TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórum Princípios da Apresentação Eficaz

Por:   •  30/12/2020  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Fórum Princípios da apresentação eficaz

Aluno: William Lima Aguiar

Nesta unidade, vimos que o medo, a tensão e o estresse podem inibir ou mesmo suprimir o desejo de realizar apresentações. E, com isso, pode se perder oportunidades profissionais.

Então, que tal discutirmos a respeito dessa questão:

Como você lidou ou tem lidado com a ansiedade de se apresentar em público? Como venceu seus medos? Se ainda tem muitos receios, o que pensa em fazer para lidar com isso?

A comunicação vem ganhando cada vez mais relevância no mundo dos empreendedores, no mercado de trabalho e mesmo no ambiente familiar, e realizar apresentações tem sido um importante diferencial, ainda que sejam apresentações informais a respeito de uma simples ideia ou mesmo sobre temas complexos para grandes plateias.

Apresentar exige um controle emocional especial diante das características da nossa sociedade, que por muitas vezes nos julgam por momentos específicos e não pela nossa trajetória e esforço para chegar à excelência, ou seja, o processo de desenvolvimento que envolve o erro e o acerto não são levados em consideração, apenas a entrega final, mas é a caminhada que faz a entrega eficaz.

Minha experiência pessoal é de exposição ao público, seja no ambiente escolar ou de trabalho, o que me conferiu uma experiência relativamente boa na competência comunicação e certa tranquilidade na condução de apresentações, mas nem sempre foi assim.

Lidar com emoções nunca é fácil e a ansiedade sempre se mostrou um grande obstáculo para o meu desenvolvimento pessoal, então decidi desafiar-me constantemente como uma forma de enfrentar esse medo constante. Sempre que possível, passei a me envolver em projetos acadêmicos e profissionais que precisassem de palestrantes, mas para isso sempre me preparei para conduzir os trabalhos.

Nesse contexto, o autoconhecimento foi fundamental para encontrar a minha forma de apresentar. Foi nesse momento que percebi que não era necessário copiar o estilo de ninguém e que estava muito bom ser simplesmente eu mesmo.

A calma e tranquilidade para apresentar veio pelo domínio do conteúdo, colaboração na preparação de slides, materiais de apoio, treino prévio e principalmente pela prática. Essa preparação prévia é libertadora, pois os riscos são minimizados e me sinto livre para errar, afinal se fiz o meu melhor na preparação, então tudo bem se “escorregar” aqui ou ali, certo.

Atualmente não me considero um excelente apresentador, pois estou ciente de que poderia utilizar várias técnicas para melhorar e fazer-me entender melhor (é isso que busco), mas acredito que estou no caminho, considerando que preciso vencer os receios de perguntas complexas e inovadoras em meio a apresentação, contraditórios ou discordâncias mais incisivas e mudanças repentinas no decorrer dos eventos, mas são desafios que precisamos encarar para o nosso próprio desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com