TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções da comunicação organizacional

Artigo: Funções da comunicação organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

A comunicação organizacional são processos através do qual os membros da organização obtêm informações sobre a organização. Ela abrange todas as formas de comunicação utilizadas para relacionar-se e interagir com seus públicos, engloba relações publicas estratégias organizacionais marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa, enfim um grupo de atividades voltadas fundamentalmente para o publico ou segmento com as quais a organização se relaciona ou depende.

A empresa é um sistema aberto para o exterior que tem de corresponder ás expectativas dos seus públicos, uma organização esta sempre a comunicar a sua imagem, o que se pensa dela e também a comunicação tem o papel de desempenhar algumas funções dentro das organizações.

A função informativa que tem como finalidade de vincular o conhecimento da empresa e é essencial para na gerar efeitos perversos motivados por uma informação deficiente.

A função de integração para desenvolver nos colaboradores o sentimento de inclusão num grupo e vincular os valores da empresa ao público interno e externo.

A função de retroação que é o retorno das mensagens enviadas, permitindo o diálogo, que através dele o público interno expressa o seu descontentamento ou satisfação.

A função comportamental que é uma comunicação interna para indicar ordens claras para todos os colaboradores evitando assim desperdício de tempo.

Para que estas funções sejam de claras e objetivas para cada público, as organizações junto com a equipe de comunicação usam ferramentas como boletins gerados para os colaboradores, revistas com noticias sobre a empresa, mensagens diretas para cada público utilizando meios de comunicação como internet, televisão, radio e jornais.

As organizações utilizam a comunicação como uma ferramenta fundamental para a obtenção de excelentes resultados e no aumento da produtividade, para motivar os funcionários e acabar com o desperdício de tempo e evitar falhas no processo como um todo.

Os executivos que querem obter sucesso organizacional dirige sua atenção para o público interno, pois este é o responsável pela sustentação da organização, pois é por meio do desempenho de suas funções que a organização alcança seus objetivos e metas. È preciso desenvolver os canais mais adequados para cada tipo de mensagem e para cada público.

A comunicação interna é considerada de extrema importância para uma boa gestão organizacional, visto que integra os recursos humanos às tarefas a serem executadas, além de estimular a motivação das pessoas com o intuito de compartilhar estratégias e agregar valor a organização.

Constitui uma ferramenta estratégica que compatibiliza interesses à medida que compartilha valores, promove o diálogo, a troca de informações, de experiências e a participação de todos os níveis organizacionais e promove ações voltadas principalmente aos clientes internos.

A comunicação deve ser realizada de forma direta, adequada, precisa, clara e objetiva, pois se assim não for, causará vários transtornos, comprometendo a produtividade da organização, individualmente de um setor ou da organização como um todo e pode gerar conflitos em um ou entre mais departamentos, além da perda de tempo para reverter situações criticas.

Se não houver a comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com