TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As novas tecnologias e a educação

Por:   •  9/5/2015  •  Dissertação  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

                                           ELAINE YUMI OKURA GIL

                       INTERNET: DEMOCRATIZANDO  AS  INFORMAÇÕES.

TRABALHO ACADÊMICO APRESENTADO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA, NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, CAMPUS DE CIDADE GAÚCHA, SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA: CIBELE ABDO RODELLA.

                                                          MARINGÁ

                                                               2014

Em nosso país vivemos num regime democrático, onde há princípios e a garantia dos direitos as opiniões e as expressões, como também o acesso às informações. Os meios de comunicação possuem papel importantíssimo contribuindo ao exercício deste direito. A internet como grande precursora  de informações e  a comunicação como a ligação entre  emissor e receptor, são  fenômenos comunicativos e educativos e as mídias são fenômenos de comunicação.

A interatividade nos meios de comunicação teve um grande crescimento dentro da Internet, a Web uma forma de interação presente em grandes sites, pode-se dizer que com princípios democráticos, os direitos a liberdade de opinião, de expressão e das próprias opiniões, reuniões de associação contribuíram para essa independência de manifestação.

Do ponto de vista da produção de informações, há a hipótese de que a Internet possibilitou uma maior democratização, permitindo que vários indivíduos passem de um pólo – emissor a outro- receptor criando um processo comunicativo, expandindo as possibilidades em prática dos  princípios básicos da democracia.

No ponto de vista da recepção, a Internet ainda não expandiu completamente  como os demais veículos da comunicação como a T.V, o  rádio e o jornal, não contribuindo  para  a democratização de informações, pois muitos ainda não tem acesso a internet em nosso país.

Para possibilitarmos a amplitude nas informações em se tratando na comunicação, a Internet como veículo de massa, no ponto de vista da recepção e transmissão tem  promovido uma interatividade ampla e rápida  ocasionando a pluralização das emissões  diferindo dos outros meios de comunicação, onde alguns destes meios midiáticos   somente   transmitem  informações.

Com o crescimento pela busca da interatividade, alguns meios de comunicação procurou o aprimoramento em oferecer ao público suporte a adequação a esses recursos, fugindo assim das tradicionais linguagens, sendo assim a internet integrou-se à comunicação como auxílio e não como concorrente, ocasionando a democratização na produção de informações, o que dispõe o cidadão a explicitar opiniões, como também de recurso de grande corporação dentro da comunidade.

No que diz aos meios de comunicação existentes, pode-se dizer que a Internet é a mais democrática dos fenômenos midiáticos, ou seja, constrói-se na mídia a sua participação, em blogs, fóruns, sites, etc, ocasionando uma inclusão na mídia digital, contribuindo para o ganho de espaço midiático.

 A internet no seu aspecto aos grandes grupos de comunicação representa uma tendência oposta à centralização dos meios na produção de informação, pois um número pequeno de pessoas isoladas requer as mesmas condições técnicas de produção de mensagens a atingir o objetivo destas informações.

Pode-se dizer que a participação no processo de informação, a internet promove a educação para a democracia, ou seja, para se tornar cidadão o homem deve exercer os direitos de cidadão onde a prática democrática ensine este indivíduo a conviver com a democracia.

No  ponto de vista , segundo BOBBIO:

No que diz respeito aos sujeitos chamados a tomar (ou colaborar para a tomada de )decisões coletivas, um regime democrático caracteriza-se por atribuir este poder (que estando autorizado pela lei fundamental torna-se um direito) a um número muito elevado de membros do grupo. ... é impossível dizer "todos" porque mesmo no mais perfeito regime democrático não votam os indivíduos que não atingiram uma certa idade. (BOBBIO, 1989, p.19).

No entanto o meio de comunicação será democrático se houver um número amplo de utilização desse recurso. Então possibilita a  dizer que a internet nesse aspecto é menos democrática que a TV. o rádio e o jornal, pois estes meios se expandem a população por se tratar de manipulação expansiva em informações, mas por um outro lado ela é eficaz no que diz respeito as mensagens criando uma interlocução entre emissor e receptor, assim o computador gera uma comunhão de pessoas para usufrui-la, se não houver o seu manuseio ela não terá o seu crescimento e avanço.

Sabe-se que o acesso e manuseio da Internet no Brasil é precária em algumas partes de nosso país,  devido as condições de pobreza e há casos de exclusão escolar na população, tornando assim o difícil acesso a redes de serviços telefônicos, computadores, placas de rede e até custos a linhas de telefone e à aquisição de softwares, e também nota-se que alguns lugares a baixa escolaridade e a falta de informação tecnológica, acaba gerando abstração intelectual e a necessidade básica de manusear  computadores e a Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com