TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas tecnologias

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ESPECIALIZAÇÃO DE TI NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EWERTON CALAZANS DE OLIVEIRA

GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM O REDMINE:

Estudo de Caso

BRASÍLIA- DF

2015


EWERTON CALAZANS DE OLIVEIRA

GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM O REDMINE:

Estudo de Caso

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à conclusão do curso de Especialização em Gestão de TI na Administração Pública da Faculdade Fortium.

Orientador: Prof. César Augusto Borges de Andrade

BRASÍLIA – DF

2015


GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM O REDMINE:

Estudo de Caso

EWERTON CALAZANS DE OLIVEIRA

ESPECIALIZAÇÃO DE TI NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

FACULDADE FORTIUM

{ewertonclover@gmail.com}

ABSTRACT. This article describes the Redmine project management tool, its implementation and adaptation on the activities of case management board of information technology - DGPTI / Ebserh. In addition, the work also has the purpose to demonstrate the benefits, lessons learned, key features and a new task management methodology for teams. Among the Redmine facilities, we can highlight: forum, wiki and versioning support software, useful for documentation and for monitoring the evolution of artifacts, with the possibility of project heritage.

Key-word: Redmine; SAPE; Project Management.

RESUMO. O presente artigo descreve a ferramenta de gerenciamento de projetos REDMINE, sua implementação e adaptação nas atividades desenvolvidas pela diretoria de gestão de processos da tecnologia da informação – DGPTI/EBSERH. Além disso, o trabalho também tem por escopo demonstrar os benefícios, lições aprendidas, as principais funcionalidades e uma nova metodologia de gestão de tarefas por equipes. Entre as facilidades do REDMINE, pode-se destacar: fórum, wiki e suporte a software de versionamento, úteis para a documentação e para o acompanhamento da evolução dos artefatos, com possibilidade de herança de projetos.

Palavra-chave: REDMINE; SAPE; Gestão de Projetos.

1. INTRODUÇÃO

O constante crescimento e inovação tecnológica têm surpreendido as organizações públicas, a automatização e desenho dos processos tem se destacado cada vez mais. A gestão de processos e tarefas tem contribuído desde administração direta até a alta gestão organizacional, uma vez definido os papeis de cada setor e equipe, podemos determinar metas e acompanhar o andamento das tarefas. Para isso observou-se a necessidade de uma ferramenta que suportasse a integração e gestão de projetos e tarefas simultaneamente.

Este estudo de caso e utilizado para demonstrar a utilização da ferramenta e projeto de implementação. Avaliar metodologia de gestão de equipes. Registro e gestão de tarefas. Algumas das funcionalidades da ferramenta de gerenciamento de projetos, abordada neste trabalho foram desenvolvidas pelo REDMINE (SAPE), pertencente à EBSERH.

Para contornar a perca do histórico das atividades e documentação dos trabalhos desenvolvidos e facilitando a gestão das tarefas, implementamos a ferramenta de gestão de projetos SAPE na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH, responsável pela gestão dos hospitais universitários.  Juntamente com a diretoria DGPTI que mantem toda infraestrutura de tecnologia e informação, incluindo desenvolvimento de software, gestão de processos, implementação e manutenção da rede intranet de computadores e o suporte ao usuário final.

Todos estes tem passado por constantes adaptações. SAPE é uma flexível aplicação web de gerenciamento de projetos. Ela inclui calendário e diagrama de Gant para representação visual da linha de tempo dos projetos. Escrita usando Ruby no framework Rails, ela e multi-plataforma e multi banco de dados. Open source.

Neste contexto, este artigo descreve as facilidades, implementação e adaptação da ferramenta livre de gerenciamento de projeto. O SAPE (Redmine) é um mecanismo de apoio à gestão das tarefas e projetos, desenvolvidos em nossa diretoria, e está disponível sob licença GLP.

Permite integrar uma grande variedade de funcionalidades, como controle de versão, wiki, fórum, e o acompanhamento de tarefas. O Gerente de Projeto (chefe de serviço e facilitador) terá a permissão para a criação de fórum, os quais devem ser utilizados exaustivamente para a comunicação entre a equipe. A gestão do andamento das tarefas foi customizada a atender o perfil das chefias de serviços, onde as tarefas são geridas e monitoradas. Desta forma, possibilita uma visão macro das equipes e suas atividades, podendo ser aprofunda a detalhes de processos e ações realizadas em cada tarefa.

2. ENTENDENDO A GESTÃO DE PROJETOS

O conceito básico de projeto pode ser definido como sendo um conjunto de atividades temporárias (inicio e fim definidos no tempo) destinadas a produzir um produto serviço ou resultado único.[1] Ainda, o gerenciamento de projetos pode ser limitado da seguinte forma:

[...] O gerenciamento de projetos se resume em aplicar (conhecimento, habilidade e técnica) na elaboração das atividades visando atingir um conjunto de objetivos pré-definidos em um certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da alocação de recursos técnicos e humanos. [2]

Segundo Harold Kerzner, no que tange a Gestão de Projetos, para se entender e necessário compreender o que e um projeto. Um empreendimento que consome recursos e opera sobre pressão de prazos, custo e qualidade, os objetivos são claramente definidos. Em geral, são consideradas atividades exclusivas em uma empresa. Uma organização, seja ela pública ou não, pode gerenciar atividades repetitivas baseadas em padrões históricos. O grande desafio e gerenciar atividades nunca realizadas no passado e que podem jamais vir a se repetir.[3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (86.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com