TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de Direito.

Por:   •  23/10/2019  •  Resenha  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de Direito: 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. 247 p.14x21 cm.

      Reinaldo Polito (Araraquara/SP, 2 de dezembro de 1950), é um escritor e colunista, formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo. Cursou Comunicação Verbal na escola de oratória de Oswaldo Melantonio. Pós graduado com especialização em Comunicação Social pela fundação Cásper Líbero e Administração Financeira pela FGV e Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo. Mestre em Ciências da Comunicação pela fundação Cásper Líbero. É professor e palestrante de Expressão Verbal. Algumas de suas principais obras são: Como falar corretamente e sem inibições, Vença o medo de falar em público, Superdicas para falar bem em conversas e apresentações, Oratória para advogados e estudantes de Direito, entre outras obras que são best-sellers, nacional e internacionalmente.

      A obra Oratória para advogados e estudantes de Direito, como o título sugere, é um manual para advogados, estudantes de Direito, palestrantes, jornalistas, professores, membros de órgãos públicos, ou mesmo qualquer pessoa que queira aprimorar suas habilidades e técnicas de oratória. Entretanto, a obra é principalmente voltada para estudantes e profissionais inseridos no meio jurídico, já que o autor apresenta situações específicas, como, audiências, apresentações de trabalho, aulas, dentre outras ocasiões que fazem parte da rotina jurídica de um profissional ou estudante.

      A leitura não exige conhecimento prévio para ser entendida. O autor usa uma linguagem bem clara e acessível, de forma que qualquer leitor possa entender as dicas passadas.

      O autor começa a obra falando sobre naturalidade, emoção e envolvimento, a imagem do orador, o conhecimento sobre o assunto, confiança e coerência, e conduta exemplar. Todos esses itens, apresentados logo inicialmente, são considerados, segundo o autor, os mais importantes para um orador se sair bem em suas apresentações do dia a dia. Sendo que o autor enfatiza, principalmente, a importância da naturalidade, e argumenta que um orador deve se sentir à vontade numa apresentação, tal como estivesse falando em uma roda de amigos. (p.29).

      Em seguida, o autor faz uma explicação geral de como se deve utilizar a voz, desde a respiração, clareza das pronúncias, ajuste de volume e velocidade, até técnicas de pausas, ênfase nas palavras, etc.

     O autor discorre sobre o vocabulário do orador, dando dicas de como ter um vocabulário rebuscado, e dicas quase óbvias, por exemplo, evitar gírias, palavrões, tiques e vícios na hora de falar, e como evitar estar em um “modo automático” de fala.

      A expressão corporal é abordada no capítulo 4: “Um estudo realizado pelo psicólogo Albert Mehrabian concluiu que a transmissão da mensagem do orador para os ouvintes tem a influência de 7% da palavra, 38% da voz e 55% da expressão corporal”. (p.94). O autor cita formas pertinentes de usar o corpo, gesticular, e até mesmo falar sentado.

      A primeira parte da obra é finalizada com dicas de aparência, levando em conta a profissão, a formalidade da ocasião e a época em que o orador vive.

      Na segunda parte da obra o autor da dicas de situações muito específicas, por exemplo, um roteiro de apresentação, que aborda desde os cumprimentos até conquistar a plateia; situações em tribunal de júri, diante da imprensa; técnicas de improviso, entre outras situações bem específicas, que serão pertinentes - e realmente servem de manual para quem quiser se guiar através de um protocolo de atitudes na hora de uma apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com