TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIDADE SONORA

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

Identidade Sonora

Conceito

O Sound Branding (ou Audio Branding) é uma nova categoria na área de Comunicação que cria identidade sonora a partir dos atributos da personalidade da marca. É a “criação de expressões sonoras da marca e o uso consistente e estratégico dessas propriedades através de todos os pontos de contacto com o consumidor” (Jackson, Daniel 2003).

O conceito tem por finalidade fazer com que a marca seja reconhecida pelo consumidor somente ao escutar elementos sonoros construídos com análises do perfil da marca. O resultado é o fortalecimento da identidade do negócio, do seu reconhecimento e da sua consistência.

A questão da identidade sonora se inicia na análise dos sons de forma geral, segundo Julian Treasure, presidente e pesquisador da agência Sound Agency, – em uma de suas palestras sobre o tema – afirma que a maioria dos sons nos atinge de maneira acidental e de forma desconfortável, por isso muitas vezes os ignoramos.  Analisa inclusive a forma como a produtividade de um funcionário cai trabalhando em um ambiente barulhento ou como as vendas de um estabelecimento podem saltar de acordo com a música seguindo as propostas da marca.

De acordo com o autor brasileiro Guto Guerra (2013), o termo passa a ser visto pelo âmbito musical. O autor o define como music branding e destaca que ele é uma nova maneira de inserir a música no marketing. Ele trata o tema como uma ferramenta autônoma e não apenas como um simples suporte para as demais peças.

Ele explora esse campo até então inexplorado do marketing e ressalta “As marcas cada vez mais se dão conta que são construídas não em fábricas, mas nas mentes de seus consumidores. E não existe canal de comunicação mais eficaz para atingir a intimidade das pessoas do que a música. Assim, planejar Music Branding é usar música para ajudar uma marca a transparecer e construir valores como confiança, fidelidade, paixão, segurança e noções de pertencimento com seu público.” (GUERRA, 2013, p. 39).

Metodologia e Criação

Através de uma metodologia ágil e efetiva, primeiro é feito um diagnóstico detalhado e os pilares sonoros estratégicos são definidos. Dessa forma, é possível saber exatamente como o som vai expressar e colaborar com o posicionamento da marca. Segue-se para a criação de peças sonoras exclusivas que têm total relação com a personalidade do negócio e oferecem experiências únicas. Depois, estas peças são aplicadas em todos os pontos de contato sonoro possíveis. A identidade sonora é disseminada para o público interno, que é treinado para que todos falem no tom de voz da marca. Por último, é colocada na rua uma comunicação sonora integrada que abraça todos os pontos de contato com os consumidores.

Por ser um assunto relativamente novo até o presente momento, o Sound Branding ainda é pouco explorado principalmente no Brasil. O conceito, porém, ganhou força com os casos da Intel e Motorola e algumas das ferramentas de criação de uma marca sonora ganharam destaque, entre elas (GROVES, 2012):

Logo Sonoro (Assinatura Sonora): O logo sonoro é uma melodia curta e única, normalmente posicionada no início ou final de filmes comerciais. Pode ser entendida como a versão sônica do logotipo visual.  1 Esta ferramenta traz identidade à marca, e, quando bem utilizada, pode ser tornar ícone para o consumidor, de modo que, ao escutar aquele som, relacione imediatamente à empresa respectiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com