TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO DE MÚSICA

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 10

Observações Estagio III

Primeiro dia de Observações 10/03/2016

Cheguei na escola às 07hs da manhã onde aguardei o professor de artes para que o mesmo me apresentasse aos professores que dariam aula para a turma 107. Feito isso e com o assentimento deles ao bater do sinal de entrada fui até a sala de aula e me apresentei para os alunos. Eu disse a eles que estava ali para conhecer um pouco a turma e sentir um pouco como eles eram, pedi licença e fui sentar-me ao fundo da sala onde iniciei minhas observações.

Primeiro período; Física 07:25hs:

        A professora iniciou a aula com a chamada, dois alunos haviam faltado, na sala estavam presentes 22 estudantes. Após isso teve inicio a verificação da tarefa de casa. A professora passava de classe em classe e olhava o caderno dos estudante, caso não tivessem feito a lição de casa. Ela carimbava o caderno e pedia que trouxessem assinado pelos pais. Ela fazia vários comentários descontraídos sobre os que fizeram e os que não fizeram a lição. “muito bem”,  “o que esta acontecendo contigo? Você não era assim.” Mas percebi que no aluno que estava ao meu lada bem no fundo, mesmo ele não tendo trazido o caderno não realizou nenhum carimbo para os pais assinarem. Não entendi por que com este aluno o tratamento foi diferente dos demais.

        Apos estes procedimentos a professora iniciou a correção dos exercícios que tinha deixado para os alunos fazerem em casa. Se tratava da conversão de medidas. Km em metros, mm em dm etc. ela fez uma tabela no quadro e a partir disso ia corrigindo. Ela  explicava ao mesmo tempo que corrigia, seu método era sempre perguntar, “onde vai a virgula?...quantos zeros á esquerda?”etc. Os alunos ia mentalmente respondendo, alguns falavam em voz alta as respostas. Percebi grande atenção dos alunos na realização dos exercícios.

        Com a lição corrigida a professora pediu para os alunos passarem suas alturas de metros para quilômetros e converter o comprimento das classes de centímetros para metros. Enquanto os alunos faziam isso ele conversava com uma aluna sobre a saúde da mesma, se mostrando preocupada com ela. Enquanto ele ajudava um aluno com o exercício bateu e teve inicio a próxima aula.

Segundo período; Filosofia 08:15hs

        Quando o professor entrou os alunos sem que ele pedisse já se juntaram em grupos de até cinco pessoas. Ele falou que dariam continuidade a atividade da aula seguinte e queria tudo bem encaminhado nesta mesma aula. Dois alunos estavam sem grupo e se juntaram entre eles. Foi distribuído um papel com uma serie de pensamentos sobre saneamento básico, onde os alunos tinham que selecionar algum deles e fazer um texto dissertativo que por sua vez seria deixado como material de pesquisa para os alunos da tarde de series inferiores. O tema do projeto era o mosquito da dengue. O professor depois me falou que foi obrigado a trabalhar com este tema devido a uma normativa da escola que por sua vez seguiu o que o ministério da educação exigiu. Enquanto os alunos faziam o projeto o professor conversava coisas do cotidiano, disse estar num dia ruim, pois sua filha naquele exato momento estava fazendo uma cirurgia pois havia quebrado o braço. O professor tinha um estilo bem alegre com bastante sarcasmo. “ sei que vocês são pessoas alegres e felizes, mas não esqueçam de produzir”, foi uma fala dele quando a turma estava conversando bastante. Realizou outras falas neste mesmo estilo, os alunos pareciam gostar e achar engraçado. O professor conversou bastante comigo também, sentou ao meu lado e falou de sua vida docente, ele estava a dois anos dando aulas. Nem imaginava entrar mais nesta profissão. Mas aconteceu e estava gostando bastante. Descobrimos ter conhecidos em comum, ele falou que também tocava violão e era uma das coisas que gostava de fazer nos tempos livres. Os alunos continuaram com suas atividades enquanto conversávamos sem se mostrarem dispersos. Bateu enquanto conversávamos.

Terceiro período; Matemática 09hs.

        A professora iniciou a aula explicando que estava com problemas de renite e que não poderia falar em voz alta, pediu assim colaboração dos alunos para que ela não precisasse se alterar. Feito isso ela começa com a correção no quadro sobre o tema de casa que tratava de conjuntos numéricos. Ela como a professora de física ia corrigindo e fazendo perguntas mesmo que ela própria respondesse prontamente. Ela tinha um estilo bem teatral com os alunos e eles riam bastante das suas atitudes. “Eu que sou esperta quero me casar com alguém bem rico, João(pseudônimo) você é rico e apartir de agora tudo que é meu é seu, é o que é melhor tudo que é seu é meu” Falava isso tocando no ombro do aluno que ficava  bem constrangido. “Como  representar isso num conjunto?”. E assim ia a aula, depois ela deu o exemplo da separação com João etc. Nisso entrou uma senhora da direção para distribuir bilhetes para a assembleia com os pais, afim de decidirem algumas diretrizes da escola.

        Em seguida a professora passou no quadro conteúdo novo. Se tratava da representação de conjuntos: Por união, por extensão, por compressão, diagrama de venn etc.

        A professora pediu também R$0,45 centavos para folhas de xerox, os alunos que tivessem poderiam já pagar e estabeleceu um limite para pagarem.  O sinal bateu para o recreio.

Quarto período; Artes 10:15hs

        Subi com o professor para a sala de aula onde ocupei meu lugar para continuar observando.

        Após a porta ser fechado dois alunos quiseram entram,  o professor não permitiu. Disse que só entrariam acompanhados por um monitor, que alguns minutos depois trouxe os mesmos.

        O professor explica que passaria por meio de ditado a ementa da disciplina artes. Falou que eles seriam privilegiados por poderem trabalhar música por um tempo, seriam as únicas turmas contempladas com isso. Após isso ditou o seguinte texto “Objetivo geral da área: conhecer dentro dos componentes da área de linguagem possibilidades de comunicação, por meio de vivencias e diretrizes que facilitem ao educando melhor expressividade, critica, expontaneidade e fundamentos teóricos e práticos para sua vida escolar e social. Objetivo do componente: Reconhecer dentro do componente curricular arte, possibilidades de comunicação que permita ao educando se expressar artisticamente sobre o mundo. Ao experimentar por meios críticos expostos em sala de aula.

        Em seguida o professor explica a proposta de intervenção urbana com a temática do mosquito da dengue(pelos mesmos motivos já expostos), e pede se os alunos estão dispostos a participar. Com o assentimento deles a turma é dividida em cinco grupos, cada um deles teria de intervir em determinada área da escola: banheiro, ginásio, corredor, pátio e entrada. Após o professor pede que os alunos deem ideias de frases para serem colocadas junto ao desenho do mosquito. As frases são colocadas no quadro e em seguida abre-se uma votação  para escolher a melhor. A frase ganhadora foi “Xô mosquito”. O professor em seguida pediu para os alunos trazerem alguns materiais para a próxima aula, durex, fio de náilon tesouras etc. Após isso bateu e iniciou a próxima aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com