TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Comunicação Comunitária

Por:   •  23/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2


COMUNICAÇÃO SINDICAL:

A Comunicação Sindical diz respeito ao trabalho de comunicação desenvolvido pelas organizações sindicais junto aos trabalhadores que elas representam e também junto à sociedade como um todo. Pode-se incluir, também, sob esta designação a comunicação posta em prática pelas associações de trabalhadores, como, por exemplo, a associação dos docentes ou as que representam os funcionários de uma empresa etc.
Entre os desafios da comunicação sindical esta, responder ao neoliberalismo e as suas implicações no mundo do trabalho. Como lidar com as novas tecnologias na área da informação - principalmente a internet - e conduzir as novas disputas políticas no interior do movimento sindical.

COMUNICAÇÃO POPULAR:
Comunicação popular é uma forma alternativa de comunicação e tem sua origem nos movimentos populares dos anos de 1970 e 1980, no Brasil e na América Latina como um todo. Ela não se caracteriza como um tipo qualquer de mídia, mas como um processo de comunicação que emerge da ação dos grupos populares. Essa ação tem caráter mobilizador coletivo na figura dos movimentos e organizações populares, que perpassa e é perpassada por canais próprios de comunicação.
A comunicação popular possui grande potencial transformador e democratizante. O setor mais desenvolvido nesse segmento, no Brasil, são as rádios comunitárias, que possuem legislação específica (9.612/1998) e milhares de emissoras em funcionamento. O país também possui uma ampla rede de comunicadores populares, colaboradores ou não de movimentos e entidades, que se expressam das mais diversas formas e sob as mais variadas linhas político-ideológicas.

 COMUNICAÇÃO RURAL: 
A comunicação rural, assim como a extensão rural, atua juntamente entre as organizações governamentais e não governamentais, absorvendo distintos enfoques teórico-metodológicos e tendo como objetivo comum promover mudanças em relação à situação da população rural no Brasil.

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: 
A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação, e considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma comunicação, mas essa não é suficiente para suas trocas sociais. O termo  é utilizado para definir outras formas de comunicação como o uso de gestos, sinais da língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, comunicadores, até o uso de sistemas sofisticados como o computador com voz sintetizada e tablets.

COMUNICAÇÃO PÚBLICA: 
A comunicação pública trata dos processos de comunicação (instrumental) realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público, na formação de uma sociedade cidadã e democrática, em encurtar distâncias sociais reduzindo as diferenças e em ampliar a capacidade analítica individual em prol do coletivo. Gerar comunicação pública de qualidade implica diversificar e coordenar instrumentos, adaptar mensagens aos interessados, valorizar aspectos didáticos e estimular a interlocução.

Fontes:

http://comunicacaopublicaufes.wordpress.com/conceitos/ 
(data de acesso 22/04)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_p%C3%BAblica (data de acesso 22/04)


(data de acesso: 22/04)

http://www.unicentro.br/redemc/2010/Artigos/Comunica%C3%A7%C3%A3o%20Popular,%20Comunit%C3%A1ria,%20Horizontal%20ou%20Dial%C3%B3gica.pdf
(data de acesso: 23/04)


(data de acesso: 23/04)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com