TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo didático para elaboração de resenhas

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Ana Carolina de Camargo    Curso: Comércio  Exterior- 1º Semestre

Exterior Data: 31/04/2014             Disciplina: Comunicação e Expressão

CORTELLA, Mario Sérgio. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. 12º edição. Petrópolis, RJ. Vozes, 2011.

Mario Sérgio Cortella nasceu em Londrina em 5 de março de 1954. Concluiu sua graduação em 1975 na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Em 1989 concluiu seu mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Atualmente é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual está desde 1977; é membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010).Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo.É autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos (Cortez); Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus); Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes); Não Nascemos Prontos! (Vozes); Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).

        O livro de Cortella traz um momento de reflexão,conduzindo o leitor a inúmeros pensamentos sobre seu cotidiano. Essas reflexões nos levam a pensar o porquê das coisas, das pessoas, dos costumes, do senso-comum da sociedade.  
Trazendo a tona atitudes do ser humano moderno que se acomodada na tecnologia, na falta da busca de novos conhecimentos,se contentando com um só patamar a ser alcançado,satisfeitos com elogios fúteis não buscando melhorias para seu próprio desenvolvimento.

        O autor mostra no terceiro capítulo o quanto somos dependentes do tempo e que temos a necessidade de aprender a lidar com ele,já que este esta sempre presente em nossas vidas.
                
        O autor menciona o stress,uma das principais "doenças" da atualidade,causada pela correria cotidiana.Muitas pessoas buscam o uso de remédios para combater o stress. O próprio nome remédio sugere que se trata de algo que busca recolocar as pessoas que o administram a um comportamento médio,isto é, aquele tido como normal.  

        O capítulo 'Naufrágio de muitos internautas' diferencia a informação e o conhecimento.A internet tornou-se a principal ferramenta para buscas de informação,mas é necessário ter um critério em suas escolhas para então,torna-las algo para seu conhecimento.

        No capítulo a resignação como cumplicidade,o autor mostra a acomodação da sociedade com as desgraças que a população vem sofrendo como fome,desemprego,corrupção e outros.Critica a falta de atitude em relação a uma sociedade que não cobra,não critica e que não age. Uma sociedade que possui um impotência individual,egoísta.

        O capítulo os dentes do tempo mostra que o tempo devora nossas certezas,expressões,relações,materialidades e anuncia quebrar e esquecimentos.
O autor revela que tempos atrás as pessoas eram selecionadas paras seus devidos empregos.Fazendo uma comparação com os dias de hoje vemos que isso não difere,já que o mercado de trabalho exige profissionais preparados.

        O livro Não Nascemos Prontos nos faz pensar em nossas atitudes para com a sociedade e nossas vidas.Sendo um livro de fácil entendimento e com uma escrita simples não se faz necessário conhecimentos prévios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com