TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Digital

Por:   •  2/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

2- INCLUSÃO DIGITAL

Conforme Thais Pacievith (2008), a chamada inclusão social é a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação em vários âmbitos da vida e do cotidiano. O ideal é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia e de toda acessibilidade que o mundo digital nos oferece.

Dessa forma, a informática educativa inserida no âmbito escolar, visa à contribuição e seu envolvimento com o conhecimento, o saber desse aluno, portanto, essa ferramenta de ensino, torna-se o caminho de vários tipos de conhecimentos, pois o aluno escreve, lê, apaga, cria, recria, copia, cola, busca, pesquisa, aprende a vencer as dificuldades na tela do computador sem medo de cometer erros e sem medo do diferente.

2.1- Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação

As novas tecnologias inseridas na aprendizagem têm a inclusão digital ou a cyber Cultura digital midiática. Que por sua vez os professores-educadores, pais e responsáveis, tem a abrangência de escolhas para fins educacionais. A tecnologia na educação tem um significado amplo, em aprender com o apoio do computador como primordial ferramenta para exploração das potencialidades da informática que enfatizam o saber, o conhecer, tendo como embasamento uma linguagem acessivelmente a disposição da criança, que está navegando pelo saber do conhecimento globalizado.

As crianças de hoje aprendem informática por intuição e dedução, diferente dos adultos.

Neste âmbito temos alguns sites que são exclusivamente voltados para a educação interativa. Vale destacarem-se alguns por suas relevâncias ao nível do conhecimento.

• CARTOON NETWORK

• DISCOVERY KIDS BRASIL

• ESCOLA GAMES

• Sitio do Pica-Pau Amarelo (baseado na produção literária de Monteiro Lobato)

• UOL Crianças

• RECREIO (baseia-se na revista recreio)

• Q. DIVERTIDO

• TV RÁ TIM BUM

O site voltado para Educação Infantil apresenta muitos jogos e deixa claro para quais finalidades educativas se aplicam, dividindo-os por grupos de interesse (alfabeto, coordenação motora, memória, jogo dos erros, matemática, meio ambiente...) e direcionando, desta maneira, as crianças a escolherem de acordo com o que mais gostam.

Para quem: Os jogos são indicados para crianças entre três e dez anos, ou seja, para quem está na Educação Infantil ou nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Todos os sites permitem que as crianças se divirtam e, ao mesmo tempo, exercitem sua coordenação, conhecimentos e, ainda, que sejam introduzidas em temas educacionais aos quais ainda não tiveram acesso na escola.

2.2- Descrição e Informatização dos Sites

 O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças.

Para quem: Assim como o canal, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.

Há uma série interessante que explica conceitos opostos, como junto-separados, longe/perto e embaixo/em cima, há também vídeos educativos. O site tem entre suas principais qualidades o fato de não apelar ao consumo de produtos,

 Os jogos da Escola Games são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico. O site, no entanto, ainda está em fase de testes.

Para quem: Para crianças entre 5 e 9 anos.

Este site é diversificado dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com