TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Group Swatch

Por:   •  27/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ - PROF. WILSON ROBERTO RIBEIRO DE CAMARGO

 

 

 

 

BRUNO MIRANDA

Gabriela Alessandra Fidelis Pinto

Julio Cesar de Almeida Tavares

Karen Stefany de carvalho

luiz gustavo de miranda dias

Mateus Augusto de Camargo Soares

sherilin chanes

 

 

 

 

ATIVIDADE 3

Tatuí - SP

2021


BRUNO MIRANDA

Gabriela Alessandra Fidelis Pinto

Julio Cesar de Almeida Tavares

Karen Stefany de carvalho

luiz gustavo de miranda dias

Mateus Augusto de Camargo Soares

sherilin chanes

   

   

   

   

   

ATIVIDADE 3

 

 

 

 

 

Curso de Gestão da Tecnologia da Informação Noturno, 2º Semestre.

 

 

 

 

 

Orientador: ANTONIO CESAR SILVA SACCO

 

Tatuí - SP

2021


Sumário

1        RESUMO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        OBJETIVO        5

4        A EMPRESA SWATCH        6

4.1        SWATCH        6

4.2        INOVAÇÃO        6

4.3        LANÇAMENTO DE TENDENCIAS        6

5        A INDÚSTRIA DE RELÓGIOS ANTES DA SWATCH        8

6        O SUCESSO DA MARCA:        9

6.1        A CONTRIBUIÇÃO DA FUNÇÃO DE MARKETING        9

6.2        A CONTRIBUIÇÃO DA FUNÇÃO DE PROJETO        9

6.3        A CONTRIBUIÇÃO DA FUNÇÃO DE PRODUÇÃO        9

7        BREVE COMPARAÇÃO ENTRE A SWATCH E OUTRAS FABRICANTES        10

8        PRINCIPAIS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DO RELÓGIO MECÂNICO E DO RELÓGIO SWATCH        11

9        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. RESUMO

No final dos anos 70, um relógio suíço era feito artesanalmente, valioso, com mecanismo mecânico, resultado de muito trabalho. Por centenas de anos, a Suíça foi o maior fabricante de relógios do mundo em volume de vendas. A mudança de paradigma ocorrida por volta de 1980, através da concepção de um relógio dissociado dos padrões seculares de produção, causou uma revolução em toda a indústria relojoeira.


  1. INTRODUÇÃO

Este artigo aborda o retorno da indústria relojoeira suíça no mercado mundial após a crise de 1975-1985. A análise se concentra no SWATCH Group (SG), a principal empresa de relógios suíços desde a sua fundação em 1983 e atual líder mundial neste ramo, com o objetivo de mostrar a respeito sobre as escolhas estratégicas feitas pela empresa e seus implementares.

No início dos anos 80, onde a tecnologia ainda não era tão presente como nos dias de hoje, a Suíça era responsável por praticamente todo o portifólio da produção de relógios. Com o surgimento de novas tecnologias para a fabricação de relógios, a Suíça não se preocupou com seu grande espaço no mercado. Mas as empresas orientais começaram a desenvolver modelos de relógios analógicos e digitais com uma qualidade considerável e com preço muito abaixo da famosa empresa Suíça, a SWATCH Group (SG). Em 1986, a SG retomou seu crescimento e sua competitividade no mercado mundial, com um lançamento de um novo produto (SWATCH, um relógio de quartzo de plástico barato).

E com muita persistência e foco em uma boa estratégia de marketing, a indústria relojoeira suíça retornou ao mercador mundial, sendo nos dias de hoje uma das maiores empresas de relógios do mundo, com um valor de mercado aproximado em 14,9 bilhões de dólares.        


  1. OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo mostrar a história da fábrica suíça de relógios SWATCH, mostrando dês de sua época de grande crise, até sua incrível recuperação, onde veio a se tornar uma das maiores e mais inovadoras fabricante de relógios.

Aprofundando em: mostrar os processos do relógio mecânico em comparação ao relógio SWATCH; e no sucesso da marca como um todo.

.


  1. A EMPRESA SWATCH
  1. SWATCH

Em 1970 a crise econômica atingiu fortemente as empresas suíças, principalmente a ASUAG-SSIH (“SWATCH Group") que sofreu com a queda de mais da metade de suas vendas. O modo tradicional de fabricação ficou ultrapassado, e a concorrência estabelecida pelo Japão, que “inovou” ao lançar um relógio de quartzo, que proporcionava mais resistência e precisão, fez com que a empresa sofresse um forte impacto, e reavaliar suas estratégias de mercado. Em uma jogada calculada os japoneses desafiaram os relojoeiros suíços a lançarem um relógio com espessura menor que 2,5mm que eles tinham lançado. Os suíços retomaram o desafio e iniciaram o desenvolvimento de um relógio que não excedia 2 mm. Após cinco meses de desenvolvimento e produção, a ETA SA, subsidiária da ASUAG, lançou o Delirium Tremens no final de 1979. Com apenas 1,98 mm e mais tarde com 0,98 mm de espessura, o Delirium é o relógio mais fino do mundo. E em 1980, com o objetivo de reverter a situação do ramo relojoeiro na Suiça, Nicolas G. Hayek, presidente da Hayek Engineering foi contratado para alavancar o setor de marketing e desenvolvimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com