TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Busca De Sabores Perdidos Nas Décadas De 70, 80 E 90

Por:   •  6/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVÉRSITARIO UNIFBV WYDEN

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

WILAMY HENRIQUE DA SILVA COSTA

DE VOLTA AO PASSADO: EM BUSCA DE SABORES PERDIDOS NAS DÉCADAS DE 70, 80 E 90

RECIFE

2021

WILAMY HENRIQUE DA SILVA COSTA

DE VOLTA AO PASSADO: EM BUSCA DE SABORES PERDIDOS NAS DÉCADAS DE 70, 80 E 90

Pré-projeto no formato de produto cardápio gastronômico apresentado ao Centro Universitário UNIFBV | WYDEN para aprovação na disciplina Projeto em Comunicação do curso de Publicidade e Propaganda sob a orientação da Profª Maria. Giselda Vilaça

Professor Orientador pretendido: Profº Leonardo Aryel

        

RECIFE

2021

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        Problematização        4

1.2        Objetivos        5

1.2.1 Objetivo Geral .................................................................................................... 5

1.2.1 Objetivos Específicos .........................................................................................5

1.3        Justificativa        6

2        REFERENCIAL TEÓRICO        8

3        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        10

3.1        Descrição base        10

3.2        Cliente        10

3.3        Proposta do trabalho        10

3.4        Instrumento de coleta de dados        11

3.5        Análise dos dados        12

4        CRONOGRAMA        13

        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

 

  1. INTRODUÇÃO

  1. Problematização

Após a crise nacional ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus, o setor gastronômico passa por inúmeras mudanças e adaptações. Segundo a matéria da viagens e turismo da CNN, em setembro de 2020, os serviços de alimentação apareceram em sétimo lugar na lista dos mais impactados pela pandemia, feita pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Produtividade do Ministério da Economia.  O setor teve que saber lidar além dos problemas de saúde, crise econômica devido as demissões e desestabilização do governo, também teve que se posicionar o seu estabelecimento ao meio digital, em virtudes ao fechamento do comércio em mais de um momento consecutivo.

O setor, forçado a lidar com delivery e outras tecnologias, agora experimenta uma retomada física mais flexível e esperançosa em relação há tempos atrás. O suficiente para novos projetos saírem da gaveta, enquanto antigos endereços arriscam novidades em seus cardápios (Folha de Pernambuco). Após o avanço da vacinação e a queda no número de mortes, o comércio pernambucano abre suas portas e retoma suas atividades e comerciantes e donos de estabelecimentos dos quais não faliram, tentam se reestruturar e compensar o prejuízo pelo lockdown. Afetado pela pandemia o mercado de trabalho também sofreu vestígios em seu setor, deixando inúmeras famílias desempregadas. No ultimo ano, o número de pessoas com idade de trabalhar que estavam fora da força de trabalho por conta do desalento avançou de 4,8 milhões para quase 6 milhões, uma alta de 25%, aponta a Agencia Brasil.

“Muita gente deixou de procurar emprego por medo de contágio, porque sabia que a situação econômica estava muito ruim e a probabilidade de conseguir um emprego era muito pequena e porque existiu o auxílio emergencial que, bem ou mal, deu segurança ao trabalhador de ficar em casa se protegendo e ter algum meio de subsistência”, informou Maria Andréia Lameiros em entrevista à Agência Brasil.

Contudo, apesar dos problemas gerados a esperança do mercado se reerguer é boa. Após ficarem sem seus empregos, muitas famílias começaram abrir seus próprios negócios informais para tentar possuir alguma fonte de renda gerando um aumento no mercado informal. De acordo com a Rede Brasil Atual, o emprego sem carteira no setor privado aumentou mais do que o com carteira: 6% e 3,5%, respectivamente. E o trabalho por conta própria subiu 4,7%, principalmente entre os que não tinham CNPJ (5,5%). Diante desses dados será possível um surgimento de uma tendência de um mercado informal.

Dentro desse cenário surge uma oportunidade de sobressair no mercado que está se tornando ainda mais competitivo, assim como uma maneira de agradar um público que sofre com problemas pessoais desde psicológicos à financeiros e dos quais apenas querem uma válvula de escape para todo o caos que veio concebido, querendo apenas adoçar um pouco a vida tentando amenizar o estresse cotidiano. A MaryCake Doceria foi a marca escolhida para representar e suprir tais necessidades abordadas. Com um conceito retrô, a empresa busca resgatar lembranças visuais e gustativas de sabores de doces e sobremesas das épocas de 70, 80 e 90 e incorporá-las nos dias atuais, trazendo a tona novos sabores e relembrando dos mais antigos. Também busca trazer evidencias de vertentes e movimentos gastronômicos que foram caindo em seu desuso ao longo do tempo assim como estilos artísticos desta época e relacioná-los a gastronomia.

  1. Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Criação de um cardápio gastronômico da marca MaryCake Doceria.

1.2.2 Objetivos específicos

- Listar os produtos do cardápio

- Reconhecer os ingredientes e os seus processos para a produção de cada                        produto

- Compreender o contexto histórico e influencias das décadas de 70 à 90

- Construir composições visuais harmônicas entre os produtos, ingredientes e elementos complementares

- Relacionar os pratos com aspectos e características relacionadas ao estilo das décadas de 70 à 90

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com