TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e contribuição para a imprensa piauiense

Por:   •  10/4/2018  •  Artigo  •  3.938 Palavras (16 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 16

Jornal da Manhã:  a história e contribuição para imprensa piauiense

Gabryela Sotero de OLIVEIRA[1] e Lalesca Setubal Matos SOUSA[2]

Thalyta Cristine Arrais Furtado Araújo GONÇALVES[3]

Resumo

O presente trabalho visa mostrar aspectos históricos dos anos 80, a importância de estudar Jornalismo como fonte histórica, comparar e refletir sobre as narrativas e memórias históricas, além de contar um pouco da história do Jornal da Manhã, tendo em vista que tal veículo não possui registros históricos como fonte de pesquisa. É objetivo deste artigo, analisar a estrutura do jornal, bem como seu perfil editorial, diagramação, características que o configurava e explanar as mudanças ocorridas nos exemplares dos anos 80, especialmente ao final, onde ocorreu sua reforma gráfica, editorial, física e profissional devido ao crescimento da importância do jornal impresso em Teresina e a concorrência que existia na época. Foram coletadas entrevistas que nos auxiliaram a entender a importância do Jornal da Manhã e o seu conteúdo diferenciado, apesar da dificuldade ainda existente acerca do surgimento e dos fatores que levaram a extinção de tal meio de comunicação. Desenvolveremos este artigo adotando o conceito de memória e história a partir da perspectiva de Marinalva Barbosa e Ana Regina Rêgo. Faremos uma análise qualitativa do Jornal da Manhã com ênfase nos anos 87, 88 e 89; quando surgiram os primeiros indícios de mudanças editoriais e, por fim, a sua modificação total após a reforma ocorrida no meio de comunicação.

Palavras-chaves: Jornal da Manhã; Reforma Gráfica; Narrativa Histórica; Jornalismo Piauiense; Jornal Impresso;

Introdução

A memória ajuda na compreensão de histórias do passado; essa frase é o resumo do estudo para este artigo sobre o Jornal da Manhã. Para a construção deste, foi necessário saber as memórias de quem trabalhou no local, para compreensão da linha editorial do meio de comunicação escolhido e suas mudanças.

Foi necessário voltar ao tempo, edições foram analisadas e comparadas para notar a evolução da veiculação de notícias. Este trabalho de análise jornalística também foi histórica, vimos acontecimentos, como a notícia e fotografia eram feitas, a maneira de diagramação e resgatamos memórias de integrantes do antigo meio de comunicação.

"Faculdade de reter as ideias, impressões e conhecimentos adquiridos anteriormente, lembrança, reminiscência, recordação" (FERREIRA, 2004, p 1309). A memória ajudou a entender o objeto de estudo, sobre como foi iniciado, as mudanças que ocorreram, como era o ambiente de trabalho, o dia a dia dos jornalistas do jornal, como eram feitas as notícias, enfim, a memória foi um complemento essencial para o estudo.

O corpus de análise neste trabalho é o Jornal da Manhã, analisando os primeiros e os últimos anos da década de 80, no qual tiramos como recorte 5 edições (1980 e 1981, 1987, 1988 e 1989), da qual exploraremos a estrutura do jornal, perfil editorial, conteúdo das notícias e mudanças ocorridas durante o período selecionado a ser estudado. Diante disso, a metodologia usada para produzir este trabalho é a análise qualitativa e, para complementar, a memória de fontes entrevistadas. Isso envolve o estudo do conteúdo do jornal, a análise de mudanças ocorridas, avaliação de informações e dados coletados.

O artigo será segmentado em quatro tópicos; primeiramente será trabalhado acerca da memória do Jornalismo, qual a importância de estudar essa área e jornais antigos, resgatando a história do meio de comunicação e da sociedade; o contexto da época e histórico do Jornal da Manhã; e análise do objeto de estudo, que será tratado sobre o conteúdo, diagramação, fotografias e mudanças durante o período da década de 80.

A motivação para analisar o Jornal da Manhã surgiu durante uma aula de história da imprensa, onde pudemos perceber que o veículo possuía uma boa qualidade e bem elaborado, e, durante o período selecionado para análise, o jornal passou por uma grande reforma; outro fator motivacional é a ausência de estudos sobre este jornal.

Memória do Jornalismo

Não se pode deixar de afirmar a importância de resgatar a memória do jornalismo e dos meios de comunicações. O estudo é importante, pois saberemos como os assuntos eram abordados, quais eram as principais temáticas, quais eram os acontecimentos da época.

Neste artigo trabalharemos a história do jornalismo, por meio do texto de Marilnalva Barbosa, onde compreende-se que para entender a história, vários ambientes são percorridos e esses envolvem o social, cultural, histórico, documental.

“Assim, falar em história da imprensa é falar em processos comunicacionais e das intricadas relações que se desenvolvem em torno desse sistema de comunicação” (BARBOSA, 2004, p 3). Para resgatar a memória do jornalismo, é preciso estudar a história do tempo escolhido, saber o que estava acontecendo e ver esses temas abordados no meio de comunicação.

“Além da contribuição do jornalismo como fonte histórica, ele atua como lugar de memória e como um importante elemento na composição da memória coletiva e, de certo modo da individual, pois, frequentemente, o indivíduo tenta constituir sua memória com base nas lembranças dos outros. ” (RÊGO, 2013, p 5).

É importante frisar que não podemos nos basear somente na memória, pois não é um recurso confiável, com perguntas e adentrando no assunto a memória é construída. Não lembramos de acontecimentos com todos os detalhes, mas, apenas aquilo que nos marcou.

“A memória coloca em destaque, em seu caráter plural, também a noção de agentes de memórias, de pluralidade de funções e de significações. A memória é uma construção e não um dado. ” (BARBOSA, 2010, p 5). Estudando a história do jornalismo, é possível resgatar a memória histórica, pois, a partir dos meios de comunicação, tomando o jornal impresso como exemplo, nota-se que observamos os acontecimentos que estão nos livros de história por um aspecto mais social.

A história contada por historiadores é de suma importância para a sociedade, mas estudar a história do jornalismo é poder ver as principais notícias do passado por uma visão que ultrapassa os fatos, sendo apresentada por pessoas que estão vivendo a época.

“A relação entre história e o jornalismo se dá até mesmo nas características que as mesmas adotam para realizar seu trabalho e faz com que esta aproximação metodológica se torne um elemento favorável para que o jornalismo seja uma fonte histórica. ” (RÊGO, 2013, p4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (451.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com