TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Assessoria de imprensa - Comunicação social/jornalismo

Por:   •  16/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 11


[pic 1]

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

Assessoria de imprensa

SÃO PAULO

2021

SUMÁRIO

1.        A ORGANIZAÇÃO        3

1.1        Histórico        3

1.2        Atendimento e produtos        4

1.3        Diretoria, equipe técnica e voluntários        5

1.4        Principais custos, fontes de recurso e déficit mensal        5

1.5        Histórico da comunicação (Sucessos e fracassos)        6

1.6        Calendário de eventos que realizam ou já realizaram        6

1.7        Principais problemas        7

2.        PLANO DE COMUNICAÇÃO        8

2.1        Objetivo do plano        8

2.2        Produtos de assessoria de imprensa        8

2.3        Press release        9

2.4        Newsletter        9

2.5        Press-kit        9

2.6        Eventos com público externo        10

2.7        Ações de comunicação organizacional        10

2.8        House Organ        10

2.9        Cronograma semanal de atividades        11

  1. A ORGANIZAÇÃO
  1. Histórico

A ideia da empresa Aloha Design originou-se de momentos difíceis na vida do fundador, Diogo Lima. Ele começou a passar pelas primeiras crises de ansiedade e depressão em 2011, e como uma válvula de escape, começou a desenhar mais de 10 à 15 desenhos por dia, o que o ajudava a amenizar as frequentes crises. Com o advento da doença, surgiram os primeiros traços de sua arte própria.

Com o passar dos meses, o fundador da Aloha Design, Diogo Lima, foi aprimorando o seu traço, criando uma paixão por suas artes, e, principalmente transferindo finalmente os seus desenhos – que antes eram feitos no papel – para o desenho digital. Foi então que ele passou a se interessar ainda mais pela área do Design Gráfico, ingressando na faculdade para aprimorar os recursos de sua arte. Sendo assim, Diogo descobriu que poderia levar os seus desenhos cheios de sentimentos futuramente para produtos exclusivos e únicos, o que o levou a investir em máquinas e equipamentos que pudessem transferir sua arte para os produtos.

Durante o início de sua trajetória, Diogo Lima sempre trabalhou como CLT. Em um desses trabalhos, Diogo conheceu um homem chamado Aloha, que tinha bastante experiência na área de impressão gráfica. Aloha, encorajou Diogo, dizendo que ele teria grande sucesso e potencial a ser explorado.

Após alguns anos, em 2014, antes do Diogo abrir finalmente sua loja, o homem que o inspirou veio a falecer. Em forma de homenagem, o nome da empresa se tornou Aloha, principalmente pelo seu significado. O logo da empresa é uma flor, que contém 5 pétalas e cada uma significa os valores expressos pela empresa.

Os valores são:

1 – Bondade;

2 – Harmonia;

3 – Cordialidade;

4 – Humildade;

5 – Paciência.

O pilar principal que forma as cinco pétalas do logo da empresa significa o sentimento de “Gratidão”, pelo fundador ter se erguido de sua depressão com a ajuda de sua arte. E, finalmente levando os produtos para os seus clientes com todos os valores da empresa.

Em 2016, o fundador da Aloha Design finalmente criou o site para expor os seus produtos, pois antes as vendas eram de divulgações entre pessoas sobre sua arte. Após o grande sucesso advento das redes sociais, Diogo Lima investiu em vendas no Instagram, dedicando-se ainda mais em cursos especializados para engajar clientes com as ferramentas da plataforma.

Nos dias atuais, a loja está focada em divulgações de seus produtos pelo Instagram, compartilhando com os seus clientes os valores da empresa e transmitindo-os em cada reação que os clientes têm quando adquirem os seus produtos.

  1. Atendimento e produtos

A loja Aloha Design tem o atendimento voltado para as redes sociais (Instagram e Whatsapp), algo que se fortaleceu ainda mais devido à pandemia. Em relação aos produtos, o que o cliente desejar pode ser personalizado, como: Canecas, almofadas, squeezes, mouse pad, quadros, azulejos, porta lápis e capas de celulares.

A empresa possui um fluxo de atendimentos baixo em relação aos meses do ano. São realizados de 6 a 8 encomendas mensais pelos canais de atendimento citados, que seriam Instagram e WhatsApp. Algumas vendas também podem ser realizadas por indicações – pessoas que conhecem a arte e os produtos da loja e indicam para outras pessoas.

  1. Diretoria, equipe técnica e voluntários

A diretoria é formada pelo fundador da Aloha, Diogo Lima, que realiza as principais atividades, coordenando toda a parte financeira, planejamento dos pedidos e entrega dos produtos.

A equipe técnica da Aloha é composta pelos irmãos Diogo Lima e José Rodrigues, que estão à frente do planejamento de pedidos pelo Instagram e Whatsapp e programação de entrega. Além disso, a equipe também prioriza a criação de postagens que engajam os usuários - chamadas para ações, eventos e criação de conteúdo.

Atualmente a empresa Aloha está composta de seis voluntários: José Rodrigues, Murilo Alcantara, Bruno Gomes, Rafael Vicente, Vinicius Silveira e Gabriel Vilela, que são responsáveis pelo planejamento de entregas in loco, atendimento de clientes e engajamento das postagens no Instagram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com