TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E INDIVIDUAIS

Por:   •  17/9/2019  •  Artigo  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E INDIVIDUAIS

Resumo

Os meios de comunicação estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Influenciando positivamente ou negativamente na opinião e formação de ideias da população. Podem ser em massa, atingindo um grande número de pessoas, ou individual, onde uma pessoa comunica-se com uma e não em massa. Nesse mundo globalizado a informação e tecnologia são importantíssimas. Mas, as vezes acaba afetando a pessoa, quando se torna um vício. Podendo perceber que no nosso próprio cotidiano (sala de aula), praticamente todos não conseguem deixar o celular, internet e notebook de lado. Com intenção de conscientizar-nos a respeito, abordamos o referido assunto; através de pesquisas, revistas, internet e diálogos. Na aula de metodologia. Percebendo a realidade em que estamos inseridos.

Palavras-chave: Televisão. Celular. Internet.

1 INTRODUÇÃO

Os meios de comunicação de massa são temas atuais e polêmicos. É frequente a discussão se a televisão, tornando-se uma das mídias mais populares como exemplo, massifica o espectador, interfere no seu comportamento, informa ou deforma. Com os avanços tecnológicos, os meios de comunicação possibilitam com extrema rapidez, um deslocamento que pode colocar a todos os que a eles tem acesso, em contato com o mundo. Acumulam imagens do passado e de outras épocas às atuais, dando as pessoas uma percepção do tempo (da história) e do espaço (o meio onde vive).

O acúmulo de informações que uma população pode receber pelos atuais meios de comunicação de massa, transforma os sujeitos envolvidos e suas identidades culturais, família e escola e diversificam os estilos de vida no mundo ao se depararem com novas culturas, pelo contato com as diferenças.

Enfim todo um aparato tecnológico está chegando e se incorporando às atividades cotidianas das pessoas (televisão, vídeo, computadores, celulares (que apesar de serem considerados meios de comunicação individuais, envolvem a internet, que é o mais recente e mais usado meio de comunicação) multimídias). Com intenção de ampliar nosso conhecimento, nosso senso crítico, pesquisas, como forma de lazer, entre outros. Tendo também, como objetivo alertar as gerações futuras dos riscos e benefícios.

2

2 MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E INDIVUAIS

2.1 A TELEVISÃO

Um dos meios de comunicação mais utilizados em quase todos os lares, a televisão é tida como uma forma de lazer acessível a todas as classes sociais, prendendo a atenção do espectador.

Somos todos educados pela mídia, embora não somente por ela. Desde crianças somos educados principalmente pela televisão. Aprendemos a informar-nos, a conhecer os outros, o mundo, a nós mesmos. MORAN (1999, p. 4) “A sentir, a fantasiar, a relaxar vendo e ouvindo, “tocando” as pessoas na tela, que nos mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar.” Esta relação é prazerosa, ninguém obriga, é feita por meio de sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa. Aprendemos vendo as estórias dos outros e as estórias que os outros nos contam. Ela fala do cotidiano, dos sentimentos e das novidades de forma fácil e agradável. (MORAN, 1999).

As linguagens da TV mexem com a sensibilidade de jovens e adultos. São dinâmicas, dirigem-se principalmente à afetividade do que à razão. As mensagens dos meios audiovisuais exigem pouco esforço e envolvimento do receptor. Tem cada vez mais opções: controle remoto, canais por satélite, escolha de filmes em vídeo. (MORAN, 1998).

A saturação de informações que recebem diariamente está levando a pessoa a ser insensível à realidade dos fatos. Uma de suas finalidades é o lucro. Fazendo muitas vezes cenas de agressão, violência, desrespeito e indecência. Cada ponto de audiência aumenta o valor do comercial, ficando subordinada ao lucro. (MORAN, 1998).

É importante destacar, porém que saibamos fazer uso desses recursos de forma crítica, para que não venhamos a serem meros expectadores passivos, manipuláveis, mas que saibamos fazer uso dos meios para produzir e construir conhecimento. A televisão participa na construção de valores culturais e no modo de ser das pessoas através de propagandas, desenhos infantis e novelas.

3

2.1.1 Propagandas

Um terço da nossa televisão é dedicado aos comerciais. Sendo que as propagandas são necessárias para o funcionamento da sociedade, grande fator de progresso e desenvolvimento de nossos dias, contribuindo com a construção da subjetividade.

Geralmente este tipo de comunicação é direcionado a atingir nosso inconsciente, desejos, aspirações vitais, motivações afetivas sem que façamos uso da razão. Num mundo bombardeado de mensagens como: compre, fume, ande, viaje, beba, coma, leia..., quase não há mais espaço para a reflexão, tornamo-nos robôs, passamos a executar nossas ações por pura rotina e satisfação de desejos.

Segundo SILVA (2006, p.63) “As questões sociais como violência, sexualidade, drogas, papéis sociais, são agregados nas propagandas, gerando modelos, criando um conjunto de valores do que é certo e errado, e impondo modos de ser”. E nós procuramos imitar para sermos mais bem aceitos na sociedade, mudando nosso comportamento.

2.1.1.1 Celular

Antes os celulares eram apenas usados para ligações, mensagens de texto e relógio. Usados como meios individuais. Porém atualmente com a internet ele se tornou um meio de massa, onde as informações chegam em tempo real, atingindo à todos os seus usuários.

Em sala de aula torna-se aliado podendo ajudar como motivador na aprendizagem, porque traz uma linguagem com a qual os estudantes estão familiarizados. É preciso investir na formação de professores para o uso dessas tecnologias criando estratégias para que o educando não se desvie do tema proposto. Pois se usado com outras intenções retira a atenção principal da aula.

O problema está quando ele passa de utilitário, para vício. Afetando a qualidade de vida, em que muitos passam várias horas do dia fazendo uso do mesmo. Deixando de usufruir lazer, tempo com a família, bate-papo com os amigos, entre outros.

Sem dúvida, o celular se converteu não só num meio de comunicação e registro, como também em relógio, agenda, despertador, arquivo de mensagens e fotografias, minicomputador, entre outras utilidades. Neste sentido, é um fenômeno tecnológico e cultural, que começou a despertar o interesse acadêmico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com