TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Políticas Públicas na Administração

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Débora Garcia dos Santos[pic 1]

Curso: Gestão Pública

Disciplina: Gestão de Políticas Públicas

Em Conceitos gerais de Políticas Públicas, de João Martins Tudes, o autor tem como objetivo expor de forma clara o tema: Políticas Públicas.

Temos um texto que pode ser utilizado por aqueles que iniciam na área das Políticas Públicas ou por aqueles que pretendem fazer uma análise mais profunda sobre o tema, já que é utilizada uma linguagem simples e direta.

O texto é construído em algumas dimensões das políticas públicas: de tipos; ciclos ; atores (instituições e administração pública) e estilos que são expostos em tópicos que apontam de forma clara o tema desenvolvido.

Nas primeiras apresentações o autor expõe as constantes mudanças da função do Estado, para explicar o surgimento desse termo que age e influência diretamente na vida dos cidadãos.

Essas pesquisas apontam que no primeiro momento o estado tinha como obrigação à manutenção da segurança pública interna e da preservação da propriedade privada, além de agir na defesa das fronteiras em caso de possíveis ataques. Essa forma de atuação muda no século XX, com o surgimento da necessidade de trabalhar o bem estar social da população com respostas a demandas específicas da sociedade, nas diversas áreas que afetam diretamente a sociedade.

Nesse estudo, e, com as constantes mudanças a forma de trabalhar e entender essa ideia também se modificou, como explica o autor:

“Entretanto, com a evolução desta ciência, as Políticas Públicas começaram a ser concebidas como unidade de análise, sendo estudado o seu processo como um todo ( inputs + outputs). Dessa forma, os estudos nessa temática passaram a se ocupar em entender desde a origem até a formação final das Políticas Públicas, abordando todos os atores envolvidos para o seu desenvolvimento”

No texto apresentado, é revelado várias razões e justificativas para estudarmos as Políticas Públicas, entre elas estão às razões científicas e profissionais, João Martins também aponta os atores interessados na discussão das políticas públicas, descritos por ele como atores estatais, que são representados pelos políticos, ou pessoas ligadas à administração pública. Temos os atores privados que, diferente dos mencionados anteriormente, são representados por diversos grupos da sociedade, entre eles empresários e sindicatos.

Para entender os conceitos e campo das políticas públicas é necessário destacar que existem vários modelos e tipos de políticas públicas, alguns foram destacados no texto: políticas distributivas, políticas redistributivas, políticas regulatórias e políticas constitutivas.

Sendo as Distributivas, que buscam privilegiar apenas uma parcela da sociedade, sem considerar a limitação dos recursos públicos. Redistributivas, que são consideradas ineficazes por resultar em soma zero, quando visam atingir grandes contingentes sociais. Regulatórias, que tem como característica envolver de forma prioritária a Administração Pública e a Burocracia Estatal, além dos grupos de interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com