TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espetáculo ‘’Macaquinhos’’ x Cultura, um conceito antropológico

Por:   •  28/9/2016  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  306 Visualizações

Espetáculo ‘’Macaquinhos’’ x Cultura, um conceito antropológico

Macaquinhos – assim denominada a performance de um grupo de teatro do Ceará – trata-se de uma atração em que atores exploram os ânus uns dos outros. Apresentada no SESC Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, a peça conta com homens e mulheres completamente nus, dispostos em círculo, tocando com as mãos o ânus da pessoa posicionada a frente. Depois de filmado e postado, o vídeo do espetáculo gerou uma revolta nas redes sociais. De acordo com o portal IG, as pessoas reclamavam do fato desse espetáculo ter sido apresentado num SESC e ter recebido incentivo público.

Essa revolta popular pode ser, antes de tudo, explicada por conceitos explorados no livro de Laraia, a exemplo do etnocentrismo. Esse etnocentrismo refuta uma crença de que tal sociedade, para determinada pessoa pertencente a ela, é o centro do universo e todas as crenças e costumes que se diferenciem dessa sociedade serão vistos com estranheza e tachados como errados, imorais ou impróprios. É justamente o que acontece com o espetáculo. Para uma série de pessoas, o espetáculo gera repulsa e resistência. Para outros, a exemplo de idealizadores e atores, ele é simplesmente uma forma de fazer arte.

Nem sempre as reações de causa e efeito são percebidas da mesma maneira por homens de culturas diferentes. Isso comprova o fato de muita gente encarar o espetáculo como algo comum e outros acharem errado. Na verdade, pessoas de culturas e costumes diferentes veem o mundo de forma bastante diferente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com