TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE DIREÇÃO - FEITO GELO EXPOSTO AO SOL

Por:   •  3/4/2016  •  Abstract  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE DIREÇÃO - FEITO GELO EXPOSTO AO SOL, EVAPOROU.

POR ANDRÉS ENRIQUE ALARCÓN

O filme se divide em três momentos principais que conduzem o protagonista pela história. No começo somos apresentados ao personagem principal, João. Ele é um homem comum, de 25 anos, que trabalha como Telemarketing na empresa Mais TV. Insatisfeito com seu emprego e o rumo que sua vida vem levando nos últimos tempos, vai vivendo cada dia como se fosse apenas mais um.  Para passar a sensação de que João é uma pessoa ordinária, apenas "mais um na multidão", a câmera encontra-se quase sempre parada, em um plano estático, com João centralizado no meio de figurantes que trabalham ao seu redor.  A câmera pouquíssimas vezes sai do tripé tentando assim passar a ideia de monotonia da vida da personagem. Esses momentos serão captados por planos gerais médios, os conhecidos planos americanos. Além disso, os planos são mais longos, e distantes.  Por ser um momento do filme guiado pelo ponto de vista de apenas um personagem, ocorre a predominância do Câmera Cutting em praticamente todo o tempo narrativo.

O segundo momento se inicia quando João reconhece, do outro lado da linha, a voz de Olívia, sua ex-namorada. Nesse ponto da história, temos uma virada, onde o personagem é colocado em situação de desconforto já que, aparentemente, os dois há tempos não se falavam. João tem dificuldades em se expressar, o que falar, como agir. Com isso, a câmera passa a ter outra dinâmica. Os movimentos que antes não existiam, aparecem. A câmera que estava fixa agora vai pra mão e ganha rapidez e planos mais fechados, como close-ups e close-ups médios, detalhando esse desconforto sentido pela personagem. Detalhes das mãos suadas, das unhas roídas, e dos lábios sussurrando no microfone, são alguns exemplos. Os diálogos acontecem, porém João interage apenas com um telefone e não temos conhecimento algum das respostas daquele que supostamente está do outro lado da linha. Sendo assim, aqui temos a predominância ainda do Câmera Cutting, uma vez que a narrativa segue guiada pelo ponto de vista do João e suas ações. É também no segundo momento do curta onde ocorre uma sequencia de raccords de tempo, guiados por movimentos de câmera que nos permitem perceber que passou-se uma semana com uma repetição de acontecimentos. Esses movimentos, junto com a troca de figurinos, mas a permanência do mesmo espaço, farão com que se perceba a passagem de tempo.

O terceiro momento da história se dá no encontro real entre João e Olívia. A câmera na primeira parte deste terceiro momento, está distante, como se estivéssemos assistindo em tempo real o encontro dos dois.  Mais uma vez o desconforto está presente,  dessa vez no encontro ao vivo, aliado a um distanciamento das duas personagens que há anos não se encontravam. Passamos então a ter a presença de diálogos entre duas personagens, uma de frente pra outra. Por isso, surge aqui (ao contrário do que se via nas duas primeiras partes do filme) a presença predominante do Coverage. Os planos continuam seguros e clássicos, e os planos são predominantemente médios, com over the soulders.

A mise-en-scène não está em foco. Quer dizer que, ao privilegiar a câmera e seus enquadramentos, os atores não possuem muita liberdade gestual e não percorrem por completo todos os cantos da câmera.  Isso porque, a sensação que se pretende alcançar é a de que eles estão presos em situações desconfortáveis e constrangedoras e dali não conseguem fugir.

Como referência principal de atuação e direção dos atores, temos o filme Ela (Her, 2014, de Spike Jonze) que possui uma construção de personagem (Theodore Twombly, vivido por Joaquin Phoenix) muito semelhante à de João uma vez que os conflitos dos dois são bem semelhantes. Outro filme tomado como referência foi Loucamente Apaixonados (Like Crazy, 2011, de Drake Doremus). Um casal (vivido por Felicity Jones e Anton Yelchin) que passa por situações de estranheza ao se reencontrarem depois de tempos separados serviu de base para a criação de João e Olivia que passam por uma situação parecida na ultima etapa do filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com