TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Estética do Cinema

Por:   •  4/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.648 Palavras (15 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 15

I O tempo

1 A Câmera lenta

Definição: É um efeito especial onde uma determinada ação tem o tempo presente prolongado, assim a ação fica lenta. Uma ação de trinta segundos por exemplo, pode ser prolongada para um minuto, para isso é preciso filmar em uma cadencia de captação de imagens menor, ou seja, filmar mais rápido, que quando passado na tela, teremos o efeito desejado.

Efeitos Obtidos: Como nos diz Gerard Betton (1987), evidenciar a beleza de algumas ações, sugerem a paz ao inconsciente, e consegue agir no espectador de uma forma onírica. Podendo-se gerar os mais diversos sentimentos, como, mal estar, angustia, nostalgia, exuberância ,etc

Frame de um filme: Retirado do filme “Matrix” (1999), a famosa cena do personagem Neo desviando dos tiros em cima de um prédio

FIGURA 1 – Neo no filme “Matrix”

Fonte: “Matrix” (1999)

2 A Câmera rápida

Definição: É um efeito especial onde uma determinada ação é acelerada em seu tempo presente

Efeitos obtidos: De acordo com Gerard Betton (1987), a câmera rápida causa o efeito cômico, o ato de acelerar uma ação, a desalinha da realidade e traz lhe traz uma comicidade, porém, pode também causar o efeito de “vivificar e espiritualizar” (p.19), criando assim um efeito dramático muito intenso.

Frame de um filme: Retirado da mesma cena do item anterior, desta feita temos um dos vilões do filme desviando dos tiros em câmera acelerada.

FIGURA 2 – Vilão em câmera rápida

Fonte: “Matrix” (1999)

3 A interrupção do movimento

Definição: É o efeito de congelamento de um movimento ou frame do filme. Durante a ação presente acontece a interrupção de algum movimento, congelando assim o frame

Efeitos obtidos: Enfatizar um determinado instante, o fotograma com a idéia de movimento no seguimento de uma ação e sua sequencia. É bastante comum vermos isso na ultima cena de certos filmes, onde a imagem final é congelada e os créditos passam por sobre a mesma.

Frame de um filme: Retirado do filme “Homem Aranha 2” (2004), em um parte que Peter renega seus poderes e volta a sua vida comum. Podemos então ver varias ações da personagem com uma musica ao fundo, (Raindrops keep falling on my head), ao fim da cena, temos peter em primeiro plano sorrindo, esse frame do filme é então congelado por um curto espaço de tempo e logo depois temos a velocidade normal de volta.

FIGURA 3 – Rosto de Peter Parker congelado.

FIGURA 4 – Peter Parker sai de cena.

Fonte: “O homem aranha 2” (2004)

4 Inversão de movimento

Definição: É um efeito que faz com que um certo espaço de tempo fílmico, seja mostrado na direção oposta à normal. O exemplo que Betton (1987, p.21) nos traz, é no filme Outubro do cineasta russo Sergei Eisenstein, onde a estátua do Czar é reconstituída após ter sido destruída um pouco antes.

Efeitos obtidos: De acordo com Betton, essa técnica causa o efeito do provável para o improvável, compreensão de certos segmentos das cenas em filmes, o efeito tenta mostrar o que acabara de acontecer com mais riqueza de detalhes para o espectador.

Frame de um filme: Podemos ver em uma das primeiras obras da historia do cinema, feita pelos Irmãos Lumiere em 1895 em que um grupo de homens derrubam uma parede e logo que ela vai ao chão a imagens é invertida e ela termina em pé outra vez.

FIGURA 4 – Homens quebrando o muro.

FIGURA 4 – Muro voltando a sua posição inicial.

Fonte: Primeiros filmes dos Irmãos Lumiere (1895)

5 Contração e dilatação do tempo. Presente, passado e futuro.

Definição: O cinema tem a liberdade de tratar o tempo cronológico de um filme, completamente diferente do que seria no mundo real. Quando por exemplo, em duas horas de filme assistimos a 20 anos de vida de uma personagem, ou quando uma ação de 20 minutos na vida real dura duas horas do filme. Assim o tempo fílmico é dilatado ou contraído, se a necessário for para a narrativa em questão. Alguns artifícios trazem para essa contração e dilatação mais sentido. Relacionado ao passado existe o flashback, - uma volta ao passado durante o filme -, já o flash-forwoard, é quando durante o tempo presente de um filme, acontece um salto para o futuro.

Efeitos obtidos: Causa o efeito de atenção, impacto e até de confusão em alguns casos.

Frame de um filme: “Capitão América, O Primeiro Vingador” (2011), nos mostra uma cena em que o capitão em paralelo com treinar boxe em um saco de pancada tem memórias (flashbacks) de outra época.

FIGURA 5 – Capitão America batendo no saco de pancada

FIGURA 6 – Capitão America lembrando de outra época

Fonte: Capitão América, O Primeiro Vingador” (2011)

II O espaço

1 O primeiro plano

Definição: Diz respeito a um enquadramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com