TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ABORDAGENS DE ENSINO

Por:   •  30/9/2022  •  Resenha  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 6

Capítulo IV

Abordagens cognitivas

 Características gerais

 Organização do conhecimento, processamento de informações, formas de pensar ou perceber, comportamento de tomada de decisão, etc.

 As pessoas e o mundo

 As pessoas e o mundo serão analisados ​​juntos, pois o conhecimento está entre eles, entre os sujeitos e as pessoas são objetos de interação.

 Sociocultural

 Fatos sociais, ou seja, regras, valores, normas, símbolos, etc. De acordo com este site, eles diferem de um grupo para outro, de acordo com o nível psicológico médio das pessoas que compõem o grupo.

 Conhecimento

 O conhecimento é visto como uma estrutura contínua. A transição de um estado de desenvolvimento para outro é sempre caracterizada pela formação de novas estruturas do indivíduo que antes não existiam.

 Educação

 O processo educativo segundo a teoria da evolução e do conhecimento desempenha um papel importante na criação de um desequilíbrio nos alunos que se adapta ao intenso nível de desenvolvimento (intelectual e emocional) da criança em  cada fase. Desenvolver.

 Escolas

 Segundo Piaget, as escolas deveriam começar ensinando as crianças a observar. Ele argumentou que a  verdadeira razão para o fracasso da educação formal é que ela começa com palavras (com imagens, movimentos imaginativos ou narrativos, etc.) em vez de ser real e físico.

 Ensino-Aprendizagem

 O ensino voltado para o desenvolvimento da inteligência deve priorizar as atividades do sujeito, levando em consideração sua posição na situação social.

 Ensinando Aprendiz

 Os dois pólos da relação devem ser entendidos de forma diferente das relações tradicionais, ou seja, o emissor e o receptor da informação. Os professores criam as condições para o intercâmbio intelectual e a cooperação ética e racional.

 Metodologia

 Desenvolvimento Humano com Implicações para o Ensino Uma implicação fundamental é  que a inteligência se constrói por meio da troca de indivíduos como seres intermediários. Para piorar, o comportamento do indivíduo é o foco do processo, e os fatores sociais ou educacionais constituem as condições de desenvolvimento.

 Avaliação

 A avaliação deve ser baseada em parâmetros retirados da própria teoria, incluindo a verificação de que o aluno domina conceitos, reservas, operações realizadas, relações, etc. O desempenho pode ser avaliado aproximando-se dos padrões de qualidade exigidos.

 Considerações Finais

 Tudo o que foi aprendido é absorvido pela estrutura atual e reorganizado. No behaviorismo, o organismo geralmente procura se esforçar, não aprender por si mesmo. Isso é  apenas para professores.

Capítulo V

 Abordagem sociocultural

 Características gerais

 Paulo Freire consegue fazer malabarismos com o seu trabalho durante dias.

 Homem-mundo

 O homem está inserido num contexto histórico. A pessoa é o objeto da educação, e o trabalho educativo eleva o indivíduo à exclusividade dentro da sociedade/ambiente.

 Sociocultural

 O alienado nada tem a ver com a realidade objetiva, e nada tem a ver com o sujeito do pensamento verdadeiro: a separação do pensamento da ação.

 Conhecimento

 A formulação e desenvolvimento do conhecimento está relacionado ao processo de consciência.

 Educação

 Para que qualquer tarefa educativa seja eficaz, deve preceder a reflexão pessoal e a análise dos estilos de vida específicos daqueles que desejam colaborar na educação.

 Escola

 Deve ser um lugar onde possamos crescer juntos, e professores e alunos, no processo de viabilização, demonstram que a escola é diferente da que temos agora, com seu currículo e prioridades.

 Ensinar Ensinar

 As situações de ensino devem procurar superar a opressão e sua relação com a opressão.

 A estrutura ideológica do oprimido é determinada pelas contradições que existem na situação de vida particular que constitui o oprimido. As consequências resultantes são:

 1. Ser perfeito significa ser mais como um homem...

 2. Uma atitude fatal

 3. Uma atitude de auto-depreciação

 

. Medo da liberdade ou subjugação dos oprimidos.

 Relações professor-aluno

 As relações professor-aluno são horizontais.

 Professores comprometidos com a mudança de práticas buscarão desmistificar e questionar os alunos.

 Métodos

 - Os alunos recebem informações e analisam aspectos de sua própria experiência de ser

 - Experiência usando situações de grupo a partir de discussões. Paulo Freire apresenta sua abordagem da alfabetização.

 Recursos:

 Seja proativo

 Crie seu próprio conteúdo acionável

 Enfatize o diálogo crítico

Capítulo VII

 Processo de ensino e abordagem do professor

 Segundo Mizukami, a partir da análise de diferentes abordagens ao processo de ensino, verifica-se que algumas linhas teóricas são em alguns aspectos mais explicativas do que outras, reconhecendo que, se necessário, formula várias propostas para explicar as possibilidades dos fenômenos pedagógicos. Tem como objetivo criar uma organização conceitual efetiva do fenômeno em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com