TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo - PGE ESPM

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 5

Manual PGE

Professor: Marcello Monteiro Pereira

Supervisor do PGE: Matheus Marangoni

Data: Ago/ 2016

O presente manual é voltado para os estudantes da Disciplina PGE I, no segundo semestre de 2016.

Limite de trabalhos nas modalidades Empreendedor, Monográfico e Experimental

Serão no máximo 16 projetos empreendedores, 30 monográficos e 2 Experimentais.

Para que se possa determinar quais serão os projetos selecionados, caso haja um número maior de pretendentes, a disciplina PGE I - ministrada pelo Prof. Marcello Monteiro no 6o semestre, irá trabalhar da seguinte forma:

PGEs Empreendedores - máximo 16 grupos de 5 a 6 integrantes

Primeira Entrega (seleção de projetos aprovados)

Os alunos deverão formar seus grupos até a data exigida e entregar um pré-projeto baseado na Modelagem Estratégica Canvas (Business Model Generation). Este pré-projeto deve apresentar uma introdução (no máximo quatro páginas) descrevendo a ideia central do novo negócio e principais oportunidades. Além desta introdução o grupo deve descrever o novo negócio seguindo o modelo de canvas (máximo 6 páginas, sendo uma página de ilustração do modelo). Além destes itens, o projeto deve ser entregue no formato ABNT, constando todas as fontes, referencias e bibliográfia utilizada. Caso necessário, o grupo pode elaborar duas páginas de anexo para apresentação de documentos pertinentes ao projeto.

Mesmo que tenhamos um número menor de grupos inscritos que o número de vagas, as etapas de avaliação serão obrigatórias e podem, ainda, causar a reprovação de pré-projetos considerados insuficientes.

Os grupos reprovados em seus pré-projetos terão a oportunidade de buscar uma empresa para continuar o PGE no sétimo semestre na modalidade Trilhas, ou se unir a outros grupos de PGE empreendedor que ainda não possuam 6 estudantes.

Os grupos que não cumprirem os prazos de entrega estarão excluídos do processo imediatamente.

Apresentação do projeto para banca avaliadora

O grupo deve desenvolver uma apresentação oral (5 minutos) e defender seu projeto para uma banca avaliadora. O grupo também deverá responder aos questionamentos da banca avaliadora.

Critérios de avaliação da primeira entrega

Clareza no desenvolvimento da oportunidade de negócio e problema a ser resolvido: 50 %

Entendimento das caracteristicas do negócio, setor e ambiente de atuação: 20 %

Inovação do projeto: 20 %

Apresentação e defesa oral do projeto: 10 %

A modelegem de Canvas será um reflexo dos itens levantados acima e avaliada de modo integrado

(chance de reprovar: restaurante, hostel, serviços de turismo, foodtruck, bar, serviços para casamento)

Segunda entrega

Os grupos aprovados na primeira etapa devem revisar o projeto e fazer uma nova entrega na data exigida levando em consideração o primeiro feedback. Além disto, o grupo deve entrevistar três especialistas na área de atuação do projeto escolhido e apresentar o planejamento da pesquisa, roteiro e transcrição das entrevistas. Estas entrevistas devem ser utilizadas para reformular o projeto para a segunda entrega. O objetivo destas entrevistas é analisar a viabilidade do projeto e suas possíveis ameaças. Esta segunda etapa deve ser entregue no memso formato da primeira entrega, porém com a etapa da pesquisa em anexo.

Critérios de avaliação da segunda entrega

Considerações do primeiro feedback: 20 %

Planejamento e desenvolvimento das entevistas: 50 %

Conclusões e insights de pesquisa: 30 %

PGEs Monográficos - individual

Primeira entrega (seleção de projetos aprovados)

Os alunos interessados no modelo Monográfico terão até a data estipulada no cronograma para declarar sua intensão de participação no processo de seleção. A declaração consistirá na entrega de um documento de até 10 páginas (pré-projeto). O formato do projeto será explicado em sala de aula.

Mesmo que tenhamos um número menor de alunos inscritos que o número de vagas, as etapas de avaliação serão obrigatórias e podem, ainda, causar a reprovação em função do resultado da prova realizada.

Os alunos reprovados em seus pré-projetos terão a oportunidade de formar grupos ou adentrar grupos já formados que ainda tenham vagas nas modalidades Trilhas ou Empreendedora.

Os alunos que não cumprirem os prazos de entrega ou deixarem de realizar a prova na data prevista estarão excluídos do processo imediatamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (295.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com