TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A “Superdicas para falar bem” de Reinaldo Polito

Por:   •  26/10/2017  •  Resenha  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 4

  “Super dicas para falar bem em conversas e apresentações” de Reinaldo Polito.

O livro “Super dicas para falar bem” de Reinaldo Polito possui dicas essenciais de como fazer uma apresentação em seminários ou em conversas , o livro ensina o  uso da linguagem oral e corporal que nos ajudam obter sucesso em reuniões, palestras e apresentações .

É um livro objetivo e contem  dicas para quem quer ser um bom comunicador tem o intuito de  trazer a todos muitas dicas de como se comportar em apresentações em público e até mesmo em conversas entre amigos e familiares.

A  ideia do autor  é que devemos  Reinventar a vida e refazer o percurso da comunicação utilizando a inteligência e a criatividade.

O  livro tem o objetivo de instruir os palestrante,  em saber conversar, fazer perguntas aberta para obter respostas que demonstram as necessidades  e intenções do público, nos ensina como conseguir prender a atenção ao falar, e também em saber ouvir, sempre fazendo colocações nos momentos apropriados, bem como demonstrar bom humor, mas não a ponto de perder-se o respeito, e sim usá-lo de acordo com a situação, ambiente e cultura.

O Livro também nos dá dicas de como aprender a lidar com os próprios defeitos e usá-los a favor, alerta sobre os vícios da comunicação, como o uso excessivo de Eéee?, Haamm? que podem deixar a apresentação maçante e fazer com que o ouvinte desvie o foco.

 Outra situação que o livro ensina é contornar a situação quando der branco precisamos utilizar a expressão na verdade eu quis dizer assim retomado o assunto, e não armar barraco, não discutir sobre assuntos que não tem importância, retirando- se de campo em suposta discussão.

 O livro Fala sobre a gentileza que, geralmente, caminha junto com a educação, todos vão observar isso assim obtendo credibilidade das pessoas, incluir sempre o nos que é a expressão mágica , para  excluir toda resistência se incluído na mensagem a ser passada, também sobre ser natural, saber usar técnicas, mas sem tornar artificial, falar com envolvimento envolver as pessoas.

Demonstrar domínio sobre o assunto para passar credibilidade aos ouvintes, ser coerente não agindo diferente do que falamos,

O autor ensina que antes de iniciar-se uma apresentação ou abordar um determinado assunto, devemos levar em consideração algumas características dos ouvintes, tais como nível intelectual, a faixa etária e o conhecimento dos mesmos, adaptar a mensagem de acordo com o grupo que irá ouvi-la, e se for necessário, improvisar.

Um ponto bastante interessante do livro é sobre o " você acha ou tem certeza" muitas pessoas tem o costume de comentar usando a palavra acho, acredito, eu suponho, deve ser evitado pois pode passar a impressão de que não se está convicto em relação ao que esta falando.

Outra dica do autor é recomendar cautela com o conteúdo da apresentação, a fim de manter o ouvinte focado, atentos , e que o aprendizado por ele alcançados sejam exercidos .

Para a apresentação sabermos dar espaço para o publico perguntar antes ou depois, dependendo de cada caso, como limite de tempo entre outros, e também como buscar recursos audiovisuais, para facilitar o entendimento do público e possibilitar a lembrança do assunto por mais tempo, aprendemos com o livro dez regras básicas, oque deve ser inserido e suas estéticas 1 titulo, 2 legendas, 3 letras legiveis ,4 limite de tamanho, 5 frases curtas, 6 poucas linhas,  7 cores não abusar, 8 apenas uma ideia por visual , 9 ilustração em um único áudio e10 retirar tudo o que prejudica a apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com