TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levante Cultural

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Relacionar as 4 mobilizações mostradas no filme com as características comuns às manifestações digitais citadas por Castells

O filme Levante! mostra a cobertura da greve de funcionários da Comlurb feita pela Mídia Ninja, os registros da revolução dos guarda-chuvas, em Hong Kong, feito por um drone, a mobilização de milhões de mexicanos em torno do desaparecimento de 43 estudantes no Mexico e a divulgação de conflitos na Faixa de Gaza por duas mulheres palestinas via redes sociais.

As mobilizações foram retratadas pelas redes sociais, uma das características citadas por Castells é que as manifestações são conectadas em rede de múltiplas formas, o que é visto nos quatro relatos. Foram usados smartphones, tablets e drones. O uso das redes sociais e da internet leva a outra características marcante das mobilizações, elas se tornaram virais, deixando de ser eventos locais para se tornarem globais, sendo compartilhados por pessoas em todo o mundo.

Outra característica citada por Castells é que as manifestações digitais ocupam os espaços urbanos. O que foi visto nas mobilizações do Brasil, México e Hong Kong, a população tomou as ruas para reivindicar por questões sociais. Há também o espaço da autonomia como nova forma espacial dos movimentos sociais em rede. Como foi visto na Faixa de Gaza, duas mulheres mostraram através da internet os seus pontos de vista sobre o conflito na região.

2- Relacionar as mídias móveis utilizadas e as redes sociais/traços em comum

Os relatos das mobilizações foram produzidos com celulares, drones ou tablets e compartilhados nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e sites como o Youtube. Mostrando como a tecnologia se torna uma ferramenta poderosa de conhecimento e transformação do mundo. As novas tecnologias da informação tendem a reforçar organizações em rede e assim estimular a mobilização em torno de causas sociais. As mobilizações tem em comum o fato de usarem as redes sociais como forma de divulgação e mobilização. Atraindo mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com