TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso

Por:   •  28/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.929 Palavras (16 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 16

ESCOLA ESTADUAL

Apartheid na África do Sul












Diadema
2014


 

Apartheid na África do Sul

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso do Ensino Médio, para obtenção parcial do grau formado.

Orientador:

Diadema
2014

Índice

Agradecimentos...........................................................................................4

Introdução....................................................................................................5

Capítulo 1 – O Início do Apartheid.............................................................6
1.1 - Colonização da África do Sul.............................................................6
1.2 - O início da Segregação Racial............................................................7
1.3 - Grupos Sociais....................................................................................7


Capítulo 2 - A Legislação do Apartheid....................................................8
Capítulo 3 -A Luta contra o Apartheid....................................................11
3.1 - O Massacre de Shaperville...............................................................11
3.2 - Steve Biko - A Consciência Negra...................................................11
3.3 - Nelson Mandela................................................................................12

Capítulo 4 – O Fim do Apartheid.............................................................15

Conclusão.................................................................................................17

Bibliografia...............................................................................................18


Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, que nos deu a vida, e forças para conseguirmos concluir este trabalho, por meio da nossa fé.

Aos professores em especial, Rodrigo Rodrigues, Fabio Santana e Wellington, que nos deu atenção e nos ajudando muito, com conteúdos e informações, enfatizamos nossa gratidão pelo professor Fábio nosso orientador, que o chamamos carinhosamente de “Sheldon”, que se dispôs a vir em nossa casa trazer, materiais e nos instruir o contexto histórico no qual estávamos realmente muito perdidas.

Agradecemos também, aos nossos pais que nos apoiaram e tiveram ao nosso lado. Gratificamos a Escola Professora Antonieta Borges Alves, sua coordenação e direção, que nos deu a oportunidade de aprendermos a criar um TCC.

E agradecemos umas as outras, pela paciência e companheirismo, união e determinação e juntas conseguimos, apesar de alguns desentendimentos no final deu tudo certo.


Introdução

O apartheid foi um movimento de segregação racial, onde o governo negava os direitos de modo a classificar a população africana de acordo com o grupo social que pertenciam, foi implantada na África do Sul no período colonial pelos europeus (Holandeses e Ingleses) que criavam leis apenas para o interesse da classe branca, assim trazendo opressão aos negros e as diversas raças.

A definição histórica desse trabalho tem como metodologia a realização através de pesquisas bibliográficas, motivadas por ser um tema atual e antigo que abrangem as esferas sociais, econômicas e politicas, transparecendo as marcas deixadas pelo regime racial Apartheid.


CAPITULO 1

Inicio do Apartheid

1.1 Colonização da África do Sul

Os primeiros a ter um contato com a África do Sul foram os portugueses, pelo navegador Bartolomeu Dias, que em uma de suas navegações ultrapassou o cabo da Boa Esperança seguido pelas costas indicas, chegou no mais importante porto africano no Indico em 1487. Anteriormente esse porto era chamado de Porto Natal por ter sido descoberto em 25 de dezembro.

Apesar de serem os primeiros a chegarem à África do Sul, não foram eles os colonos, pois no momento estavam com interesses maiores em colonizar a India, assim resolveram não enfrentar o povo local. Mais de um século e meio depois os primeiros a colonizar a África do Sul foram os holandeses, que desembarcaram na cidade do Cabo em 1652, sob a liderança de Jan Van Rebeck.

Os holandeses colonos faziam parte da VOC (Companhia Holandesa das Indias Orientais). Essa companhia (VOC) era um grupo de mercadores, criada para explorar o comercio de longa distância, não só isso, mas suas funções não eram só comerciais, eles também tinham o direito de recolher impostos e de dirigir e obter privilégios monopolistas nos negócios.

Naquela região do Cabo havia dois povos que já habitavam ali há mais de 3 mil anos, povos que eram fortes e hostis, contra navegantes estrangeiros. Esses povos eram os Khoikhois, um povo pastoril, e os Sans, caçadores e coletores. Os dois povos pertenciam ao grupo linguístico Khoisan. Os holandeses ao chegar, denominaram os Khoikhoi como hotentotes, e os San como bosquímanos, os dois povos foram os primeiros a ter um contato com eles.

Os bosquímanos não cederam facilmente aos interesses dos boers, que os submetiam a uma economia agropastoril, os fazendo sedentários. Eles lutaram contra essas forças, mas por serem um povo socialmente mal organizado, anos mais tarde acabaram emigrando para o interior do país. E no século XIX, a direção política e militar do chefe Tchaka, os exterminaram ao decorrer da expansão zulu. Já os Hotentotes, tiveram menor resistência, e uma maioria foi forçada a um trabalho escravo, e os que resistiram emigraram para outros locais.

O Império Colonial Holandês enfraqueceu no século XVIII, como consequência das Guerras na Europa, e da bancarrota da Companhia Holandesa das Índias Orientais, perderam forças em 1796. Assim em 1806 os ingleses foram para Cabo, como estavam com um preparamento técnico, financeiro, e militar melhor do que o dos bôeres, introduziram o projeto de desenvolvimento de colonização próprio deles, assim tomaram posse do poder, assumindo o posto do governo local em 1815.

1.2 O início da Segregação Racial:

Apartheid que em afrikaans é uma língua crioulizada derivada do antigo holandês, que significa separação ou segregação. Foi um sistema de segregação racial surgido na África do Sul, lei na qual foi estabelecida e fazia parte do código legal Sul-Africano e foi sacramentada e implantada pelos perversos regimes do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com