TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS DECORRENTES DAS CATÁSTROFES NATURAIS

Por:   •  24/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS DECORRENTES DAS CATÁSTROFES NATURAIS

Os impactos econômicos decorrentes de uma catástrofe natural podem ser tanto de curto prazo, quanto de longo prazo. Estes choques que geram ganhadores e perdedores. Os efeitos econômicos das catástrofes é o fato de que as avaliações destes impactos econômicos são tipicamente concentradas nas perdas diretas, ou seja, nos custos financeiros dos danos físicos visíveis. Isto ocorre porque ha urgência em se aten4er as necessidades humanitárias das pessoas afetadas no curto prazo. Além disso, tem-se que determinar rapidamente os investimentos de reconstrução e o grau de perdas das seguradoras, concentrando-se novamente apenas nas perdas diretas e visíveis no momento do fato ocorrido.

Esta situação reflete o problema que e isolar e mensurar os efeitos secundários e indiretos que abalam a economia após uma catástrofe natural. Estes impactos podem afetar, por exemplo, os fluxos de bens e serviços, a balança de pagamentos, o orçamento do governo e, em última análise, o crescimento econômico, a distribuição de renda, bem como a incidência da pobreza Outro problema, e que a maioria dos estudos sobre os Impactos indiretos e secundários tem foco em apenas um evento, recentemente ocorrido. No longo prazo, e mais difícil de determinar os efeitos cumulativos de uma serie de desastres no desenvolvimento de um país e, por isso, geralmente são ignorados, sendo alvo somente de comentários especulativos.

A maioria dos desastres esta ligada a processos atmosféricos e hidrológicos que são recorrentes, atingindo um país em intervalos frequentes. Estes choques recorrentes podem ter efeitos cumulativos tanto na taxa quanto no padrão de desenvolvimento. Em contraste, terremotos e erupções vulcânicas, que são menos comuns e que melhor se enquadram corto um evento catastrófico único.

IMPACTOS DE CURTO PRAZO

Ao considerar cada país, é útil distinguir três tipos: países muito pequenos, nos quais os impactos podem atingir a economia de forma geral; países grandes, onde áreas importantes são diretamente afetadas por eventos individuais; e países grandes com experiências típicas em uma área geográfica limitada.

Em países geograficamente maiores, os efeitos de curto prazo dos desastres são perceptíveis quando afetam áreas extensas ou todo o pals. Estudos de caso destacam dificuldades em estimar os efeitos de curto prazo dos desastres em uma economia geograficamente grande, pois devido a grande dimensão geográfica, os eventos de risco individual (exceto para as secas) geralmente afetam apenas uma pequena parte do pals. Assim, o impacto acaba não sendo refletido em oscila96es no desempenho da economia nacional. Na verdade, na maioria dos casos, as contas do governo se referem apenas a grandes catástrofes.

IMPACTOS DE LONGO PRAZO

No longo prazo, os bens de capital e outros recursos podem ser gravemente afetados por catástrofes naturais. A produtividade do trabalho e do capital não danificado pode ser reduzida por perturbações associadas a infraestrutura e aos mercados. Todos os principais tipos de desastres podem atrapalhar os pianos de longo prazo para investimento de capital físico e humano. Os governos podem desviar recursos de investimentos previstos para financiar a assistência e reabilitação. Os esforços públicos de reconstrução também podem ser financiados através de empréstimos internos ou extemos, aumentando futuros pagamentos do serviço da divida. A ajuda externa, quando existe, pode rido cobrir todos os custos e, em vez disso, pode substituir, em parte, os fluxos de investimento para o desenvolvimento. Outros danos podem ser cobertos por apólices de seguro, mas isso implica custos de oportunidade relacionados com o pagamento dos prêmios. Alguns bens destruídos não podem ser substituídos. No longo prazo, as catástrofes também podem contribuir para a instabilidade econômica e para um ambiente de incerteza, dissuadindo potenciais investidores.

A investigação sobre os efeitos das catástrofes naturais sobre o crescimento e desenvolvimento econ6mico no longo prazo concentrou-se principalmente sobre as implicações dos impactos para a acumulação de capital.

A realidade empírica de determinar precisamente como os países tem financiado a reabilitação não é simples. Uma proporção considerável dos esforços públicos de reconstrução p6s-desastre envolve recursos realocados, mas esses recursos geralmente são apenas parcialmente relatados na contabilidade oficial, o que toma difícil determinar realocações totais ou os custos de oportunidade relacionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com