TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento do Escopo em Projetos - Matriz de Atividade Individual

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.285 Palavras (18 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 18

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gerenciamento do Escopo em Projetos

Módulo:

Aluno: 

Turma:

Tarefa: Planejamento do Escopo do Projeto Pequenos Grandes Prazeres

Matriz de Rastreabilidade dos requisitos

Controle de versões

Versão

Data

Autor

Notas da revisão

1.0

02.04.2020

Objetivos da documentação dos requisitos

Segundo o Guia PMBOK® (PMI 2017, 6ª edição), a Documentação dos Requisitos tem por finalidade descrever como os requisitos individuais atendem às necessidades do negócio do projeto, descritos de forma clara, ou seja, devem ser mensuráveis e passíveis de testes. Também devem ser rastreáveis, completos, consistentes e aceitáveis pelas partes interessadas. A documentação dos requisitos coleta os requisitos que o projeto e o produto devem cumprir para satisfazer as expectativas das partes interessadas, identificando os requisitos que serão incorporados no escopo.

Por sua vez, através de uma matriz de rastreabilidade dos requisitos, os requisitos de produto podem ser rastreados desde as suas origens até as entregas que os satisfazem. Sgundoo o Guia PMBOK® (PMI 2017, 6ª edição, pg. 148):

A implementação de uma matriz de rastreabilidade dos requisitos ajuda a garantir que cada requisito adicione valor de negócio, com sua vinculação aos objetivos de negócio e do projeto. Fornece meios para rastrear os requisitos do início ao fim do ciclo de vida do projeto, ajudando a garantir que os requisitos aprovados na documentação sejam entregues no final do projeto. E, finalmente, ela fornece uma estrutura para gerenciamento das mudanças do escopo do produto.

Os requisitos aqui documentados têm por finalidade viabilizar, em 3 meses, a implantação do e-commerce da empresa “Pequenos Grandes Prazeres” através da customização de um sistema de informações existente no mercado, a criação do website que servirá de ferramenta para comercialização dos produtos e a contratação de um funcionário para trabalhar em sistema de home office.

Requisitos documentados

Título do Projeto: Pequenos Grandes Prazeres

Data da versão: 02.04.2020

ID

Necessidade do Cliente

Requisito Funcional

Requisito Técnico

Prioridade

Entregas da EAP

Casos de Teste

Código

Oportunidades, metas e objetivos do negócio

Características, Condições, Capacidades, Funcionalidades

Solução Técnica

Relevância do requisito

(Técnica MOSCOW)

Descrição

Descrição

NC 1

Implantação do Sistema de Informação

RF 1: Como proprietário, desejo que o Sistema de informação gerencie as atividades diárias do negócio.

RF 2: Como proprietário, desejo controlar o estoque de produtos disponíveis no fornecedor.

RF 3: Como gestor, desejo gerenciar o cadastro e a comunicação com os fornecedores parceiros do e-commerce.

RT 1: O analista de TI deverá disponibilizar no sistema as ferramentas para aprovação de pedidos de clientes; controle das vendas; opções de pagamento na modalidade crédito, débito e boleto bancário; logística de distribuição e fluxos de troca e devolução, além de ferramentas de geração de relatórios personalizados de controle de estoque, de vendas, acesso e faturamento.

RT 2: O programador de TI deverá desenvolver um subsistema, dentro da plataforma do negócio, para controle do estoque, apresentando o estoque disponível no fornecedor, com descrição do produto; código; emissão de solicitação de compra; emissão de Nota Fiscal de venda; registro de entrada e saída e saldo.

RT 3: O programador de TI deverá manter no sistema cadastro atualizado dos fornecedores identificados pelo Senhor Destemido, com um subsistema dentro da plataforma que possibilite a comunicação direta entre os servidores do e-commerce x fornecedores, para interligar o controle dos produtos que serão comercializados com exclusividade, produtos que serão vendidos somente sob demanda, custos de frete e a logística de distribuição.

M

Sistema de Informação

Teste 1: Acessar o sistema para verificação da funcionalidade de todas as ferramentas, gerando um relatório de teste para controle de acesso, pedidos, vendas, estoque, pagamento e faturamento.

Teste 2: Simular a entrada e saída de mercadorias para verificar o controle de estoque e a funcionalidade da ferramenta.

Teste 3: Acessar o cadastro dos fornecedores e efetuar contato individual, via sistema, verificando se os sistemas estão interligados.

NC 2

Criação do Website da Empresa

RF 4: Como cliente desejo, em 03 meses, efetuar compras de bebidas finas, chocolates/doces importados, charutos, cachimbos, fumos e acessórios, em um e-commerce com nome que remeta à categoria e à marca do negócio, com layout de navegação simples e ferramentas autoinstrutivas.

RF 5: Como cliente desejo acesso aos produtos através de um Catálogo de Produtos.

RF 6: Como proprietário desejo testar todas as funcionalidades do website para ver se desempenham suas funções corretamente.

RT 4: O analista de TI deverá, num prazo de 03 meses, adaptar um sistema de informações existente no mercado, com categoria de domínio “.com.br”, registrado na junta comercial de acordo com a proposta de negócio, para comercialização dos produtos, que serão divididos por categorias e apresentados num catálogo com fotos e link direto para efetuar o pedido e o pagamento.

RT 5: O analista de TI deverá desenvolver e disponibilizar no website um catálogo de produtos dividido por categoria e com duas fotos com especificação detalhada de cada produto.

RT 6: O Gerente do projeto deverá disponibilizar ao proprietário testes de todas as funcionalidades do website, acessando todas as ferramentas e efetuando uma compra.

M

Website

Teste 4: Buscar na internet e acessar o domínio registrado do site para verificar se está acessível e os produtos expostos de forma visivelmente clara na plataforma virtual, simulando uma compra, a partir do dia 02 de julho.

Teste 5: Acessar o catálogo de produtos e verificar, uma por uma, as fotografias expostas em conformidade com os produtos reais, bem como verificar se as especificações descritas estão de acordo com o manual do fabricante.

Teste 6: O proprietário acessará todas as ferramentas, testará todas as funcionalidades desenvolvidas e efetuará uma compra para testar a emissão da Nota Fiscal e a logística de distribuição.

NC 3

Contratação de um Funcionário em Regime de Home Office

RF 7: Como funcionário, desejo ocupar um cargo com funções, atribuições e salários bem definidos.

RF 8: Como proprietário, desejo que o funcionáro seja selecionado por meio da técnica de entrevista.

RF 9: Como proprietário, desejo que o funcionário seja treinado antes de assumir suas funções.

RT 7: O Gerente do projeto fará o desenho do cargo, estabelecendo a jornada de trabalho integral, em sistema de home office, estipulando o salário e as comissões por vendas, com a exigência de acesso ao sistema de 08 horas por dia e contemplar as principais tarefas e atribuições do funcionário, bem como os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos, como: capacidades interpessoais de relacionamento, de comunicação e conhecimentos básicos em informática.

RT 8: O Especialista em Recursos Humanos fará as entrevistas de seleção, que terão por objeto eliminar candidatos que não disponham de microcomputador pessoal para operação do website, bem como selecionar o melhor candidato, avaliando suas qualificações de acordo com o desenho do cargo.

RT 9: O gerente do projeto realizará treinamento presencial, teórico e prático, com o funcionário selecionado, sobre as funcionalidades do site e as implicações legais do e-commerce, de acordo com o Decreto Federal 7.962/13 – Lei do e-commerce.

S

Funcionário

Teste 7: Verificar se o desenho do cargo, com a jornada de trabalho, salário, comissões, tarefas, atribuições, conhecimentos e habilidades requeridos foram registrados em um documento denominado Plano de Cargos e Salários.

Teste 8: As entrevistas ficarão registradas em um formulário virtual denominado “Seleção: Entrevista”, a ser arquivado na pasta virtual “Recursos Humanos”. No formulário da Entrevista deverá constar declaração assinada eletronicamente pelo candidato, de que possui o equipamento requerido para o cargo. Candidatos em desacordo com as qualificações requeridas serão eliminados. O candidato melhor qualificado será contratado e terá seu contrato assinado em 25 de junho.

Teste 9: Durante o treinamento, o funcionário deverá passar por uma avaliação com o objetivo de demonstrar que é capaz de manusear todas as ferramentas e funcionalidades do site.

Aprovações

Responsável

Assinatura

Data

02.04.2020

Denilson Destemido

02.04.2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (390.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com