TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da apuração para o Jornalismo

Por:   •  5/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA APURAÇÃO E INVESTIGAÇÃO PARA O JORNALISMO

Mislene Passos Lima

A atividade jornalística compreende basicamente um conjunto de coleta, investigação, levantamento, análise e verificação de informações sobre acontecimentos, eventos, ideias e pessoas, tem como finalidade a propagação dos conteúdos obtidos para o seu público alvo, que é a sociedade. É fundamental a utilização de meios difusores para a disseminação das ideias coletadas, então, normalmente é utilizada a televisão, a internet e o jornal impresso.

Vale ressaltar que o jornal é um veículo de informações essenciais para a vida social, pois, é através dele que as pessoas obtêm conhecimento sobre diferentes assuntos; ao mesmo tempo que o jornal traz temáticas de cultura, lazer, esportes, economia e entretenimento, é também estruturado com conteúdo de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Em alguns casos, ele exerce influência no modo de agir das pessoas, essa característica é pertinente do gênero utilitário, que tem como função a ajuda na tomada de decisões do cotidiano, na educação, no mercado de trabalho e outras áreas.

Desta forma, fica claro a grande responsabilidade social que o jornalista possui, isso faz com que seja imprescindível a utilização de critérios para a apuração e a investigação no momento da elaboração e publicação de um texto assinado por ele. No processo de criação de uma notícia para o leitor é inaceitável a propagação de informações falsas, rasas, subjetivas e sem fundamentos, e também, não é permitido o jornalista inserir no seu trabalho uma opinião pessoal. Basicamente deve-se pesquisar e apurar minuciosamente os fatos, checar a notícia, fazer entrevistas, cruzar dados e informações, ouvir mais de um lado na história com imparcialidade buscando sempre o compromisso com a verdade.

Com isso, ressalta-se a indispensabilidade da discussão acerca da importância do jornalismo produzido com critérios de apuração e investigação com qualidade, competência e compromisso social, fazendo com que seu trabalho resulte em pontos positivos, destacando a confiabilidade do público alvo em relação ao trabalho desenvolvido.

1

Falar sobre o conceito de investigação e apuração é referir-se a uma análise excessivamente rigorosa sobre algum tema, esses dois pontos cruciais no desenvolvimento de um conteúdo jornalístico parecem básicos, mas é notório ver nos dias atuais dificuldades de muitos profissionais em fazer um bom trabalho de inspeção.

A falta das técnicas pelo profissional acarreta inúmeros problemas no processo inicial e final da criação de um determinado texto. Muitas informações falsas são lançadas diariamente nos meios de comunicação sendo facilmente propagadas, pois, a internet há muito tempo tornou-se um meio mundial de massa cada vez mais veloz e globalizado.

Visto isso, é interessante lembrar de um termo em inglês chamado fake news que se tornou popular nesses últimos tempos para denominar informações falsas que são facilmente publicadas nas redes sociais. São muitos os motivos para que seja divulgado esse tipo de notícia, por exemplo, um profissional que não realiza um bom trabalho na apuração e investigação do conteúdo obtido, fica sujeito a divulgar alguma fake news, ou seja, se o profissional não estiver bem preparado ao executar um conteúdo, certamente muitos serão os prejuízos.

A curiosidade, a desconfiança e a realização de muitos questionamentos fazem parte das características de um bom jornalista-apurador, ele deve seguir etapas sucintamente para a construção do conteúdo com êxito, e também é importante esboçar um plano de trabalho prévio à pesquisa. Na etapa inicial para uma boa apuração deve-se começar a executar o conteúdo perguntando o que ocorreu, quando, como, onde, por que e quem está envolvido, posteriormente começa a investigação para descobrir se todas as informações obtidas são verdadeiras, apenas quando for provado que todo o conteúdo é real e não houver mais perguntas sem respostas é que se pode construir o trabalho jornalístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com