TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Pesquisa Científica

Por:   •  18/6/2019  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos da Metodologia Científica

Conhecimento científico x Outras formas de saber

O conhecimento pode ser conceituado como uma relação direta entre a consciência e o objeto, que apesar destes elementos estarem de ligados, permanecem separados um do outro. Esse conhecimento apresenta-se de várias formas: arte, filosofia, religião, sabedoria popular e ciência.

Conhecimento popular ou vulgar: é o senso comum, baseado na cultura e na experiência popular. É prático e sem intenção de ser profundo.

Conhecimento filosófico: a palavra filosofia vem do grego e significa amor ao saber ou desejo de saber. O conhecimento filosófico tem como objeto as ideias, as relações conceituais. Utiliza-se do método racional, prevalecendo o processo dedutivo que antecede a experiência e destaca-se por ser baseado em hipóteses que não podem ser submetidas à observação ou experiência.

Conhecimento religioso: tem como princípio a incontestabilidade de suas verdades. Ao contrário dos demais conhecimentos, o conhecimento religioso é tratado pelos fiéis como ato de fé. Baseia-se em suposições sagradas, que são as suas verdades. Estas verdade são indiscutíveis e são apresentadas como corretas.

Conhecimento científico: a ciência é a busca do conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e abrange um conjunto de conhecimentos racionais obtidos através de métodos sistematizados e verificáveis. O conhecimento científico é divulgado por treinamentos e procedimentos lógicos, visando à aplicação e a explicação dos fenômenos, por meio de experimentos e lógicas.

Teoria, hipóteses, modelos, constructos, conceitos, leis, variáveis

Teorias são explicações que relacionam os fatos e conceitos, tornando-os coerentes e compreensíveis. As teorias servem como orientações para limitar a amplitude dos fatos a serem estudados e conceituá-los e classificá-los. Servem também para resumir o objeto de estudo e prever novos fatos e relações. Indica quais os fatos e as relações que não estão explicadas satisfatoriamente e quais as áreas de conhecimento que necessitam de pesquisas;

Hipótese é a provável solução para determinado problema. É uma suposição que antecede a verificação dos fatos e tem como característica uma formulação provisória. Existem oito fontes fundamentais que podem originar uma hipótese: conhecimento familiar, observação, comparação, dedução lógica de teorias, cultura geral, analogia, experiência pessoal e casos discrepantes dentro da própria teoria.

Conceito expressa uma abstração, que se forma a partir da generalização de observações particulares. A formação de determinado conceito envolve vários processos mentais, como análise, síntese, abstração e generalização. Constructo é estabelecido consciente e deliberadamente com propósito científico.

As leis buscam explicar os fatos da realidade, desempenhando duas funções: resumir grande quantidade de fatos e prever novas ocorrências de um fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com