TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de ambientes

Por:   •  22/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

De acordo com João Antônio de Paula para a revista Interfaces da UFMG, a extensão universitária é o que convoca a universidade para o aprofundamento de seu papel como instituição comprometida com a transformação social e tem por conseguinte a capacidade de aproximar a produção e a transmissão de conhecimento a seus efetivos destinatários, no sentido de corrigir e tornar assimétrica e igual a apropriação social do conhecimento, das ciências, das tecnologias.

O Brasil começou a incorporar a extensão universitária na primeira metade do século XX. O país conta atualmente com um fórum nacional de pró-reitores e com plano nacional de extensão universitária. O primeiro, é constituído (continuar)

Na Universidade de Brasília e de acordo com o que está divulgado no site da instituição, as ações de extensão se desenvolvem por meio das unidades acadêmicas e administrativas da UnB, em processos educativos, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa. É por meio da ação extensionista envolvendo professores, estudantes e técnicos que a Universidade interage com a sociedade, em um exercício de contribuição mútua. São projetos e programas contínuos e especiais, cursos e eventos.

Este planejamento estratégico tem por função mapear as ações do Decanato de Extensão e entender como esse processo é realizado, bem como analisar aspectos institucionais que o impulsiona a fim de sugerir melhorias na promoção da extensão universitária.

Metodologia

A metodologia utilizada para a criação do Planejamento de Comunicação foi a partir da observação participante realizada por dois alunos que atuaram como mediadores entre o Decanato de Extensão e os demais estudantes da disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação. Realizou-se reuniões com funcionários do DEX a fim levantar informações necessárias para o desenvolvimento do projeto; foram analisadas as redes sociais e os sites do

decanato e da Universidade de Brasília com a finalidade de verificar a existência de possíveis erros e vícios.

Ainda, a equipe elaborou e aplicou uma pesquisa quantitativa com intuito de conhecer a importância atribuída por professores, técnicos e alunos à extensão universitária e ao Decanato de Extensão na Universidade de Brasília. O grupo também executou um estudo sobre os cenários internos e externos para que riscos sejam evitados e para que o Departamento de Extensão esteja preparado para eventuais crises e esteja apto para traçar um caminho em que suas ações e consequências sejam medidas e acompanhadas.

Análise Cenário

Para iniciar o projeto, foram feitas pesquisas a fim de identificar na Universidade de Brasília (UnB), e no contexto que ela está inserida, as relações com o Decanato de Extensão (DEX), o qual é responsável por oferecer atividades de extensão dentro da universidade.

Um futuro incerto e imprevisível dificulta na tomada de decisões e em um ambiente de constantes transformações econômicas e políticas pelo qual o país está passando, as organizações devem enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que aparecerem. Um instrumento importante para desenvolver algumas estratégias em relação ao DEX, seria a “análise cenário”, onde podemos analisar tanto o ambiente interno quanto externo do decanato, e através desse estudo poderemos tomar decisões favoráveis em relação à organização.

Ambiente Interno

De acordo com o site oficial da Universidade de Brasília - aba “Extensão” - “Decanato de Extensão”, este decanato é responsável por fornecer atividades de extensão por meio dos institutos, faculdades e departamentos da universidade. Tem por objetivo incentivar a interação entre a UnB e a sociedade, integrando as artes e a ciência ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento social.

Missão

Contribuir para democratizar as relações entre a Universidade e a sociedade em busca do desenvolvimento sustentável.

A missão do Dex está incompleta frente a tudo que ele oferece. Sem contar que restringe muito ao tema “sustentabilidade”, já que é o único aspecto que foi citado. A missão deve ser sucinta e objetiva, contudo passar uma ideia completa e real do objetivo geral do Dex. SegundO Kunsch (2009):

Visão

Ação de extensão da UnB, integrada e coordenada pelo DEX com padrão de excelência acadêmica, é reconhecida pela comunidade interna e é referência nacional e internacional.

A visão do Decanato não está de acordo com os padrões. Ela sequer é uma visão. Esta frase pode estar melhor empregada na apresentação do Dex, mas não como uma visão. A visão comumente se inicia com o verbo “ser”, seguindo uma idéia de futuro. O que o Dex pretende ser no futuro? O que ele quer atingir?

Valores

Assegurar a transversalidade acadêmica nas propostas para a extensão universitária;

Evidenciar a extensão como prática de compartilhamento do ensino e da pesquisa;

Nortear discussões no âmbito acadêmico visando o fortalecimento da política institucional para a extensão e do diálogo permanente com os parceiros extensionistas;

Dinamizar as propostas institucionais em ações integradas com a comunidade externa na perspectiva de sustentabilidade regional;

Possibilitar a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade por meio de vinculação de projetos e programas acadêmicos às políticas sociais;

Impactar a extensão universitária junto à comunidade acadêmica por meio da formulação de indicadores que subsidie a matriz de avaliação das ações extensionistas;

Expandir a atuação da extensão universitária em polos de extensão visando o compartilhamento das políticas universitárias com as políticas públicas na gestão das territorialidades do Distrito Federal;

Assegurar o acesso da comunidade às atividades de extensão por meio de ações presenciais e da gestão informatizada em plataformas colaborativas.

Foco de Atuação

Conferir à extensão universitária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com