TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sobre goleiro Bruni

Por:   •  4/6/2017  •  Dissertação  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

O caso do ex-goleiro Bruno, que é suspeito de ter matado, esquartejado e ocultado o corpo de sua ex-amante Elisa Samúdio, voltou a causar polêmica no país, dessa vez por um novo motivo. Bruno foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado. Porém, quatro anos após essa condenação, e sete após ter sido preso, o ex-goleiro foi solto por conta de uma liminar no Supremo Tribunal Federal. A soltura, em si, já foi motivo de grande debate e revolta dos brasileiros. Mas, houve ainda mais um motivo, que agravou a discussão: Bruno foi contratado por um clube mineiro, o Boa Esporte, logo após ter sido solto. E a revolta social se voltou para outro ponto: Bruno tem o direito de jogar?

A análise do caso é delicada e precisa ser feita a partir de vários pontos. Segundo o professor de direito penal da USP, Victor Gabriel Rodriguez, como a condenação de Bruno havia sido aplicada por um tribunal de primeira instância, e sua defesa já havia recorrido, a prisão ainda era considerada preventiva, e a decisão de Marco Aurélio, ministro do STF reitera uma jurisprudência que o próprio ministro ajudou a firmar no STF. Por já fazer 7 anos que Bruno está preso preventivamente, o STF deu-lhe esse direito porque ele passou tempo demais na cadeia por uma prisão desse tipo, sem confirmação de sua pena num julgamento em segunda instância. Por isso, agora ele têm o direito de recorrer em liberdade. Portanto, Bruno não foi solto ilegalmente ou incorretamente.

Por isso, o jogador foi chamado para participar do Boa Esporte, principalmente porque o clube baseou a contratação do jogador na reintegração de presidiários à sociedade, que também é um tema amplamente debatido no país. O clube, inclusive, disse em nota que "não é responsável pela soltura e liberdade do atleta", e que "o clube e sua equipe, [...] podem dizer que tentam fazer justiça ajudando um ser humano, mais, cumprem a legalidade dando trabalho a quem pretende se recuperar".

Esses dois pontos provam que, apesar do clamor social e todas as polêmicas que envolvem os últimos acontecimentos quanto a soltura do ex-goleiro Bruno e sua contratação pelo clube Boa Esporte, todos eles estão corretos e dentro das leis, ou seja, dentro dos direitos de Bruno como ex-presidiário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com