TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Canto, Respiração, Ressonância

Por:   •  19/10/2019  •  Seminário  •  2.365 Palavras (10 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMÃO DAS AULAS

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Considerações Iniciais

É a maneira como uma empresa se comunica com o público interno, externo, fornecedores e a comunidade a sua volta. Para realizar essa comunicação, são utilizadas diversas ferramentas, além de um PLANO DE COMUNICAÇÃO focado no público alvo (interno, externo, fornecedores, comunidade, etc.)

Suponhamos que sua empresa vá pretenda lançar um novo produto. Quem é que, em um primeiro momento, pode falar mal do seu produto? As primeiras pessoas a terem contato com esse produto são seus próprios colaboradores. Não seria interessante expor esse lançamento à avaliação de seus próprios colaboradores (funcionários)? Não seria interessante, talvez, formar uma equipe de provadores com integrantes do seu próprio grupo de colaboradores? Eles poderão dar sugestões, ajudar a melhorar o produto, se envolver com o projeto, fornecer feedback, e serem os primeiros a fazer a propaganda desse lançamento fora da empresa. O público interno pode ajudar a avaliar a aceitação do produto, podendo, até mesmo, fazer a empresa chegar à conclusão que seria melhor desistir de lançá-lo.

 Esse tipo de trabalho é conhecido como Comunicação interna ou Administrativa e é um dos três segmentos que compõem o que se entende por COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Os outros dois segmentos são: Comunicação Mercadológica e Comunicação Institucional.

Portanto, o termo COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL engloba:

  • COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL (relações públicas, jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, editoração multimídia, imagem corporativa, propaganda institucional, marketing social, marketing cultural)

  •  COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA (propaganda, marketing, promoção de vendas, feiras e exposições, merchandising, marketing direto, venda pessoal)

  •  COMUNICAÇÃO INTERNA (fluxos, rede informal, rede formal, veículos)

PLANO DE COMUNICAÇÃO

Para dar início a um PLANO DE COMUNICAÇÃO é preciso entender qual o objetivo da empresa com a comunicação. Isso é o mais importante. A empresa não pode utilizar recursos aleatoriamente. Isso é o mais importante. O PLANO DE COMUNICAÇÃO tem sempre como base o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA. Os responsáveis pela comunicação (assessoria de comunicação, o responsável pela comunicação e a diretoria) devem estar alinhados, tendo sempre em mente as metas (estabelecidas pelo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA)da empresa.

Por exemplo: Se ficar estabelecido, através do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA que a meta é crescer 30%, será definido o PLANO DE COMUNICAÇÃO levando-se em conta o que o comunicador pode fazer para ajudar a atingir essa meta.

O passo seguinte e a escolha das ferramentas mais adequadas. A empresa poderia inicialmente avaliar de que forma os colaboradores estão recebendo as informações sobre um novo produto, ou as novas metas. Poderia ser feita uma pesquisa interna, criação de um mural, criação de uma intranet, produção de pequenos vídeos, grupos de estudo, reuniões, etc. Porém tudo isso tem que estar alinhado com o plano estratégico da empresa.  Existem ferramentas adequadas a cada empresa, e nós vamos falar mais sobre isso mais à frente. No caso de uma empresa com 30 funcionários, por exemplo, não se faz necessária a criação de uma TV interna. Nesse caso, poderíamos promover apenas reuniões semanais de comunicação.

Notemos que a Comunicação Empresarial é diferente de publicidade. Exemplo: Suponhamos que uma determinada empresa decida fazer uma liquidação, anunciando-a em uma rede de TV local. De repente, essa notícia ganha repercussão, e a loja se enche de consumidores. Será que essa empresa terá estrutura para atender essa demanda? Será  que seus colaboradores estavam preparados e haviam recebido o treinamento de vendas adequado? Os colaboradores sabiam que a empresa faria essa ação? Eles foram questionados sobre a ação? Foram questionados se teriam sugestões ou adequações a apontar?

Vamos pensar nessas questões para debatermos na próxima aula, quando nos aprofundaremos em um dos segmentos da Comunicação Empresarial: A Comunicação Institucional. Bom final de semana!

EXERCÍCIOS:

  1. O que se entende por  “Comunicação empresarial”?

  1. Quais são os três pilares da Comunicação Empresarial?

  1. Diferencie “Plano de Comunicação” de “Plano Estratégico de Metas”.
  1. Comente a importância do colaborador dentro de um plano de comunicação.

................................................................................................................

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

É o conjunto de ações  que visa divulgar informações à comunidade (ou público de interesse) sobre os objetivos, as práticas, as políticas e ações institucionais da empresa.

Objetivos da Comunicação Institucional:  conquistar a confiança, simpatia e credibilidade junto ao público de interesse. Ou seja, ajudar a construir uma imagem positiva da corporação. Ética, transparência e engajamento são qualidade necessárias caso a empresa deseje obter sucesso com a comunicação institucional.

Ética: ser honesto na condução do seu negócio.

Transparência: jogar aberto com o público estratégico.

Engajamento: demonstrar responsabilidade social.

IDENTIDADE X IMAGEM

        A identidade da empresa retrata o comportamento da organização. È a manifestação visual de sua realidade através do nome, das logomarcas, das instalações, dos uniformes dos colaboradores. Tudo isso reflete na sua imagem, que é a forma como a empresa é vista pelos diversos públicos. É a percepção que as pessoas fazem da organização. A imagem (ponto de vista do público) é reflexo da identidade que a empresa construiu. Por isso é tão importante fazer o gerenciamento da identidade da empresa. E isso acontece por meio das ferramentas da comunicação institucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (209.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com