TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS VIDEOCLIPES

Por:   •  7/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

UNISC

POÉTICAS AUDIOVISUAIS

ANÁLISE DOS VIDEOCLIPES

ÍTALO DE LIZ SOUZA

SANTA CRUZ DO SUL, 20 DE OUTUBRO DE 2016

ANÁLISE DOS VIDEOCLIPES

O videoclipe começou a ser amplamente utilizado a partir da década de 60, Os Beatles foram responsáveis por levarem suas músicas para o cinema e TV, como eles não poderiam ir a todos os países fazer suas apresentações, acabavam gravando cantando e exibiam posteriormente. Com o nascimento da MTV (emissora que era especializada em videoclipes), na década de 80, acabou impulsionando o mercado dos videoclipes.

Até os dias atuais, o videoclipe continua sendo uma forma de promover as canções dos artistas. Mas não só feito para promover um artista que o videoclipe é feito, temos também toda uma questão artística que envolve a música com o vídeo. Com isso os artistas e diretores buscam de diversas referências, da arte ao cinema para colocar em seus videoclipes.

No clipe de Bedtime Story de Madonna, dirigido por Mark Romanek, temos diversas referências a obras de artes de artistas como: Remedios Varos, Leonora Fin, Frida Kahlo, entre outros. Um clipe que foi tão aclamado pela crítica na época, que hoje tem seu espaço em uma coleção no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, com isso prova que videoclipe também é arte e não apenas uma forma de entretenimento.

Temos também aqueles diretores que tem sua própria marca, basta assistir algum videoclipe dirigido por eles, que já se consegue perceber suas características, como David LaChapelle, que tem em seus vídeos imagens hiper-saturadas, surrealistas e bastante teatrais. Ou como o casal Inez e Vinoodh que tem em seus trabalhos características mais limpas, imagens pouco saturadas, ou em preto e branco, abusam também do surrealismo e da pop art.

Alguns artistas colocam sua expressão artística de corpo e alma, Björk em seu clipe Pagan Poetry, gravou cenas de sexo com seu namorado, o vídeo possui gráficos abstratos por cima para não deixar tão “explícito”. Nesse caso ela usou seu corpo como forma de manifestar sua arte. Assim também como Erykah Badu, que no clipe de Window Seat, sai caminhando pelas ruas de Dallas e aos poucos vai se despindo, segundo a cantora o vídeo é uma declaração contra o "pensamento de grupo" e as "regras não escritas" (ao se referir a uma teoria da psicologia social).

Assim como Badu, em cada canto do nosso planeta terra, artistas são engajados em causas sociais das mais diversas e muitos querem passar suas críticas sociais em seus clipes. No vídeo da música Up&Up do Coldplay, vemos imagens surrealistas do contato do homem com a natureza, imagens que fogem da realidade, mas de certa forma deixa sua mensagem social. Já a banda Franz Ferdinand usa de seus videoclipes para fazerem críticas políticas, abusando do Construtivismo Russo.

Podemos observar que cada artista ou banda, usa sua imagem para introduzir sua crítica social em forma de arte. Alguns espectadores consomem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com