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Aula Publicidade e propaganda

Por:   •  20/4/2015  •  Artigo  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

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[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Contador de 0 a 9 com display 7-segmentos

Esta atividade contempla a utilização do display de 7-segmentos para o desenvolvimento de um contador de 0 a 9 com as seguintes funcionalidades:

  • Contagem de 0 a 9;
  • Contagem crescente a cada 2 segundos (por tempo);

  1. Observe o circuito abaixo:

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

Figura 4.1 – Acionamento do display 7-segmentos

Sendo os segmentos do display do circuito da figura 4.1. acionados com nível lógico 1, examine a tabela 7.1 do referencial teórico (página 61) e responda:

        Qual comando fará com que o display exiba o número 0?

                Resposta: P0=63;

[pic 7]

Observação: Utilizar apenas os comandos de manipulação do Port inteiro (acesso ao Byte), e não o comando de acionamento de pino individual.

        4.1. Qual comando fará com que o display exiba o número 1?

        4.2. Qual comando fará com que o display exiba o número 2?

        4.3. Qual comando fará com que o display exiba o número 3?

        4.4. Qual comando fará com que o display exiba o número 4?

        

        4.5. Qual comando fará com que o display exiba o número 5?

        4.6. Qual comando fará com que o display exiba o número 6?

        4.7. Qual comando fará com que o display exiba o número 7?

        4.8. Qual comando fará com que o display exiba o número 8?

        4.9. Qual comando fará com que o display exiba o número 9?

4.10. Note que além de ativar os segmentos do display, é necessário acionar o pino comum do display, o qual está conectado à um transistor PNP. Qual comando fará saturar o transistor PNP (ativa em nível lógico baixo) e acionar o display de 7-segmentos?

[pic 8]

Observação: Utilizar os comandos de acionamento de pino individual. Exemplo: P2_0=0;

  1. Observe o trecho de programa abaixo.

[pic 9]

        #include

        #include

        void main(){

                   char unidade=0;

            P2_0=...;                   //ativa display da unidade              

            P0=63;                      //exibe 0 no display

            delay_ms(2000);             //aguarda 2 segundos      

        }

O programa anterior consiste numa dica para a próxima atividade. Observe que o comando “P2_0=...;” está incompleto, pois os pontinhos devem ser substituídos pelo comando que corresponda ao comentário, o qual foi respondido na questão 4.10.

Digite e compile o programa no JFE Editor. Em seguida grave-o no microcontrolador para observar o seu funcionamento.

Cole aqui o código fonte do seu programa.

  1. Elabore um programa para o circuito da fig. 4.1 que funcione como contador de 0 a 9, com incremento da contagem a cada 2 segundos.

5. Empregue a estrutura de repetição citada no referencial teórico (8051 Teoria - pág. 54) para que o programa execute eternamente.

Cole aqui o código fonte do seu programa.

  1. Note que o programa anterior está limitado a uma única funcionalidade. Por exemplo, para criar um contador decrescente seria necessário recriar o mesmo programa, invertendo-se a ordem numérica. No entanto, o programa ainda é limitado a exibição de números estáticos. Para torna-lo realmente útil, o programa deve ser capaz de exibir informações dinâmicas, como por exemplo, o valor de uma variável, independentemente do seu valor. A proposta a seguir é exibir no display de 7-segmentos o conteúdo da variável contagem empregando a estrutura if ilustrada a seguir:

[pic 10]

#include

#include

int contagem=0;

void main(){[pic 11]

        ativa pino comum do display;

while(1){[pic 12]

 if(contagem==0) P0=63; //exibe 0 no display;

                if(contagem==1) ...    //exibe 1 no display;

                 if(contagem==2) ...       //exibe 3 no display;

                 if(contagem==3) ...       //exibe 4 no display;

         

                

                ... demais condições;        

                

 ...                 //aguarda por 2 segundos;

        ...                 //incrementa a variável contagem;

}

}

  1. Note que no programa anterior, o contador aparentemente, conta até 9. Na verdade, a variável contagem continua incrementando, embora não seja possível visualiza no display. Isto ocorre por que após a variável contagem atingir o valor 10, nenhuma condição if é satisfeita e, portanto, o display não é mais atualizado. Empregue a estrutura de controle if-else para que o contador execute a transição de 9 para zero e reinicie a contagem. Ou seja, se a contagem for menor que 9 incrementa a contagem, senão, retorna a zero.

  [pic 13]

  1. De acordo com o livro 8051 Teoria (página 32), a linguagem C oferece diversos tipos de dados para que o programador faça o melhor uso da memória quanto lhe for possível.

No trecho de programa do capítulo 3 desta atividade foi declarada uma variável do tipo:

        char unidade=0;

...

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