TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia para a inclusão do deficiente visual no meio digital

Por:   •  16/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

INCLUSÃO DIGITAL PARA TODOS

Estratégia para a inclusão do deficiente visual no meio digital

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

INCLUSÃO DIGITAL PARA TODOS

Estratégia para a inclusão do deficiente visual no meio digital

Andrey Leonardo de Oliva Magalhães – RA: 1852135

Dione Suley de Carvalho – RA: 1863446

Jessica Elba Silva Menezes – RA: 1850442

Klauss Bonifacio Balero – RA: 1862838

Mauro Teodoro dos Santos Junior – RA: 1854565

Vitor de Oliveira Rennó – RA: 1860227

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

2018

RESUMO

       Através dos conhecimentos adquiridos nas matérias: Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação e Comunicação Aplicada, desenvolvemos este projeto que se baseia na criação da ONG: Somos teus Olhos, que visa acima de tudo facilitar a inclusão dos deficientes visuais no mundo digital. Apresentaremos um sistema capaz de oferecer todos estes benefícios e ainda abordaremos todo um maquinário necessário para utilização do mesmo tanto quanto suas devidas adaptações para atender à necessidade deste público em geral.

        

Palavras-chave: Deficientes Visuais. Necessidade. Facilitar.

ABSTRACT

       Through the knowledge acquired in the matters: Computer Organization, Principles of Information Systems and Communication Applied, we developed this project that is based on the creation of the NGO: Somos teus Olhos, which aims above all to facilitate the inclusion of the visually impaired in the digital world. We will present a system capable of offering all these benefits and we will also cover all necessary machinery for its use as well as its due adaptations to meet the needs of this general public.

        

Keywords: Visually impaired. Need. To facilitate.


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.................................................................................................

04

2 Nosso Sistema................................................................................................

06

2.1 Maquinário utilizado ....................................................................................

08

2.2 Um ambiente ideal......................................................................................

10

2.3 Divulgação...................................................................................................

11

3 Conclusão.......................................................................................................

12

REFERÊNCIAS..................................................................................................

13



1 INTRODUÇÃO

No Brasil, segundo dados do IBGE 2010, 23,9% da população, cerca de 45,6 milhão de pessoas, declararam ter algum tipo de deficiência, sendo a Deficiência Visual a mais comum, abrangendo 3,5% da população.

As questões de acessibilidade e inclusão digital, com foco em pessoas com deficiência visual, têm sido muito discutidas devido ao complexo histórico de segregação social devido ao preconceito para com o diferente. Hoje, apesar de o deficiente ser mais aceito pela sociedade ainda carece de tecnologias que o auxiliem de uma forma geral na interação com a sociedade (REINALDI, et al, 2011).

O acesso à informatização é democratizado pela inclusão digital e é fundamental para as pessoas com deficiência, pois facilita e permite as funções do dia a dia, como os serviços bancários online, compras e notícias; além de promover a educação formal, capacitação profissional e inclusão social efetiva.

Atualmente, para que os cegos utilizem um computador com maior autonomia, os mesmos precisam de acesso à algumas tecnologias assistivas que os auxiliem numa melhor interação com a máquina. Sendo talvez a mais importante delas o leitor de tela, que parte do princípio de um leitor de texto em uma voz sintética ou com um display em braile. Entretanto, em muitos casos, o software de leitura de tela custa mais do que o próprio computador, porém, a importância dessa tecnologia no processo de inclusão das pessoas com deficiência visual é imensa, representando verdadeiras revoluções na vida de cada uma delas.

 Visando melhorar a acessibilidade de computadores para pessoas cegas e/ou com alguma deficiência visual, a ONG Somos teus Olhos fomentou como objetivo melhorar a divulgação e o acesso ao Leitor de tela NVDA  (NonVisual Desktop Access) com ambiente adaptado e com demais tecnologias assistivas que possibilitem uma melhor interação no uso desse sistema.

O NVDA começou a ser desenvolvido em abril de 2006, quando Michael Curran junto ao recém-formado em TI e amigo de infância James Teh, deram início ao projeto para posteriormente fundarem a NV Access, que hoje é responsável por um dos softwares de leitura de tela mais utilizados no planeta. O presente trabalho propõe um novo modelo de tecnologia assistiva graças a sua constante evolução feita de usuários para usuários. O NVDA é um software de código aberto e gratuito, o que faz com que colaboradores de todo o mundo ajudem cada vez mais no seu aprimoramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com