TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiente Visual

Por:   •  5/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Deficiência Visual

São classificados muitos tipos de graus de deficiência visual, desde leve á perda total da visão.

Segue três classificações mais conhecida:

  • Baixa visão: Uso de óculos de grau, lentes de aumento e lentes.
  • Próximo a cegueira: Só consegui distinguir a luz e sombras, mas já é preciso o uso de bengalas, recursos de voz para usar alguns aparelhos e o uso do sistema braille
  • Cegueira total: Não tem percepção nenhuma se quer de luz ou sombras. Nesse caso o sistema braille, bengalas e alguns treinamentos de orientação são fundamentais.

O sistema Braille foi criado pelo francês Louis Braille em 1829 , que aos seus 3 anos de idade perdeu a visão dos dois olhos, por uma ferramenta da oficina de seu pai. E aos 15 anos de idade criou o sistema Braille que ate hoje leva seu nome.

Braille é um sistema de escrita e leitura com 63 símbolos em relevo. A leitura é feita da esquerda para direita, pode ser feita a leitura com uma mão ou com as duas ao mesmo tempo.

O Brasil conheceu o sistema desde 1854, que foi a data da inauguração do instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. 

A inclusão de deficientes visuais em mercado de trabalho é muito difícil, as empresas têm muitas dificuldades para incluir um deficiente visual, pois requer muitos cuidados.

Para uma empresa incluir um funcionário com cegueira total, a empresa tem que estar adaptada para recebê-lo. Com sinalização em Braille, escadas com antiderrapantes nos degraus e ambiente mais espaçosos que não tenha muitos objetos para que pessoa não tropece.

[pic 1]     [pic 2] 

Louis Braille - Criador do método

http://www.fundacaodorina.org.br/deficiencia-visual/

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/como-funciona-sistema-braille-496102.shtml


...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com