão de projetos . 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com