TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento MsLuhan e a teoria tetrádica

Por:   •  21/5/2018  •  Resenha  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Ciências Sociais e Humanas

Departamento de Ciências da Comunicação

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Disciplina: Processos midiáticos e territorialidades

FICHAMENTO

REFERÊNCIAS:

CURVELLO, João; RUSSI, Pedro; SOUSA, Janara (orgs.). McLuhan e as extensões in:

100 anos de McLuhan. Brasília, DF: Casa das Musas, 2012.

Aluna: Aline Amaral Paz[1]

Conceituar

Viu asproblematicas com outros termos

A questão da extensão conceituada por outros autores começando por aristotoles

 Preocupação em limitar o conceito

RODRIGO MIRANDA BARBOSA

Objetivos da obra:

        O objetivo deste artigo foi propor uma discussão a cerca do conceito de “extensão” de McLuhan. Problematizando-o com questões pertinentes para pensar o conceito na atualidade e as relações homem e máquina, bem como também, o biológico e o tecnológico.                                                                                 Há uma descrição de como o termo foi usado pelo próprio autor, com outros termos substitutos, mostrando que o conceito é complexo e dinâmico, mas que este trabalho, buscou fazer uma definição mais exata do que o conceito de extensão significa.

        O artigo discute como a teoria de Mcluhan de os meios de comunicação como extensão do homem, foi abordado por outros autores, com palavras sinônimas, mas que contribuíram para o desenvolvimento das ideias de Mcluhan.

Argumentos principais do autor:

        Este artigo considera estudar o conceito de extensões, como ideia fundamental da obra de Mcluhan. Descreve sobre a pouca discussão aprofundada desta concepção, dada a sua relevância para diferentes campos de estudo, mesmo por aqueles que realizaram críticas a obra, ignoraram o conceito norteador de extensão.

        Para o autor, Mcluhan é o maior representante deste conceito, mas apresenta outros autores que também utilizaram esta ideia para falar dos objetos como extensão da consciência e das capacidades humanas. Aristóteles seria o primeiro a começar a construir este conceito de extensão, entendendo “o corpo como uma ferramenta natural da alma” (p.57).

        O autor Ernst Kapp introduz nos seus estudos o termo “filosofia da tecnologia” que propõe a ideia de extensão, o que deu forma e importância ao termo. As ideias deste autor, entendem a tecnologia como uma projeção do corpo, por isso utiliza este sinônimo, para extensão.

        O artigo apresenta dois autores que McLuhan, se inspira, sendo eles: Richard Cavell no livro McLuhan in Cultural Space (2003); e Alice Rae na sua tese McLuhan’s Unconscious (2008). Mas  considera a relação de McLuhan com Edward T. Hall a que apresenta maior influência.

        O artigo destaca as influencias de Mcluhan, mas discorre sobre a dificuldade de afirmar qual concepção o autor se apropria de fato para desenvolver seu conceito de extensão.                                                                                 Descrevendo que o conceito é incompleto, sem distinções claras da diferença entre as diversas formas de extensão, questionando se toda tecnologia é de fato uma extensão, como se pode fazer uma diferença objetiva de outros termos utilizados como sinônimo, como prótese e projeção, esta ideia de extensão exclui uma separação do biológico e a máquina, como fica a questão do determinismo tecnológico nesta condição homem/máquina. Outros objetos, que não construídos, são considerados também extensão, podendo ser eles, pedras, madeira e água.

Citações destacadas:

“A concepção mais básica de extensão é a de que os objetos técnicos estendem faculdades mentais e corporais do humano” (p.57).

“Isso significa que os humanos usam suas próprias faculdades como um padrão de referência sempre que criam novos artefatos, e esse processo não se dá de forma consciente. Esta última característica sendo a mais duvidosa, pois retira qualquer

possibilidade de intencionalidade na ação de construir um objeto técnico” (p.59).

“Mas qual é o sentido de extensão utilizado por McLuhan? Para McLuhan toda tecnologia é uma extensão. Ela pode ser tanto do corpo como da inteligência do homem” (p.60).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (199.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com