TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Veja e Carta Capital

Por:   •  29/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

TEMA

O tema escolhido para esse trabalho é a análise da cobertura da posse do presidente da República Michel Temer (PMDB), no dia 31 de agosto, após o Senado ter aprovado o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) por 61 votos favoráveis e 20 contrários.

O processo de impeachment iniciou-se em 2 de dezembro de 2015, com a aprovação do então presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB), por crime de responsabilidade fiscal. O pedido foi apresentado pelo procurador De Justiça, aposentado, Hélio Bicudo, pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal. Em 17 de abril de 2016 o pedido foi aprovado, em votação abeta, na Câmara dos Deputados, por 367 votos favoráveis e 137 votos contrários, em seguida o processo foi para o Senado e no dia 31 de agosto de 2016 o impeachment foi aprovado.

Nesse mesmo dia, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que indicava uma queda de 0,6%, em relação ao primeiro trimestre de 2015. O único setor analisado que teve alta foi a indústria com 0,3% no aumento de seu faturamento, também em relação ao ano de 2015. Já o Copom, na semana da posse de Michel Temer, informou que a taxa Selic, permaneceria em 14,25% ao ano. O índice Ibovespa fechou o dia 31 de agosto de 2016 com uma queda de 0,06%.

Em São Paulo, e em outros lugares no Brasil, houve inúmeros atos contra a posse de Temer. Segundo o portal de notícias da Agência Brasil , na capital paulista, manifestantes contrários ao impeachment fecharam oito faixas da Avenida Paulista. No mesmo local também foram registrados atos em apoio ao peemedebista.

O primeiro compromisso de Michel Temer como presidente do Brasil, ainda na quarta- feira (31) foi uma viagem à China, onde teve encontros bilaterais com chefes de Estado de vários países como Arábia Saudita, Japão e China. Temer também participou da reunião, realizada em Hangzhou, do bloco econômico G-20. Já no dia 20 de setembro, o presidente participou da abertura da Assembleia da Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.

Nos primeiros meses de seu governo, Michel Temer anunciou duas medidas que se tornaram impopulares. A primeira foi a proposta de alteração da jornada de trabalho para 12 horas diárias contra as oito horas realizadas hoje. A segunda, mais recente, foi a retomada da discussão sobre a reformulação do ensino médio, que propõe a reformulação do currículo, ajuste da carga horária, integração do ensino técnico e profissionalizante ao ensino médio e a não obrigação do diploma dos profissionais das áreas pedagógicas.

OBJETO

Os objetos de estudo escolhidos para o trabalho foram as revistas Veja e Carta Capital. A opção da revista como objeto de estudo deve-se ao fato de “que busca não apenas informar acerca dos fatos, mas buscar os antecedentes, a contextualização e as consequências dos fatos noticiados” (BARREIROS, 2008, p.123).

A revista Veja, da editora Abril, foi publicada pela primeira vez em 1968 e teve como seus fundadores Mino Carta e Roberto Civita, hoje a revista de maior circulação do país. As plataformas de Veja contam com uma audiência de mais de 20 milhões de pessoas . São 8,6 milhões de leitores na versão impressa , 160 mil na versão digital e 12,3 milhões de visitantes únicos no portal veja.com .

Veja possui uma linha editorial, segundo Pichelli, Pedro e Carvalho (2006) de suposta neutralidade, apresentando “(...) caráter eminentemente informativo, que tem como objetivo principal atingir os leitores de todo país” (PICHELLI et all, 2006, p. 23) . Segundo Cremilda Medina, no livro “Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial”, a angulação é de nível massa e pessoal:

O nível-massa possui estrutura econômica e administrativa, sobrepondo os grupos ligados à empresa, sendo possível identificá-la através da formulação dos textos, dos apelos visuais e linguísticos e da seleção de fotos. Já o nível pessoal de angulação tem o objetivo de valorizar o esquema de ascensão e autoafirmação do veículo no mercado, destacando e valorizando a mensagem jornalística e também ditando as tendências de consumo de massa (MEDINA, 1988 apud BARBOSA; MARTINS; GUNJI, 2014, p.24).

Já a Carta Capital, fundada em 1994 pelo jornalista Mino Carta, é caracterizada como “uma revista que busca por matérias exclusivas e pela informação mais qualificada, escrita por jornalistas e colaboradores que não se satisfazem com a informação rasa e procuram sempre a raiz” (MARCONDES, 2010 apud BARBOSA; MARTINS; GUNJI, 2014, p.22). Segundo Cremilda Medina, no livro “Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial”, a angulação da Carta Capital é de nível grupal.

Assim, todos os veículos de comunicação passam por alguma influência ideológica, seja na escolha da pauta, das fontes ou da redação do repórter.

Esse ângulo é definido por um seleto grupo dentro da redação. São pessoas diretamente ligadas aos interesses ideológicos e comerciais da empresa – editores, pauteiros, chefe de reportagens, editor-chefe, dirigentes. São esses, segundo Melo (2003), os encarregados de orientar a opinião do veículo (BARREIROS, 2008, p.124).

PROBLEMA

Procurar identificar os elementos que diferenciam a cobertura de um mesmo fato: a posse presidencial de Michel Temer, após o impeachment de Dilma Roussseff, em duas revistas distintas, Carta Capital e Veja bem como analisar se estes elementos tendem a provocar uma impressão diferente sobre o fato em questão.

OBJETIVOS

1. Objetivo Geral: Comparar as intenções das duas revistas Veja e Carta Capital ao escrever as matérias. Expor como cada item (fotos, adjetivos, fontes) influencia no resultado final da reportagem.

2. Objetivos específicos:

• Comparar as duas revistas e identificar os discursos e intenções presentes nas coberturas dos respectivos veículos.

• Analisar as capas das quatro edições e as imagens referentes as matérias selecionadas sobre a posse de Michel Temer à Presidência da República.

• Averiguar o espaço que cada revista dedicou as matérias relacionadas ao acontecimento.

• Analisar quais as fontes foram escolhidas para cada reportagem das revistas.

JUSTIFICATIVA

Segundo o que foi apresentado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com