TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estrategia Gestão de Projetos

Por:   •  3/8/2019  •  Artigo  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de projetos

Módulo: Atividade individual

Aluno:Priscila Oliveira Antonio

Turma: 0519-9_2

Tarefa: Atividade individual

Características do projeto

Em todas as organições, a gestão de projeto vem se consolidando como a melhor maneira de gestão das atividades desenvolvidas pelas empresas para atender aos seus objetivos. A boa aplicação de gestão de projetos é uma chave do sucesso para qualquer corporação em ambiente competitivo e inovador que desejam  garantiar sua posição no mercado.

Segundo o PMBOK: “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. 

As principais características de um projeto são: temporariedade, singularidade e progressividade.

Primeiramente por temporário quer-se dizer que há início e fim para um projeto, sendo assim uma duração. Isso quer dizer que o projeto é criado para ter duração limitada. Isso não significa que sejam de curta duração, podendo durar vários anos conforme a sua natureza.

Em relação a singularidade, todo projeto tem um elemento único. Nenhum projeto é igual ao outro. Mesmo projetos semelhantes possuem algum elemento único como, por exemplo, as pessoas que vão executá-los, um cliente diferente, as circunstâncias econômicas etc.

Por fim, a progressividade esta ligada as etapas de elaboração de um projeto. O projeto é dividido em fases para facilitar o gerenciamento da evolução do projeto

A rede de lojas CCC já é reconhecida no mercado atacado de roupas e para obter vantagens competitivas no mercado  vem investindo  em marketing para manter-se em evidência. Ainda daiquiri a DT Produções com o intuito de usá-la como incubadora e executora de eventos.

O primeiro grande evento musical  promovido pela equipe da  DT Poduçoes e a CCC ira ocorrer em Porto Alegre contando com as principais bandas de rock da década de 80 para apresentação musical e  com a  parceria  de algumas empresas do ramo de Fast Food  para servir a praça de alimentação que existirá junto ao palco.

O evento promovido pela CCC é caracterizado como um projeto possuindo as características Já destacadas. Primeiramente possuí característica da temporariedade, eis que  é um evento  com data de inicio e termino, com o objetivo já definido pela empresa.

Ainda, possui fases para gerenciamento de sua realização. O show será elaborado gradativamente  em etapas para  contratação da bando, das empresas de segurança , compra de ingresso etc.

Por fim,  o evento será  único( singularidade). O serviço prestado possui características próprias, mesmo que exista outro show com a mesma Banda, será outro  projeto.

Ainda podemos destacar outras características deste projeto como: apresentação de risco, recurso definidos, criado para gerar valor para a organização executora etc.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Por trata-se de um projeto, o evento da DT produções e da CC será dividido em 3 fases: preparação do  evento, execução do Show e  Finalização/Pos-evento.

Na fase de preparação do evento será identificado as parte interessadas e a nomeação de um gestor do projeto. Ira se analisar a documentação  e requisitos preliminares para realização do evento com a elaboração do termos de abertura do projeto.

Ainda será analisado toda a estrutura disponível no Centro de Eventos FIERGS para realização dos Shows, agendado a data e o horário do evento, a identificação das bandas dos anos 80 para apresentação, definir o cronograma e o orçamento.  Ainda será necessário elaborar as formas de comunicação, a divisão da equipe e divulgação do evento.

Cabe destacar  que dentro nessa fase do projeto será feito o estudo preliminar, orçamentação e planejamento para execução do evento. Neste momento a definição do escopo é essencial para o andamento do projeto

Já na fase se execução do evento será feito o controle das equipes envolvidas como alimentação, segurança, condução do show etc. A qualidade do evento será monitorada para evitar o atraso das bandas, garantir a limpeza do local.

Nesta fase as atividades estarão concentradas na gerencia do evento, garantindo a comunicação necessária entre os membros da equipe. Essa etapa é mais intensa  e requer a supervisão das tarefas para garantir o cumprimento da agenda do evento.

Na utilma fase iremos realizar as tarefas de finalização do evento. Após a evento sera necessária gerenciar a devolução do lugar com os reparos necessários, a limpeza do ambiente,  a retirada das áreas das empresa parceiras (fast food), liberar as equipes envolvidas, avaliar e analisar os resultados e metas alcançadas.

Para elaboração deste projeto seguintes processos de gerenciamento:

Processos de iniciação

  1. Desenvolver o termo de abertura do projeto
  2. Identificar os stakeholders (partes interessadas)

Processos de planejamento

  1. Desenvolver o plano de gerenciamento do Projeto
  2. Planejar o gerenciamento do escopo
  3. Planejar o gerenciamento do cronograma
  4. Definir as atividades
  5. Sequenciar as atividades
  6. Estimar os recursos das atividades
  7. Desenvolver o cronograma
  8. Determinar o orçamento
  9. Planejar o gerenciamento de custos
  10. Planejar o gerenciamento dos recursos humanos
  11. Planejar o gerenciamento das partes interessadas

Processos de execução

  1. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
  2. Mobilizar a equipe do projeto
  3. Desenvolver a equipe do projeto
  4. Gerenciar a equipe do projeto
  5. Gerenciar as comunicações do projeto
  6. Gerenciar o envolvimento das partes interessadas

Processos de monitoramento e controle

  1. Monitorar e controlar o trabalho do projeto
  2. Controlar o cronograma
  3. Controlar os custos
  4. Controlar a qualidade
  5. Controlar as comunicações
  6. Controlar o envolvimento das partes interessadas

Processos de Encerramento

  1. Encerrar o projeto

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

A forma como uma organização está estruturada influencia a maneira como seus projetos são gerenciados. As principais estruturas organizacionais são: funcional, projetizada e a matricial.

Na estrutura funcional a empresa é organizada em unidades mais ou menos autônomas chamadas “departamentos”. Cada departamento tem uma “função” específica, por isso o termo funcional. O gerente do projeto tem pouca autoridade. As responsabilidades são facilmente definidas e compreendidas. Os especilidas são agrupados em departamentos  e podem dividir conhecimentos e responsabilidades

A organização projetizada funciona completamente orientada à atividade de gestão e execução de projetos. A maior parte do trabalho da empresa gira em torno de projetos, embora possam existir alguns departamentos funcionais cujo objetivo é dar suporte à boa execução dos projetos. Neste tipo de organização os projetos são a unidade do negocio. Ha comunicação enre as partes interesadas e a equipe do projeto com o respective gerente de projeto. Neste caso a posição de gerente de projeto é de maior atuação e grande autoridade.

A terceira estrutura é a organização matricial, que utiliza todos os recursos da empresa e não apenas de uma unidade organizacional. Trata-se de um meio-termo entre a organização funcional e a projetizada. Na estrutura matricial há o reconhecimento oficial da atividade de projetos na organização e a existência do gerente do projeto com respectiva autoridade.

Apresentadas as características de cada uma, vamos à analise da estrutura das empresas CCC e DT Produções.

A DT Produções possui uma organização projetizada, eis que o foco de sua atuação é no projeto de cada produção de sua responsabilidade. Assim possui seu organograma dirigido para execução dos projetos. Para cada evento realizado será elaborado um projeto.

Já a CCC possui uma estrutura funcional. Trata-se de uma empresa familiar que  constituída por imigrantes italianos.  Ver-se que possui um departamento de marketing para manter-se em evidência e possui diversos representantes no Brasil. A característica de especialistas agrupados em departamentos é uma das  vantagens apresentada pela estrutura funcional.

O estudo do caso da empresa CCC possibilitou ver a necesidade de um projeto bem estruturado para garantir a vantagem competitiva Mercado.O evento musical foi realizado com a elaboração de um projeto para garantir o cumprimento do objetivo da empresa.

Referências bibliográficas

ABIANO ROLLIM. Gerenciamento de Projetos Aplicado: conceitos e guia prático. Editora Brasport 0 ISBN 9788574527604.

CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI JÚNIOR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos : construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2019. E-book ISBN 9788597018950.

VALLE, A.; SOARES, C.A.; FINOCCHIO, J.; SILVA, L. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. 3ª. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (380.2 Kb)   docx (820.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com